Câncer de mama: 3 formas de fazer o auto-exame

Olá! Hoje iremos explicar como você pode fazer o auto-exame do Câncer de Mama. Boa leitura!

Câncer de mama

O câncer de mama se caracteriza por ser um aumento de células da mama que adquirem formas anormais, mas que ocorre de maneira descontrolada. Apesar de ser mais comum em mulheres, o câncer de mama também pode acometer homens.

Entre os sintomas, podem-se encontrar:

  • Edema da pele;
  • Dor na mama ou mamilo;
  • Vermelhidão na pele;
  • Nódulo único endurecido;
  • Irritação na mama.

É válido lembrar que os sintomas do câncer de mama podem variar, bem como algumas mulheres podem não apresentar esses sintomas. No entanto, é importante estar atenta a qualquer tipo de alteração e, assim, possa falar com seu médico.

câncer de mama
Câncer de mama: 3 formas de fazer o auto-exame

Apesar de existir exames para identificar o câncer de mama e, assim, realizar um diagnóstico precoce, há possibilidade também de um auto-exame a fim de identificar possíveis alterações na mama.

Fatores de risco

É de extrema importância que se tenha atenção para alguns fatores de risco que podem estar relacionados com o surgimento da doença. Entre esses fatores podemos encontrar:

  • Mulheres que tenham casos de câncer de mama na família, principalmente se a pessoa atingida tem grau próximo de parentesco e se a doença se manifestou antes da menopausa;
  • Ter a primeira gestação após os 30 anos;
  • Nunca ter amamentado;
  • Menarca precoce (primeira menstruação) ou menopausa tardia (última menstruação);
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Dieta rica em gorduras de origem animal.

Como se prevenir do câncer de mama?

Como a doença quase não apresenta sintomas em sua fase inicial, já que as mulheres não sentem dor e as alterações na mama só acontecem em uma segunda fase, fazer o auto-exame mensalmente é imprescindível para detectar o problema.

câncer de mama
Câncer de mama: 3 formas de fazer o auto-exame

Ir ao ginecologista todo ano precisa fazer parte de uma vez por todas da agenda feminina.

A recomendação de realizar mamografias anuais após os 40 anos continua valendo, mas a grande incidência da doença em jovens serve de alerta para a importância do auto-exame para averiguar o aparecimento de nódulos ou caroços.

Fazendo o auto-exame

Na frente do espelho:

Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe a forma, a cor e a textura da pele. Em seguida, levante os braços devagar observando atentamente a imagem projetada no espelho para verificar se há mudanças na forma ou no contorno dos seios.

câncer de mama
Câncer de mama: 3 formas de fazer o auto-exame

Agora, coloque as mãos na cintura, contraia os músculos do peito de modo a empurrar as mamas para frente, (sentindo o esforço dos músculos peitorais), e observe novamente se há mudanças na forma ou no contorno dos seios;

No chuveiro:

Levante seu braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça. Com a mão direita ensaboada junte os dedos e vá apalpando o seio esquerdo, comprimindo-o contra o tórax. Com as mãos ensaboadas elas deslizarão suavemente sobre a pele molhada.

Nesta apalpação usar as polpas digitais, fazendo movimentos circulares ao redor do seio, verificando cada parte do mesmo. Não fazer o movimento de “pegar alguma coisa com os dedos”, pois o correto é usar as polpas digitais para pressionar levemente o tecido mamário contra o tórax e com isso “sentir” a presença de caroço ou endurecimento da mama.

Repetir a apalpação com a mama oposta: com o braço direito colocado atrás da cabeça, apalpar o seio direito com a mão esquerda, sempre fazendo movimentos circulares ao redor do seio, pressionando cada parte do mesmo;

Deitada na cama:

Deite-se de costas em uma posição confortável e coloque um travesseiro debaixo de seu ombro direito. Com a mão esquerda examine toda a sua mama direita e depois inverta o processo fazendo o mesmo com a mama oposta, sempre com movimentos circulares ao redor do seio. Por último, aperte delicadamente seus mamilos (bico do seio) e observe se sai algum líquido.

câncer de mama
Câncer de mama: 3 formas de fazer o auto-exame

Saber que o câncer de mama tem cura e informar-se sobre as formas de tratamento ajuda a acabar com o preconceito.

Perguntas frequentes sobre o câncer de mama

Quem tem câncer de mama sente dor?

Em seu estágio inicial, não há surgimento de dor, mas em sua fase mais avançada, a doença pode apresentar dor. É importante realizar exames anualmente para avaliar presença de nódulos ou outro tipo de alteração na mama.

Quais são os sintomas?

Entre os sintomas podemos encontrar edema da pele, nódulo endurecido, irritação da mama, vermelhidão da pele, inchaço de uma parte da mama, entre outros.

O que causa o câncer de mama?

A doença se origina a partir de um crescimento descontrolado das células da mama. Devido a anormalidade dessas células, acaba ocorrendo a formação de um tumor.

Como é feito o diagnóstico?

O surgimento dos sintomas pode servir de alerta, entretanto, nem sempre é o que ocorre, por isso é importante realizar exames anualmente. Para identificar a doença são solicitados exames clínicos e de imagem, permitindo a confirmação através da biópsia, onde o material é analisado para realizar um diagnóstico efetivo.

Câncer de mama: 3 formas de fazer o auto-exame e muito mais!

Confira outros textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: 10 benefícios do ciclismo.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20