O que é bursite

Olá! No texto de hoje falaremos sobre o que é bursite. Boa leitura!

Afinal, o que é bursite?

A bursite trata-se da inflamação da bursa, tecido que envolve as articulações e atua como amortecedor de ossos, tendões e tecidos musculares, evitando lesões.

o que é bursite
O que é bursite

Geralmente a inflamação aparece na região dos ombros, cotovelos e joelhos, por se tratarem de regiões que realizam movimentos repetitivos com certa frequência.

Sintomas

A bursite se caracteriza por fortes dores, podendo se propagar para outras regiões como braço e antebraço, dependendo do tipo de bursite. Além das dores, outros sintomas frequentes costumam acompanhar a bursite, sendo eles:

  • Inflamação;
  • Edema (inchaço);
  • Movimentação restrita;
  • Rigidez ao movimentar a articulação afetada pela bursite.

Causas

Geralmente o aparecimento da bursite está relacionado à execução de movimentos repetitivos que acabam resultando em danos às bursas. Entretanto, a inflamação pode surgir em decorrência de outras situações como traumatismos, artrite, infecções e lesões por esforço.

Fatores de risco

Apesar de a bursite poder surgir em qualquer pessoa, existem alguns fatores de risco que devem ser levados em consideração e que podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

o que é bursite
O que é bursite

Entre os fatores de risco podemos considerar:

  • Idade: geralmente a bursite surge no decorrer do envelhecimento, entretanto, como já foi dito, nenhuma pessoa está isenta de ter a doença;
  • Ocupação ou rotina do indivíduo: esse fator deve ser considerado devido a bursite ser comumente causada por movimentos repetitivos. Com isso, pessoas que realizam atividades que exijam muito esforço de uma articulação específica ou que realizam movimentos repetitivos podem desenvolver a doença com mais facilidade;
  • Condições médicas: algumas doenças como artrite e diabetes podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença.

Diagnóstico

O diagnóstico clínico da bursite será realizado através de exames físicos para que seja identificada a articulação afetada. Além do exame, o médico também deverá levar em consideração o histórico de saúde do paciente.

Tratamento

O tratamento para a doença inclui o uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares, bem como uso de gelo nos locais afetados e repouso.

o que é bursite
O que é bursite

Entretanto, nem sempre apenas essas soluções são eficazes, o médico pode sugerir ainda fisioterapia, a fim de fortalecer os músculos e aliviar a dor; injeções para reduzir a inflamação da área afetada; uso de antibióticos, caso a inflamação tenha sido causada por infecção e, dependendo da necessidade, intervenção cirúrgica.

Prevenção

Apesar de qualquer pessoa poder manifestar a doença e de nem todo tipo de bursite poder ser prevenido, alguns cuidados podem ser tomados a fim de reduzir o risco de desenvolver a doença ou a intensidade dos sintomas.

o que é bursite
O que é bursite

Esses cuidados podem ser tomados através de:

  • Exercícios físicos;
  • Se alongar antes de qualquer atividade física para proteger os músculos;
  • Evite carregar pesos excessivos;
  • Realizar exercícios regulares, além de manter uma rotina de descanso entre os treinos.

Perguntas frequentes sobre o que é bursite

Qual a diferença entre bursite e tendinite?

Apesar de a bursite e a tendinite tratarem-se de inflamações, a principal diferença entre elas é onde ocorre essa inflamação. No caso da bursite, a inflamação surge na bursa, tecido que envolve as articulações e atua como amortecedor dos ossos, tendões e tecidos musculares. Na tendinite a inflamação atinge o tendão, responsáveis pelo movimento de regiões do corpo como mãos, pernas e ombros.

O que causa a bursite?

A bursite possui ligação com o processo de envelhecimento e o movimento repetitivo das articulações, no entanto, outras causas também estão ligadas com o surgimento da doença, como por exemplo traumatismos, artrite ou infecções.

Quais os sintomas de bursite?

Além de dores intensas, a doença pode causar também dificuldade em movimentar as articulações afetadas e formação de edema (inchaço).

Como é feito o tratamento para bursite?

O tratamento da doença inclui o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou, caso tenha sido causada por infecção, uso de antibióticos. Além disso, o médico pode recomendar também sessões de fisioterapia, injeções para reduzir a inflamação e, dependendo do quadro clínico, intervenção cirúrgica.

Como é feito o diagnóstico de bursite?

A doença pode ser diagnosticada através de exames clínicos a fim de identificar qual articulação foi afetada pela inflamação, além disso, o médico também deve considerar o histórico de saúde do paciente.

O que é bursite e muito mais!

Obrigada por ter acompanhado o post até aqui! Confira outros textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: Amigdalite: conheça os 4 tipos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20