Falta de Vitamina D: o que pode causar?

Olá! No texto de hoje iremos falar sobre o que a falta de vitamina D pode causar ao organismo. Boa leitura!

O que é Vitamina D?

Nutriente essencial para o organismo, a vitamina D pode apresentar-se na forma de vitamina D₂ e vitamina D₃. Essa vitamina pode ser absorvida pelo corpo através da exposição ao sol, além disso também pode ser obtida por meio de alimentos que possuam a substância.

falta de vitamina d
Falta de Vitamina D: o que pode causar?

Apesar disso, é comum que muitas pessoas apresentem falta de vitamina D no organismo, essa deficiência do nutriente se dá devido a falta de exposição ao sol. Para indicar a falta de vitamina D no corpo, alguns sinais de alerta podem ser essenciais. É necessário observar se há episódios recorrentes de gripes ou infecções; mudanças de humor; queda excessiva de cabelo; cansaço frequente e fraqueza muscular.

Para garantir a presença do nutriente no corpo, são necessários quinze minutos diários de exposição ao sol, contribuindo assim para o bom funcionamento do organismo.

Benefícios da vitamina D

Estar com a vitamina D em dia pode trazer diversos benefícios para o organismo, pois permite o funcionamento esperado do corpo. Além disso, a vitamina também cumpre papel importante na saúde cardíaca, bem como garante que os ossos e dentes estejam fortes.

A vitamina também ajuda na prevenção de outras irregularidades do corpo ou doenças, sendo essencial para regular a quantidade de cálcio no organismo. sendo importante no processo para regular a quantidade de cálcio presente no organismo.

“Manter os níveis adequados destes nutrientes podem prevenir a osteoporose e reduzir a incidência de fraturas ósseas.”

Dr. Abrão Abuhab, gerente médico da unidade de Consumer Health da Hypera Pharma

No processo de gestação, a vitamina D pode ajudar na prevenção de complicações durante o parto, auxiliando também na prevenção da diabetes gestacional. Na menopausa essa vitamina também cumpre papel importante, atuando na manutenção dos níveis de cálcio e fósforo presentes no sangue.

Identificando a falta de vitamina D

Somente o médico, através de exames clínicos, pode constatar se há falta de vitamina D no organismo. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar essa deficiência. Entre os sinais de alerta podemos encontrar:

  • Fraqueza óssea;
  • Sensação de cansaço;
  • Mal estar;
  • Gripes recorrentes;
  • Queda de cabelo excessiva;
  • Mudanças de humor.

É válido salientar que a falta de vitamina D no organismo pode afetar a produção de anticorpos, o metabolismo, bem como pode afetar também a produção de serotonina e dopamina.

A vitamina D também pode atuar na prevenção do câncer, problemas cardiovasculares, asma e artrite reumatoide.

Como evitar a falta de vitamina D

A exposição ao sol é considerada a principal fonte de vitamina D, no entanto, o consumo de alguns alimentos também pode te ajudar a ficar em dia com a substância.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como queijos, gema do ovo, salmão, atum, cogumelos, leite, e fígado. Além disso, o nutriente também pode ser encontrado em alimentos fortificados como cereais e iogurtes.

falta de vitamina d
Falta de Vitamina D: o que pode causar?

O nutriente pode ser reposto, ainda, por meio de suplementos alimentares em forma de cápsulas, comprimidos ou gomas.

Qual a hora de procurar um médico?

Como dito anteriormente, alguns sinais podem indicar a falta da vitamina no organismo. Sinais como cansaço constante, gripes recorrentes, queda excessiva de cabelo e fraqueza muscular podem servir de alerta.

falta de vitamina d
Falta de Vitamina D: o que pode causar?

No entanto, é válido ressaltar que somente o médico poderá avaliar e constatar se há deficiência dessa vitamina ou não, podendo indicar também o melhor tratamento para reposição da vitamina D.

Perguntas frequentes sobre a falta de vitamina D

Qual a função da vitamina D?

A vitamina D possui um papel importante na manutenção da massa óssea. Além disso, a vitamina também ajuda na prevenção de doenças como artrite reumatoide e o câncer.

Quais alimentos têm vitamina D?

O nutriente pode ser encontrado em alimentos como salmão, sardinha, gema de ovo, cogumelos, leite, queijos, entre outros.

O que pode aumentar a vitamina D?

A vitamina pode ser colocada em dia através da exposição diária ao sol, sendo essa a principal fonte para obter o nutriente. Além disso, também pode ser obtida através de alimentos ou suplementos alimentares.

O que pode causar a falta de vitamina D?

A falta dessa vitamina pode causar doenças cardiovasculares, diabetes, queda de cabelo em excesso, podendo afetar também a saúde óssea.

Quais os sintomas da falta de vitamina D?

A falta de vitamina D pode ser indicada através de sinais e sintomas como cansaço frequente, gripes ou infecções recorrentes, queda excessiva de cabelo, fadiga, dores nos ossos, entre outros.

Falta de Vitamina D: o que pode causar? e muito mais!

Obrigada por ter acompanhado o post até aqui! Fique de olho em outros textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: Arritmia cardíaca e seus sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20