Alimentos com Vitamina C: 3 dicas de receitas

Olá! No texto de hoje iremos mostrar algumas receitas utilizando alimentos com Vitamina C. Boa leitura!

Vitamina C

Assim como as outras vitaminas, a vitamina C – também conhecida como ácido ascórbico – é essencial para a saúde. Você pode obter o nutriente através de alimentos com vitamina c, já que o organismo não consegue fabricá-lo. A vitamina C aumenta a produção de colágeno – importante para a saúde e beleza da pele-, e é potente antioxidante, combatendo os radicais livres, além de regenerar a vitamina E antioxidante.

Alimentos com vitamina c: 3 dicas de receitas
Alimentos com Vitamina C

Aumenta a absorção e utilização do ferro, sendo ótima aliada contra a anemia ferropriva. Essa vitamina também fortalece o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções e favorece a cicatrização. Mantém a integridade dos vasos sanguíneos e a saúde dos dentes, e é considerada cardioprotetora e inibidora da arterogênese (formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos).

Deficiência de Vitamina C pode causar irritabilidade

O clássico sintoma da deficiência da vitamina C é o escorbuto, hoje em dia uma doença muito rara. A deficiência também causa crescimento lento, irritabilidade, suscetibilidade as infecções, baixa imunidade, cicatrizaçao lenta e deficiente, hemorragias, sangramento gengival, gengivite, fadiga e fraqueza muscular, problemas gastricos como dificuldades digestivas, gastrite, úlceras, anemia, falta de apetite, inchaço nas articulações, confusão mental, hematomas frequentes e queda capilar.

Alimentos com Vitamina C
Alimentos com Vitamina C

A deficiência de vitamina C também é uma das explicações para a incidência de aterosclerose – as placas de gordura nas artérias, comuns nos fumantes – já que esta vitamina teria efeito antioxidante contra os radicais livres que atacam a gordura presa nas artérias.

Curiosidade: os fumantes necessitam de aporte maior de vitamina C do que os não fumantes. Quem fuma tem maior produção de radicais livres devido às substâncias maléficas do cigarro, tornando maior a necessidade desse importante antioxidante.

Laranja está entre as principais fontes de Vitamina C

As vitaminas podem ser mais ou menos sensíves à luz, calor, oxigênio, dentre outros fatores. A vitamina C é sensível a esses três fatores. Nos alimentos, pode ser parcialmente ou completamente destruída por um armazenamento longo ou pelo cozimento. Dessa maneira, o cozimento dos alimentos deve ser no menor tempo possível, para que não sejam oxidados, e ainda com pouca água, ou no vapor com consumo imediato.

Alimentos com Vitamina C
Alimentos com Vitamina C

As fontes do ácido ascórbico são: laranja, limão, acerola, abacaxi, goiaba, caju, kiwi, alface, agrião, escarola, tomate, espinafre, couve, pimentão, brócolis e salsa.

Alimentos com vitamina c

Confira abaixo algumas receitas utilizando alimentos com vitamina c.

Mousse de maracujá light

1 copo de suco de maracujá natural

1 copo de iogurte diet 2 claras em neve 1 xícara de pera 1 xícara de gelo

1 gelatina sem sabor

1 xícara de água 5 gotas de adoçante

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina na xícara de água. Coloque no liquidificador com todos os ingredientes e, por último, as claras em neve. Bater levemente e levar as formas na geladeira.

Frango com laranja

1 frango de aproximadamente 1,5 kg cortado em pedaços e temperado com sal e pimenta do reino a gosto

4 colheres de chá rasas de farinha de trigo 1 xícara de suco de laranja

1 colher de sopa de molho de soja

1 colher de sopa rasa de casca de laranja ralada ½ colher de café de tomilho seco 1 colher de café rasa de páprica Gomos de 2 laranjas-pera

Modo de preparo

Doure o frango. Salpique com a farinha de trigo. Despeje o suco de laranja. Junte o resto dos ingredientes, menos os gomos de laranja. Quando ferver, tampe, abaixe o fogo e acabe de cozinhar. Por último, acrescente os gomos de laranja.

Creme de cenouras e laranja

1 cebola picada 500 gramas de cenouras em pedaços 1 litro de caldo de frango Suco de 1 laranja-pera 1 colher de café de gengibre fresco ralado Tirinhas de cascas de laranja 100 gramas de frango batido com 100 ml de água misturado ao caldo da sopa

Modo de preparo

Convencional

Coloque em uma panela a cebola, as cenouras e o caldo de frango. Tampe e cozinhe até que a cenoura esteja macia. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte à panela e acrescente o suco de laranja e o gengibre. Enquanto aquece, corte tirinhas bem finas de casca de laranja e coloque em uma panela com um pouco de água. Deixe ferver, escorra, lave bem e enfeite com o creme de cenouras com a casca de laranja na hora de servir. Acrescente o frango batido.

Micro-ondas

Coloque a cebola, as cenouras e uma xícara de chá de caldo de frango em um refratário com tampa e cozinhe por 10 a 12 minutos na potência alta. Bata no liquidificador com o restante do caldo reservado e termine a receita como explicado no preparo convencional. Coloque as tirinhas de laranja em uma jarra refratária com meia xícara de chá de água e deixe ferver por três minutos na potência alta.

Perguntas frequentes sobre alimentos com vitamina c

Qual é a função da vitamina C?

A vitamina c tem ação oxidante e atua no organismo de diversas formas, como por exemplo: melhora o sistema imunológico, melhora a pele, acelera a cicatrização, protege as células, entre outros.

Qual a quantidade de vitamina c que devemos ingerir por dia?

Para adultos, é recomendado que seja de 90 miligramas para os homens, e 75 miligramas para as mulheres. O consumo não deve ultrapassar a marca de 2.000 miligramas por dia, pois pode causar náusea, insônia e diarreia.

O que acontece se tomar vitamina c em excesso?

O excesso de vitamina c pode causar vômitos, náuseas, diarreia e insônia. Além disso, também pode causar cálculo renal,

Quais os alimentos com vitamina c?

Além da laranja, existem outros alimentos com vitamina c, como o morango, limão, acerola, tomate, brócolis, espinafre, entre outros.

Alimentos com Vitamina C: receitas e muitos mais!

Continue acompanhando os textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: Como doar medula óssea.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20