Afinal, Como saber se uma pessoa é soropositivo? Quando os primeiros casos da Aids surgiram, no início dos anos 1980, ninguém sabia exatamente do que se tratava. Como a maioria das vítimas era de homens homossexuais, a “doença misteriosa” rapidamente ficou conhecida como a “peste gay”.

Como saber se uma pessoa é soropositivo

Depois, quando perceberam que não eram só gays que adoeciam, passaram a colocar a culpa também nos haitianos, hemofílicos e usuários de drogas. Mas não demorou muito para que as pessoas percebessem, enfim, que o local de origem ou a orientação sexual não eram “pré-requisitos” para contrair o vírus. Hoje, 35 anos após o começo da epidemia, sabe-se que o HIV pode atingir a todos e todas, sem distinção de gênero, classe, raça, origem ou orientação sexual.

Primeiramente, uma pessoa que vive com HIV não está contaminada. Contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças. Quando descrevemos o processo de transmissão do vírus de uma pessoa para outra, devemos dizer que a pessoa foi “infectada” com HIV e não “contaminada”.

Cuidados que devemos tomar

É importante saber que a infecção pelo HIV, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Muitas pessoas que estão infectadas com o HIV não têm nenhum sintoma durante 10 anos ou mais. Algumas pessoas que foram infectadas com o HIV relataram ter sintomas semelhantes aos da gripe de 2 a 4 semanas após a exposição.

exame-de-sangue-620x330-1-6357823-1650738-4776228
Como saber se uma pessoa é soropositivo

Como houve uma relação sexual desprotegida, existe a chance de que você tenha contraído o HIV. Entretanto, a única maneira de determinar se uma pessoa foi infectada é fazendo o teste. É importante saber também que a infecção pelo HIV possui uma janela imunológica de aproximadamente 30 dias. O aconselhável, então, é que você aguarde em torno de 30 dias para fazer o teste.

Caso a relação tenha acontecido a menos de 72 horas, você deve procurar um médico para que ele avalie a situação em relação à recomendação do uso da profilaxia pós-exposição (PEP). A PEP é a utilização da medicação antirretroviral após qualquer situação em que exista o risco de infecção com o HIV. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo por isso a importância de se iniciar esta profilaxia o mais rápido possível após o contato: em no máximo 72 horas, sendo o tratamento mais eficaz se iniciado nas duas primeiras horas após a exposição. O tratamento deve ser seguido por 28 dias.

Transei com um soropositivo, então com certeza estou infectado?

Isso não é verdade. Poucos sabem, mas é muito mais difícil ser infectado pelo HIV com um soropositivo do que com uma pessoa que desconhece sua sorologia. Isso porque, graças ao tratamento, a carga viral de muitas pessoas que vivem com o vírus está indetectável, ou seja, com menos de 40 cópias de vírus por mililitro de sangue.

20160707142353exame-de-sangue-700x403-4619316-2671847-9616110
Como saber se uma pessoa é soropositivo

Isso é insuficiente para que não haja a transmissão. Para se ter uma ideia, se um soropositivo com carga viral indetectável há pelo menos um ano fizer o teste de HIV, o resultado tem muitas chances de ser negativo.

Estudos internacionais já mostraram que um soropositivo em tratamento e há seis meses com a carga viral suprimida tem 96% menos chances de transmitir o vírus durante o ato sexual. Essa, que foi eleita a descoberta científica do ano em 2011 pela revista Science, é também um dos mais importantes passos contra a discriminação de soropositivos e um salto na qualidade de vida de quem vive com HIV.

Como saber se uma pessoa é soropositivo e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre Como saber se uma pessoa é soropositivo e quer continuar aprendendo com nossas dicas sobre assuntos diversos, aproveite para ler nosso artigo sobre: Crítica: Sob a sombra.