Entenda o que é Hipertensão?

Qual foi a última vez que você aferiu a sua pressão? Se já faz mais de um ano, melhor se preocupar, porque a hipertensão – ou pressão alta – é uma doença silenciosa, que gradualmente vai causando danos permanentes ao sistema circulatório podendo provocar doenças graves.

Segundo os últimos dados coletados pela OMS (organização mundial da saúde) cerca de um bilhão de pessoas sofrem de hipertensão no mundo, e metade delas não sabem que tem esta doença. Por desconhecer que sofre deste mal, muitos acabam se descuidando e devido a alguns hábitos ruins a saúde se torna precária.

Entenda o que é hipertensão?

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial é 26 de abril, mas pela saúde devemos lutar todos os dias.

A hipertensão está em segundo lugar no ranking dos principais fatores de risco e morte nas Américas. Por isso, nada mais prudente do que tomar consciência sobre as graves consequências que o problema pode trazer à saúde e, acima de tudo, conhecer as formas de controlar a pressão, evitando seu aumento.

O que é hipertensão?

É quando a aferição da pressão sanguínea se mantém frequentemente acima de “14 por 9”. Na maioria dos casos, a pressão alta tem causa desconhecida, podendo ocorrer por retenção de líquidos no corpo, problemas renais, desequilíbrio hormonal ou ainda devido à combinação de vários fatores.

O que é hipertensão
Free picture (Hypertension) from https://torange.biz/hypertension-19155

A hipertensão pode provocar, ocasionalmente, dor de cabeça, tontura e mal-estar, mas ela geralmente passa despercebida, sem apresentar sintomas, sendo considerada uma ‘inimiga silenciosa’.

Dois Tipos de Hipertensão

Existem, na verdade, dois tipos de hipertensão: a primária e a secundária. A primária, ou familiar, tem causa desconhecida, geralmente associada à hereditariedade, e é a mais comum, representando 95% dos casos.

Já os outros 5% ficam por conta da hipertensão secundária, que surge por motivos específicos, como obesidade, gravidez, uso de drogas e de álcool e sal em excesso etc.

Os contraceptivos orais podem contribuir para a elevação da pressão, assim como alguns outros medicamentos que podem elevar a pressão, como os que contêm corticoides e anfetaminas – usualmente, e erradamente, usados para o emagrecimento e até mesmo os remédios de nariz, aparentemente inofensivos, quando em excesso, podem aumentar a pressão!

Entenda o que é hipertensão?

De qualquer forma, a principal medida de combate e prevenção da pressão alta passa por uma mudança no estilo de vida. Alguns dos principais fatores agravantes da doença são: fumo, excesso de peso, sedentarismo, sal e álcool em excesso. Portanto, tudo isso, deve ser evitado.

Entenda o que é hipertensão?

Prevenindo a pressão alta

Controle o seu peso corporal e diminua o consumo de bebida alcoólica. para ajudar a criar uma rotina; pratique exercícios físicos com regularidade, como: caminhada, natação, corrida.

Quando preparar o alimento deixe os temperos prontos de lado e começa a usar os temperos naturais. Evite alimentos gordurosos, pois o aumento do colesterol e triglicerídio no sangue pode levar à obstrução das artérias.

Continue levando a sua vida sexual normalmente, pois ela não influencia em nada o aparecimento da hipertensão.

Entenda o que é hipertensão?

Fuja do estresse, tenha um hobby, algo que faça você mudar o foco de suas tensões no dia-a-dia e relaxe.

Alimentos que precisam ser evitados:

– Refrigerantes.

– Carnes salgadas, presunto, mortadela, bacalhau, carne seca, lombo salgado, bacon, linguiça, toucinho, orelha, rabinho, costela, carne seca e salame.

– Frutos do mar, como ostras, mariscos, camarão, lagosta, siri e caranguejo.

– Enlatados – ervilha, palmito, aspargo, azeitona etc.

– Conservas – picles, ketchup, molho de tomate industrializado, mostarda, patê, maionese e creme de leite.

Entenda o que é hipertensão?

– Pães salgados, batata frita em pacote e salgadinhos em pacote.

– Molhos e condimentos, como o shoyo e o inglês.

– Manteiga / margarina com sal e queijo com sal.

– Sucos de frutas engarrafados.

– Alimentos que levam fermentos, como bolos, pizzas, etc.

– Sal de frutas.

– Caldo de carne, temperos prontos, tempero de macarrão instantâneo e produtos artificiais em geral.

– Alimentos industrializados que contenham os seguintes conservantes (observar rótulo dos alimentos): fosfato dissódico, glutamato monossódico, alginato de sódio, benzoato de sódio, hidróxido de sódio, propionato de sódio, sulfito de sódio, pectinato de sódio e bicarbonato de sódio.

Quantos brasileiros tem pressão alta?

De acordo com o Ministério da Saúde, a u003cstrongu003epressão altau003c/strongu003e afeta um em cada quatro u003cstrongu003ebrasileirosu003c/strongu003e adultos.

Quantas pessoas morreram de hipertensão no Brasil?

Dados preliminares do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde mostram que, em 2017, o u003cstrongu003eBrasilu003c/strongu003e registrou 141.878 mortes devido a u003cstrongu003ehipertensãou003c/strongu003e ou a causas relacionadas a ela.

Qual é o limite para considerar a pressão alta?

Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg

Aprenda mais sobre a sua saúde aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20