Cromo: veja onde pode ser encontrado

Trata-se de um mineral capaz de ajudar no aproveitamento do carboidrato ingerido pelo corpo como fonte de energia e não no seu armazenamento como gordura, principalmente na região do abdômen.

Além disso, o mineral atua na síntese dos ácidos graxos e colesterol, que são vitais para o funcionamento do organismo.

No Brasil a deficiência do mineral é comum, podendo ser desenvolvida com mais facilidade em crianças com má nutrição, idosos e atletas. O cromo corporal diminui com a idade.

Ao se determinar a ingestão média diária de cromo em uma dieta alimentar de 1000 Kcal, obtém-se uma dosagem de 9-15 mcg/dia. Isso determina a necessidade de dietas com 3500 a 5000 Kcal/dia para atingir uma ingestão diária de cromo adequada.

Entretanto, esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como pães, carne vermelha, ostra, batata, maçã, cenoura, entre outros.

Por que o cromo é tão importante?

Sua função mais importante é trabalhar auxiliando a insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina é responsável pela distribuição do açúcar (glicose) que vem dos alimentos para o corpo todo e é secretada sempre que se come.

A glicose é a maior fonte de energia do organismo. As células do corpo necessitam deste combustível para exercer suas funções essenciais, tais como o metabolismo e a construção dos músculos.

A deficiência do nutriente na dieta poderá levar a uma perda na sensibilidade da ação da insulina. Com isso a pessoa ingere doses adequadas de carboidratos, mas o organismo não entende que há glicose suficiente circulando pelo sangue e faz com que o corpo queira cada vez mais comer doces e pães.

Cromo: veja onde pode ser encontrado

Consequentemente este excesso leva ao aumento de peso e acúmulo de gordura no abdômen. Um exame de sangue simples é capaz de detectar os níveis de cromo no sangue.

Alimentos com cromo

Fundamental na nossa dieta alimentar diária, é considerado um dos principais minerais necessários ao equilíbrio do nosso organismo.

cromo

Esse mineral pode ser encontrado em alimentos como queijo, banana, maçã, cenoura, batata, ostra, alface, espinafre, entre outros.

O que a deficiência de cromo pode causar

O excesso do mineral no organismo pode causar problemas como hipoglicemia, lesão renal, ritmo cardíaco irregular e/ou problemas no estômago.

cromo

Entretanto, a deficiência do nutriente pode ser identificada através de alguns sintomas, sendo eles:

  • Fraqueza;
  • Cansaço e irritabilidade;
  • Diabetes;
  • Risco de glaucoma;
  • Perda de peso;
  • Tontura;
  • Taquicardia;
  • Fome exagerada.

É válido lembrar que para identificar essa deficiência, é necessário o diagnóstico clínico.

Usando complemento alimentar para perda de peso

O picolato de cromo, que é o cromo ligado a um aminoácido, é melhor absorvido pelo organismo, podendo ser usado como um complemento alimentar para promover a perda de peso e auxiliar no controle do diabetes, sendo um complemento indispensável para o metabolismo saudável, especialmente em idosos.

Mas a quantidade ideal de cromo é muito individual. No entanto, como acontece com qualquer suplemento dietético, é importante discutir o uso deste suplemento com o médico antes de usá-lo.

Menos de 1% do cromo ingerido é absorvido. O cromo é eliminado pelo suor, por isso as pessoas que malham e têm sudorese excessiva podem apresentar a sua ausência. Existem interações com o zinco e o ferro, pois parece existir um mecanismo comum de transporte.

A maior parte das vitaminas e minerais devem ser reposta diariamente na alimentação. No entanto, uma vez que é tão difícil para o organismo absorver de forma eficaz o cromo, a maioria das pessoas precisaria de suplementação diária deste mineral.

Perguntas frequentes sobre a deficiência de cromo

Qual a função do cromo?

Esse mineral auxilia na perda de peso, pois possui ligação com a potencialização de insulina. Com isso, ajuda a diminuir também a sensação de fome.

Quais são os alimentos ricos em cromo?

Carne vermelha e frutos do mar, ovos, leite e derivados, vegetais como espinafre, brócolis, alho e tomate, frutas como banana, uva, laranja e maçã.

Qual a função do picolinato?

O picolinato pode atuar no metabolismo dos carboidratos no corpo, além de auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue.

O que causa a falta de cromo no organismo?

A deficiência de cromo faz com que o organismo entenda que a glicose não está suficiente, com isso, transmite a mensagem para o hipotálamo (região cerebral responsável pelo apetite) de que precisa de mais carboidratos para que o nível de açúcar suba.

O que o excesso pode causar ao organismo?

O excesso desse mineral pode causar cansaço, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça, alterações urinárias, hipoglicemia e problemas renais.

Veja outras dicas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20