O que é fadiga crônica e como tratar?

A correria do dia-a-dia faz com que o aparecimento de doenças causadas por estresse, má alimentação e sedentarismo cresçam cada vez mais. Entre os problemas mais comuns está a fadiga crônica, síndrome que pode acometer qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo.

fadiga crônica

Dores de garganta, de cabeça, nas articulações ou musculares costumam acometer quem sofre de fadiga.

Gânglios inflamados e dolorosos, comprometimento da memória e da concentração, sonolência mesmo após dormir bem e fraqueza intensa por mais de 24 horas depois da prática de exercícios são outros problemas que podem aparecer.

O diagnóstico da fadiga crônica se dá quando a pessoa sente quatro ou mais sintomas por pelo menos seis meses.

A qualidade da alimentação no combate a fadiga.

A alimentação ameniza diversos sintomas, pois auxilia na qualidade do sono, melhora a imunidade fisiológica e evita a fraqueza muscular. Sentir cansaço após uma atividade física é normal, mas quem mantém uma dieta equilibrada se sente menos extenuado.

young girl sitting office computer table 88135 8226

Um estudo britânico divulgado essa semana aponta que uma dose de chocolate amargo ajuda no combate ao problema. ‘O recomendado é ingerir de 30 a 45g diariamente, o que equivale, aproximadamente, a ¼ de barra grande de chocolate.

Quem exagera no consumo da guloseima, pode ter exatamente o efeito contrário. Mas quais são os benefícios desse alimento?

Por ser rico em antioxidantes como os polifenóis e flavonoides, o doce ajuda a proteger os vasos sanguíneos, prevenir alguns tipos de câncer e promover a saúde do coração. Além disso, atua no controle da pressão arterial e aumenta os níveis de serotonina no cérebro. Esse neurotransmissor evita problemas, como mau-humor, ansiedade, agressividade, depressão, sono, supressão de apetite e fadiga.

O alimento não traz apenas benefícios.

É bom lembrar que o chocolate contém alto nível de gordura saturada e de açúcar. Fora o fato de ser muito calórico e contribuir para o ganho de peso, explica. Aproveite os benefícios, mas com muito cuidado. As frutas também contêm flavonoides, mas são menos calóricas e não contêm gordura.

business walk so tired 37895 79

Há outros alimentos que, por também serem ricos em antioxidantes, trazem alívio dos sintomas da fadiga, como uvas, vinho tinto e chá-verde.

A fadiga também pode estar relacionada a uma alimentação desequilibrada ou inadequada, principalmente quando associada a atividade física. Muitas vezes, o simples fato de adequar a alimentação às suas necessidades já alivia os sintomas de fadiga e melhora a qualidade de vida.

Como identificar a fadiga cronica?

Não há exames de laboratório específicos para identificar a fadiga crônica. o critério para estabelecer o diagnóstico é o seguinte: toda pessoa com fadiga persistente, inexplicável que apresentar no mínimo quatro dos sintomas, por um período de pelo menos seis meses:

  • Dor de garganta;
  • Gânglios inflamados e dolorosos;
  • Dores musculares;
  • Dor em múltiplas articulações, sem sinais inflamatórios, vermelhidão e inchaço;
  • Cefaleia com características diferentes das anteriores;
  • Comprometimento substancial da memória recente ou da concentração;
  • Sono que não descansa;
  • Fraqueza intensa que persiste por mais de 24 horas depois da atividade física
employee sleeping office 23 2147717288

Alguns estudos sugerem que existe uma predisposição genética, doenças infecciosas, faixa etária, estresse e fatores ambientais possam ter influenciado na historia desta doença.

 Qual médico cuida da fadiga crônica?

Especialistas que podem diagnosticar a síndrome da fadiga crônica são: clínico geral. Otorrinolaringologista.

O que causa fadiga crônica?

O hipoglicemia, anemia, pressão arterial baixa ou viroses misteriosas também são lembradas, mas a verdade é que as causas da síndrome da fadiga crônica são desconhecidas.

O que é sensação de fadiga?

É aquela sensação de desconforto que você sente quando realiza uma atividade física muito intensa ou tem um dia muito corrido no trabalho. Já a fadiga é a sensação de estar cansado o tempo todo.

Como acabar com a fadiga crônica?

O paciente deve reorganizar seu cotidiano, evitando o estresse físico e psicológico. Entretanto, o sedentarismo deve ser combatido.

Veja outras dicas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20