Bruxismo: o que é?

A mania de ranger os dentes involuntariamente enquanto dorme se chama bruxismo. Esse hábito pode ser causado por vários fatores.

Entendendo o bruxismo

Bruxismo pode ser definido como o habito de ranger ou mover os dentes de um lado para o outro. A causa pode ter relação com fatores genéticos ou situações de tensão, estresse e ansiedade. Em alguns casos, pode causar um enfraquecimento dos dentes levando alguns, a quebrar e até causa sérios danos na gengiva.

Bruxismo: o que é?

Além de problemas físicos que podem ser causados pelo bruxismo, o indivíduo também pode sentir dores de cabeça, dores nos músculos faciais. Como o bruxismo ocorre durante o sono, é muito comum que as pessoas não saibam que têm essa desordem, tomando conhecimento através de terceiros.

Apesar de não ter tratamento para a cura do bruxismo, pode haver feita uma avaliação clínica a fim de identificar o grau do bruxismo.

Principais sintomas

Alguns indivíduos não apresentam sintomas aparentes, entretanto, os sintomas incluem dores de cabeça, dores nos ouvidos ou nos músculos faciais.

Bruxismo: o que é?

Além disso, o indivíduo pode apresentar também problemas físicos como enfraquecimento dos dentes, problemas na gengiva ou dor de dente.

Causas

A causa dessa condição pode estar relacionada a fatores genéticos, bem como situações de tensão, estresse ou ansiedade, desalinhamento do maxilar ou outros problemas físicos nessa região.

Diagnóstico

Apesar de ser comum o indivíduo não saber que tem bruxismo, ao perceber os sintomas, é necessário procurar um médico para realizar uma avaliação do grau de bruxismo, permitindo também uma orientação mais precisa sobre a condição. Porém, para essa avaliação, não deve ser levada em consideração apenas o enfraquecimento dos dentes, visto que o desgaste dentário é comum mesmo em indivíduos que não tem bruxismo.

A polissonografia é um exame de extrema importância para realizar o diagnóstico. Esse exame permite a avaliação das atividades respiratórias, cerebrais e musculares do indivíduo durante o sono.

Tratamento

Devido ao atrito causado pelo ato de ranger ou apertar os dentes, essa condição pode ser corrigida através do uso de uma placa dental de silicone que podem ser encaixada nos dentes, evitando que ocorra o impacto entre os dentes superiores e os dentes inferiores.

bruxismo

O tratamento também pode incluir o alinhamento da mordida, pois sua causa também pode ser resultado de uma má oclusão. Nesse caso a correção da mordida permite que o encaixe dos dentes seja consertado.

Por fim, técnicas de relaxamento também podem ser utilizadas, visto que em alguns casos o bruxismo surge como consequência de situações de estresse ou ansiedade em que o indivíduo está sendo exposto.

Perguntas frequentes sobre o assunto

O que causa bruxismo?

As causas ainda são um pouco desconhecidas, mas apesar disso, essa condição pode ter relação com fatores genéticos, situações de ansiedade ou estresse, desalinhamento dos dentes, entre outros.

Quais são os sintomas?

Apesar de alguns indivíduos não apresentarem sintomas, os sintomas e sinais mais comuns e que podem servir de alerta são dores de cabeça ou músculos da face, enfraquecimento dos dentes, ferimentos na gengiva e restaurações dentárias quebradas.

O que é o bruxismo?

O bruxismo é uma desordem que provoca o ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono, podendo contribuir para o enfraquecimento dos dentes ou problemas na gengiva devido ao atrito causado.

Como controlar o bruxismo?

O controle da condição pode ser realizado através do uso de uma placa dental recomendada pelo dentista. Além disso, o controle também pode ser feito por meio de técnicas de relaxamento.

Obrigada por ter acompanhado o post até aqui!

Espero ter esclarecido suas dúvidas. Continue de olho em outros textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: 10 Doenças Cromossômicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20