• Início
  • Saúde
  • Como engordar – 4 fatores que podem estar atrapalhando

Como engordar – 4 fatores que podem estar atrapalhando

Sabemos que, enquanto muita gente quer emagrecer, existem outras que desejam engordar. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como engordar. Boa leitura!

Como engordar?

A preocupação com o corpo tem se tornado cada vez mais frequente, podendo estar associada ao desejo de emagrecer ou de engordar. No entanto, muitas pessoas têm dificuldades para conseguir os resultados desejados.

como engordar
Como engordar – 4 fatores que podem estar atrapalhando

O aumento da obesidade e o culto ao corpo fazem com que não se dê muita importância com as pessoas apresentam magreza excessiva não proveniente de nenhum distúrbio alimentar. Mas é importante lembrar que este problema é tão sério quanto a obesidade, uma vez que sinal de magreza não é sinônimo de saúde.

“A magreza pode estar associada a doenças, como por exemplo, a subnutrição, distúrbios glandulares, doenças debilitantes e transtornos alimentares.”

Raquel Maia Chaves, nutricionista

Quando uma criança é muito magra ou não gosta de comer, é comum que os pais forcem a ingestão de fortificantes, vitaminas e estimuladores de apetite. Só que nem sempre essa é a melhor solução.

Por mais que existam fortes pressões estéticas, sabemos que existem pessoas que não se sentem satisfeitas com a magreza e desejam engordar, no entanto, existem alguns fatores que podem estar atrapalhando o processo. Confira.

Dificuldades para ganhar peso

Por que algumas pessoas não conseguem ganhar peso? É comum associar a magreza a um metabolismo naturalmente mais acelerado que o normal, mas é um erro generalizar. Ela pode estar associada, principalmente, a quatro fatores:

  • Ingestão insuficiente em quantidade e qualidade de alimentos para atender às necessidades calóricas do indivíduo;
  • Excesso de atividade física;
  • Má absorção e má utilização do alimento consumido;
  • Estresse emocional.

Erros e acertos na alimentação

A carioca jornalista Rebecca Ramos, de 30 anos, tem 1,56m e 46kg, e já sofreu muito por ser magrinha. ‘Desde menina sempre fui muito magra. Meus pais ficavam preocupados e, sempre, me indicavam suplementos alimentares. Hoje, com 30 anos, tenho o mesmo peso desde os meus 20 anos! Para emagrecer, no entanto, é muito fácil: se eu ficar doente ou pegar uma gripe, logo perco peso e fico abatida’ lembra ela. ‘Quando eu entrei na adolescência, me achava horrível! Tinha vergonha de ver que eu era magra, enquanto as minhas amigas tinham aquele ‘corpão”.

Agora com a pressão pela magreza, Rebecca está mais tranquila e confiante, mas não dispensa um acompanhamento nutricional para garantir a saúde e a disposição.

“Hoje, eu me adoro do jeito que sou, mas na época, eu realmente ficava muito triste. Posso dizer que gosto do meu corpo hoje, estou de bem comigo mesma.”

Rebecca Ramos, jornalista

A nutricionista Raquel ainda afirma: “Para um indivíduo engordar o importante é não comer muito, mas sim comer adequada e balanceadamente. O ideal para um ganho de peso com saúde é que a pessoa faça de cinco a seis refeições por dia e que estas tenham no cardápio alimentos como: cereais e massas, leites enriquecidos com farinhas, grãos e produtos de origem animal”.

como engordar
Como engordar – 4 fatores que podem estar atrapalhando

Então se você é muito magra e quer ganhar um pouco de peso, nada de devorar todas as delícias da padaria da esquina ou se esbaldar no fast-food mais próximo.

Atenção mamães!

E um aviso para as mamães: os hábitos alimentares adequados devem ser desenvolvidos desde a infância, pois estes são determinantes para o ganho de peso durante o crescimento.

como engordar
Como engordar – 4 fatores que podem estar atrapalhando

O uso dos mesmos deverá ser feito conforme orientação do médico ou nutricionista, pois estes só funcionam se a causa da inapetência estiver relacionada a alguma deficiência de nutrientes.

Perguntas frequentes sobre como engordar

Qual a melhor vitamina para engordar?

Se você pretende engordar de maneira saudável é importante consumir algumas vitaminas como B6 e B12, além das vitaminas C e E.

O que comer para ganhar peso?

Nesse tipo de dieta é necessário que se consuma mais calorias do que se gasta. Para isso, é necessário comer de três em três horas, não pular refeições. É válido ressaltar também que para engordar precisa consumir alimentos calóricos, entretanto, é importante que eles sejam saudáveis.

O que faz engordar?

No processo para engordar, o consumo calórico precisa ser maior do que o que foi gasto.

Quais os carboidratos que mais ajudam a engordar?

Existem alguns alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo arroz integral cozido, aveia em flocos, macarrão cozido, cereais de milho e batata doce cozida.

Qual a fruta que ajuda a engordar?

A banana, apesar de ser uma aliada na dieta para emagrecer devido a sensação de fome saciada, também pode engordar caso seja consumida em grandes quantidades. Além da banana, o coco também contribui no processo para engordar devido a quantidade de gordura presente nele. O açaí, abacaxi, uva e manga são frutas que também contribuem para o ganho de peso.

Como engordar – 4 fatores que podem estar atrapalhando e muito mais!

Continue acompanhando os textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: Depressão pós-parto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20