Como hidratar o corpo

Pele opaca, sem vida ou simplesmente ressecada, é bom ficar atento a esses sinais. Eles indicam que a pele sofreu perda de água e óleo, nesses casos já está na hora de hidratar o corpo.

Não é uma coisa muito complicada, mas também não é só tomar banho. Com os cuidados certos, ela readquire em pouco tempo sua aparência saudável. Mas não pense que o hidratante só precisa ser utilizado quando a pele pede socorro.

O produto deve fazer parte da nossa rotina de cuidados diários para saber melhor como hidratar o corpo de forma correta.

Os dermatologistas explicam que com a pele sempre hidratada, mantemos a barreira cutânea íntegra, o que impede a sua descamação e mantém o tom natural ou bronzeado por mais tempo.

Além disso, a manutenção da hidratação impede a instalação de infecções oportunistas, sejam elas bacterianas ou causadas por fungos.

Como hidratar o corpo
Como hidratar o corpo

Segundo os dermatologistas (um dermatologista é um especialista na prevenção, tratamento e diagnostico de doencas de pele, unhas, cabelos, mucosas e pelos) existem três tipos de hidratantes.

Como hidratar o corpo – Tipo de hidratantes

Vamos especificar agora alguns tipos de hidratantes e como hidratar.

Oclusivos:

Compostos por substâncias que formam um filme gorduroso na superfície da pele, impedindo a perda de água para o meio externo.

Umectantes:

Com substâncias que hidratam as camadas mais externas da pele, seja atraindo água de fora para dentro ou “puxando” água da derme (camada média da pele) para a superfície cutânea.

Hidratantes emolientes:

Compostos por substâncias que aumentam a adesão das células da epiderme, tornando sua barreira física mais forte.

Como hidratar o corpo
Como hidratar o corpo

De acordo com comerciantes, a maioria das pessoas que compram hidratantes, não sabem qual o melhor para a sua pele e outros não gostam de ajuda.

Mas isso é uma coisa muito importante, pois se sua pele for oleosa, não é indicado usar um hidratante que seja muito oleoso ou um hidratante em creme que seja para pessoas de pele seca, pois você vai literalmente pingar de tanta água em sua pele.

No que diz respeito, por exemplo, à textura do hidratante, este é um aspecto importante na hora da escolha do produto. Para a oleosa, opte por gel ou loção. Se a pele for seca, escolha hidratante em creme ou loção oleosa. Já para a normal, prefira loção ou serum.

As substâncias mais usadas para a hidratação cutânea e que, portanto, oferecem os melhores resultados são: uréia, lactato de amônia, silicone volátil, ceramidas, ceras (principalmente de carnaúba e de abelhas), vitamina E, entre outros.

Como hidratar o corpo
Como hidratar o corpo

“São ativos normalmente aceitos por todo tipo de pele, desde a seca até a oleosa”, avisa os médicos, que também indicam hidratantes à base de óleo de amêndoas e de extrato de semente de uva.

Pele seca

Para as peles mais secas, o recomendado é uma aplicação desse modo: duas vezes por dia, de manteiga de karitê ou de hidratantes à base de ácido hialurônico e com filtro solar no corpo e no rosto. Mas, atenção! Não utilize o mesmo produto no corpo inteiro.

A pele do rosto é mais sensível e tem produtos específicos para ela. Esse é outro erro que muito consumidores fazem, mesmo com os comerciantes avisando sobre o porquê não pode usar o do corpo no rosto, alguns consumidores não querem escutar.

A hidratação facial há, ainda, as máscaras. Elas têm alta concentração de ativos em um veículo muito oleoso e aderente. Servem, portanto, para uma hidratação intensiva da pele e devem ser aplicadas à noite.

Pele oleosa e mista

Já para as peles oleosas e mistas, não é necessário o uso de um hidratante, desde que se aplique diariamente filtro solar com fator de hidratação.

Maquiagens com efeito hidratante também substituem o hidratante convencional, então cuidado também quando for comprar maquiagens, pois se sua pele for oleosa, compre o kit todo de maquiagem para pele oleosa, porque é capaz de seu rosto derreter se usar qualquer maquiagem, não que a maquiagem é ruim, e sim porque ela não é para o seu tipo de pele.

Como hidratar o corpo
Como hidratar o corpo: O Suco ou a fruta de melancia é uma ótimo alternativa para hidratar o corpo.

E para saber melhor como hidratar o corpo e rosto, é essencial conhecer as dicas de aplicação do produto para que ele possa ser absorvido da melhor forma.

Dicas extras de como hidratar o corpo:

Segue abaixo algumas dicas que podem ser de extrema importancia para você.

Hidrate a pele sempre após o banho, com o corpo ainda molhado.

As células estão mais receptivas para receberem os ativos. O transporte de água entre elas auxilia a absorção dos agentes hidratantes. É o que se chama de hidratação inteligente.

Aplique o hidratante fazendo movimentos circulares e delicados, de baixo para cima.

Assim, estimula-se a circulação sangüínea, o que é ótimo para tratar a celulite, por exemplo.

Faça uma esfoliação leve na pele

De uma a duas vezes por semana, para aumentar a penetração do hidratante.

Como hidratar o corpo
Como hidratar o corpo: vitamina de abacate.

Perguntas frequentes

Eu suo muito, preciso usar hidratantes ?

Não, você já consegue gerar a hidratação exata para o seu corpo, mas esse seu muito pode ser outra coisa também, se você sua de forma exagerada em alguma parte do seu corpo sem fazer nada , procure um clínico geral, se você sua muito quando faz atividade física, ou qualquer caminhada, é normal.

Passo o hidratante e começo a suar, o que devo fazer ?

Pare de usar hidratantes ou só use hidratantes para peles oleosas. se mesmo assim voce ainda continuar suando ao colocar o hidratante, o melhor é você para de passar hidratante, sua pele já produz hidratação para o seu corpo. Mas não deixe de beber água, esse tipo de hidratação nunca devemos parar de fazer.(pode tomar bastantes sucos, os sucos hidratantes ajudam a deixar sua pele mais bonita.)

Suo muito na academia, é normal?

Sim, o suor está baixando a temperatura do seu corpo, isso é ótimo. Existem pessoas na academia que suam pouco e cansam logo ou passam mau quando treinam demais, pois seu corpo está quente e eles precisam de mais tempo pra descansar.

Espero que tenha gostado das dicas de como hidratar o corpo. Para mais informações de qualidade sobre saúde, acesse nosso site clicando aqui..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20