Fitball – Conheça os benefícios

Nem todos gostam da academia, outros tentam fazer caminhada, pedalar ou correr por aí. Então o tempo passa e acaba batendo o desanimo, a quantidade de exercicios vai diminuindo até parar de vez. Existe uma solução.

O que é o Fitball?

Fitball, também conhecida como bola suíça, é aquela bola usada no pilates. Por Exigir muito equilíbrio, ela tem alto poder de definição muscular, melhora a flexibilidade, a postura e épode ser divertida.

O aluno precisa de muita força para fazer as sequências, trabalhando também os músculos mais profundos. Por isso, os resultados são: resistência muscular, melhora na força abdominal, garantindo uma postura melhor e diminuição das dores lombares, aprimoramento da coordenação motora e do equilíbrio.

Os exercícios na bola são realmente um desafio maior do que os realizados em apoios fixos e podem ser feitos por pessoas de qualquer idade, desde que não exista algum tipo de restrição médica, como histórico de lesões. A bola é divertida, o material é macio, o que torna os exercícios sem dúvida, mais prazerosos.

Fitball em aula de pilates

A Bola Suíça. geralmente é usada para fisioterapia, principalmente de quem sofre uma fratura na coluna.

Se a pessoa já tiver um histórico atlético, vai ajuda na recuperação, tornando mais rápida. As aulas com a fitball ajuda a fortalecer a região lombar.

Relaxamento, tonificação, fortalecimento, definição e ganho de massa muscular. Tudo isso pode ser sentido logo no primeiro mês de treino. Também é possível perder peso se os exercícios forem direcionados para esse objetivo, combinados com uma boa alimentação e com outras atividades.

Muitas mulheres apos a gravides costumam usar essa ferramenta para recuperar o peso. Com a bola, da para exercitar muito as coxas e os braços. A fórmula para recuperar o peso adequado é essa, dieta e bola suíça. A fitball, além de deixar o corpo tonificado, também faz ganhar muita flexibilidade.

É possível usar o Fitball em casa

Se está interessado em começar a fazer exercícios com a bola suíça, mas esta sem tempo para procurar ajuda profissional, saiba que é possível fazer o uso deste aparelho em casa. O acompanhamento profissional é essencial, uma vez que o professor poderá corrigir posturas e dar outros toques, mas algumas séries são bem simples e podem ser feitas em casa sem dificuldade.

Barriga

deite sobre a bola de forma que o arco de suas costas (região lombar) esteja bem apoiado nela. Ponha as mãos cruzadas no peito. Levante o tronco contraindo o abdômen, mas sem forçar o pescoço.

Coxas e glúteos

em pé, cabeça reta, afaste as pernas na largura dos quadris e apoie a parte inferior das costas na bola, que deve estar encostada na parede. Flexione os joelhos até formar um ângulo de 90 graus, rolando a bola na parede para baixo e para cima.

Peitoral

deite de bruços sobre a bola, com a ponta dos pés apoiada no chão. Dê impulso, fazendo a bola rolar de modo que as suas mãos encostem no chão e as pernas fiquem soltas no ar. Flexione os cotovelos, aproximando o peito do chão, e volte.

Os exercícios com bola podem ser praticados duas vezes por semana, com treinos de 45 minutos. O esquema de séries e repetições deve ser avaliado pelo treinador de acordo com o seu condicionamento físico. Mas, normalmente, uma série é executada com 15 ou 20 repetições e intervalos de um minuto. Use tênis, cabelos presos e evite roupas largas.

A bola suíça pode ser encontrada em lojas de jogos esportivos ou de materiais de fisioterapia e deve ter cerca de 55cm de diâmetro para pessoas com até 1,70 m e 65cm para quem tiver mais de 1,70m.

Para que serve a bola Suiça?

A u003cstrongu003ebola suíçau003c/strongu003e pode ser utilizada na avaliação das deficiências de força, mobilidade, equilíbrio, coordenação e também na terapia manual. 

Qual o tamanho ideal da bola Suiça?

u003cstrongu003ePara proteger suas costas e otimizar seus esforços, escolha uma bola suíça do seu tamanho:u003c/strongu003eu003cbru003eAté 1,65 m: escolha a Bola Suiça P, com 55 cm.u003cbru003eEntre 1,65 e 1,85 m: escolha a Bola Suiça M, com 65 cm.u003cbru003eAcima de 1,85 m: opte pela Bola Suiça G, 75 cm.

Como usar a bola Suiça?

O aluno deve ficar deitado de barriga para cima com apoio do quadril, coluna lombar e torácica baixa sobre a u003cstrongu003eBola Suíçau003c/strongu003e, os pés apoiados no solo, joelhos fletidos e mãos na nuca.

Conheça outras formas de melhorar a sua saúde aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20