Afinal, como desentupir o ouvido? Você já acordou com aquela dor de ouvido ou deu um mergulho na piscina e saiu com a sensação de estar veio de água? Se sim, este artigo é para você.

Neste post vamos dar algumas dicas de como você pode desentupir seu ouvido sem muita burocracia e sem gastar uma fortuna em remédios, lembrado que o tratamento para desentupir os ouvidos depende da causa, mas existem alguns procedimentos que você mesmo pode fazer em casa, sem colocar sua audição em risco.

624x437-7870467-8578186-5489559-8878319
Como desentupir ouvido

De forma geral, o tratamento para desentupir os ouvidos depende da causa do entupimento. Porém, existem alguns procedimentos que você mesmo pode fazer em casa e que melhoram muito o problema.

Mas, antes de irmos às soluções, precisamos entender melhor o que causa o desconforto. Basicamente, a sensação de entupimento nos ouvidos é causada por um bloqueio nas trompas de Eustáquio. Essas, funcionam como um regulador da pressão interna da orelha com a pressão externa.

Logo, o ouvido fica entupido quando esses tubos não se abrem ou se fecham corretamente. Assim, a menos que existe algo obstruindo essa passagem, o que provoca o desconforto é a pressão não uniforme dentro do ouvido. E isso pode ser bem sério, causando dores e até deficiência auditiva.

Formas para desentupir o ouvido

Como já mencionamos, existem muitas maneiras diferentes de desentupir os ouvidos. Algumas envolvem medicamentos, mas outras você pode fazer com coisas que você provavelmente já tem em casa.

oip-4-8562048-1796785-8062197
Como desentupir ouvido

Contudo, vale lembrar que a melhor solução ainda é procurar um médico. Caso seja algo mais sério, você pode precisar de começar um tratamento, ou obter uma receita médica, mesmo assim vale listar algumas formas simples de desentupir os ouvidos em casa.

Manobra de Valsalva

A manobra de Valsalva são realizadas por tentativa de exalação moderadamente vigorosa contra uma via aérea fechada, geralmente feita ao fechar a boca, apertando o nariz, enquanto pressiona como se estivesse explodindo um balão.

É um método bastante simples porém eficaz, muito útil para quem anda de avião ou viaja muito variando de altitude, quando o ouvido está com aquele incômodo com sensação de estar entupido essa manobra pode ser bastante útil.

Gotejamento de óleo

Aqueça 2 a 3 colheres de sopa do seu óleo de escolha, mas tenha cuidado para não deixá-lo muito quente. Verifique a sua mão ou pulso para se certificar de a temperatura não irrita sua pele, assim como fazemos ao preparar o leite de uma criança.

Então, use um conta-gotas para colocar uma ou duas gotas no ouvido. Mantenha a cabeça inclinada por 10 a 15 segundos. Faça isso algumas vezes ao dia por até cinco dias até o bloqueio desaparecer.

Compressa quente ou vapor

Coloque uma compressa quente sobre a orelha ou tome um banho quente. Um chuveiro pode ajudar a entrar vapor no seu canal auditivo. Certifique-se de permanecer por pelo menos 5 a 10 minutos.

Essa dica é bastante usada por pessoas que praticam esportes aquáticos, evitando desconforto durante o dia e fazendo o interior do ouvido ficar protegido e livre de bactérias que causam a inflamação.
Solução de água e sal

Para aliviar inchaços e inflamações do tubo de Eustáquio, limpe as vias áreas com uma solução salina duas vezes ao dia. Respirar pólen, poluição, fumaça ou sujeira pode irritar seus tubos e fazer com que inchem.
Esse inchaço interfere com a regulação da pressão dentro da orelha interna. Você pode fazer uma solução de água e sal em casa ou comprar um spray pronto em qualquer farmácia.

É importante lembrar que a orelha é uma parte extremamente sensível do corpo. A maioria dos profissionais especialistas em orelha, nariz e garganta normalmente não instruem os pacientes a limpar os ouvidos regularmente.

Como desentupir ouvido e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Como desentupir ouvido e quer continuar aprendendo com nossas dicas de assuntos diversos, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Crítica: Suíte Havana.