Entenda melhor o que é a dengue e quais são os tratamentos

A dengue é uma das doenças mais conhecidas no Brasil. Milhões de brasileiros são afetados todos os anos por este vírus que pode até causar a morte.

Se os cuidados e precauções já conhecida por todos não forem mantidas, existe uma grande possibilidade de surgir um pequeno surto em várias regiões do pais.

combate a dengue

Tratamentos e alimentação para enfrentar a dengue

Apesar de ser uma doença antiga, ainda não existe um tratamento específico para a dengue. As medidas para um tratamento eficaz baseiam na manutenção do estado geral e conforto do paciente. Não devem ser usados medicamentos que possam interferir com a coagulação sanguínea.

Siga sempre as orientações médicas. É necessário manter uma alimentação saudável durante e depois do tratamento, já que uma pessoa bem nutrida possui sistema imunológico mais fortalecido.

Entenda melhor o que é a dengue e quais são os tratamentos

Assim, por mais que se infecte com o vírus, possivelmente não desenvolverá os sintomas de forma tão avassaladora, porque seu combate será mais ativo.

O doente deve consumir arroz, feijão, frutas, hortaliças e tentar comer o máximo que conseguir. Como a pessoa com dengue fica sem vontade de se alimentar, deve-se maximizar cada refeição, fazendo com que as porções ingeridas sejam ricas em nutrientes. Além disso, é importante manter uma boa hidratação durante todo tratamento.

Tipos de Dengue e sintomas

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. A dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes formas:

Entenda melhor o que é a dengue e quais são os tratamentos

Dengue – Infecção Inaparente:

A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

Dengue Clássica:

Forma mais leve da doença e semelhante à gripe e dura de cinco a sete dias. A pessoa infectada tem febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele e dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Dengue Hemorrágica:

Forma grave que se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos.

Entenda melhor o que é a dengue e quais são os tratamentos

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Síndrome de Choque da Dengue:

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Prevenção da Dengue

No dia 5 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Controle da Dengue, que tem como objetivo intensificar as ações para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A doença é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, segundo a Unimed, cooperativa de médicos.

Entenda melhor o que é a dengue e quais são os tratamentos

Nos últimos anos, a proliferação de casos no país inteiro aconteceu no inverno, período em que costuma haver menos ocorrências. A pergunta que fica é: como será quando chegar o verão?

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema da dengue só pode ser resolvido com profunda mudança na infra-estrutura sanitária em todos os estados.

Entenda melhor o que é a dengue e quais são os tratamentos

O transmissor da dengue é um mosquito que se adaptou às áreas urbanas das cidades e vive preferencialmente dentro das casas ou perto delas, uma vez que lá encontra melhores condições para sua reprodução, como depósitos com água.

Pode se proliferar em qualquer lugar que acumule água limpa caixas de água, latas, pneus e vasos de plantas.

Como se prevenir da Dengue

O Aedes aegypti é parecido com um pernilongo, porém um pouco menor. Para evitar o mosquito-da-dengue, algumas atitudes importantes devem ser tomadas. São elas:

– Troque, semanalmente, a água dos vasos das plantas e lave com uma escova ou pano os pratinhos que acumulam água;

– Lave as jarras de flores para eliminar os ovos dos mosquitos que ficam grudados nas suas paredes – os ovos podem resistir cerca de seis meses se não forem eliminados.

Entenda melhor o que é a dengue e quais são os tratamentos

– Fure as latas antes de serem jogadas fora, para não acumular água; – Guarde as garrafas vazias viradas para baixo,

– Mantenha os pneus velhos em lugares cobertos para não acumular água da chuva,

– Limpe e tampe os filtros de água.

Entenda melhor o que é a dengue e quais são os tratamentos

A urgência no tratamento contra a dengue é fundamental, pois as manifestações mais intensas da dengue podem levar à morte. O ideal é procurar imediatamente um posto de saúde ou a orientação de um médico e não usar nenhum medicamento antes da consulta médica.

É preciso repousar, beber muito líquido, alimentar-se bem e evitar medicamentos à base de ácido acetil-salicílico, como AAS e Aspirina.

Como saber se uma pessoa está com dengue?

Dor de cabeça intensa;u003cbru003eDor no fundo dos olhos;u003cbru003eDificuldade para movimentar as articulações;u003cbru003eDor muscular em todo o corpo;u003cbru003eTonturas, náuseas e vômitos;u003cbru003ePintinhas vermelhas pelo corpo com ou sem coceira.

Quanto tempo a pessoa fica com dengue?

Os sintomas da u003cstrongu003edengueu003c/strongu003e clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer.

É possível estar com dengue e não ter febre?u003cbru003e

 Sim, a infecção por u003cstrongu003edengue podeu003c/strongu003e ser assintomática (u003cstrongu003esemu003c/strongu003e sintomas), leve ou grave. Neste último caso u003cstrongu003epodeu003c/strongu003e levar até a morte

O que não se deve tomar em caso de dengue?

Os medicamentos contraindicados na suspeita de u003cstrongu003edengueu003c/strongu003e são os anti-inflamatórios u003cstrongu003enãou003c/strongu003e hormonais como, por exemplo, ibuprofeno, nimesulida ou diclofenaco.

Saiba mais sobre saúde aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20