O que é TDAH?

Olá! Hoje iremos falar sobre o que é TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Boa leitura!

O que é Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, conhecido popularmente como TDAH, trata-se de um transtorno neurobiológico que pode surgir na infância, podendo acompanhar o sujeito até a vida adulta.

o que é tdah
O que é TDAH?

Esse transtorno costuma ser percebido através da dificuldade no contexto escolar, bem como no relacionamento com as outras pessoas. Seus sintomas incluem a desatenção, inquietação e impulsividade. O TDAH é um dos transtornos mais comuns entre crianças e adolescentes.

“O transtorno afeta 6% das crianças (ou 11% em algumas estatísticas) e 3% dos adultos. O déficit de atenção traz grandes prejuízos à criança no que diz respeito o aprendizado. Importante ressaltar que 80% das crianças com o transtorno têm grandes chances de continuar TDAH na adolescência. Da adolescência para a fase adulta, esse número vai para 50%.”

Neurosaber

Sua causa, inicialmente, possui ligação com alterações em regiões do cérebro. Fatores genéticos, problemas durante o parto, substâncias ingeridas no decorrer da gravidez e alto grau de conflitos familiares foram apontados como causas do desenvolvimento do TDAH. No entanto, estudos mais recentes indicaram que conflitos familiares estão mais ligados a uma consequência do que a causa.

Tipo hiperativo-impulsivo, tipo desatento e tipo combinado

É importante ressaltar que não existe apenas um tipo de TDAH e, além disso, não existe um perfil padrão a ser seguido pela criança.

TDAH hiperativo-impulsivo

Nesse tipo de TDAH, o indivíduo apresenta agitação, hiperatividade e impulsividade. A criança costuma estar sempre em busca de estímulo, mas é importante se atentar a essas características, pois pode causar perturbação ao ambiente e trazer prejuízos para a criança com o transtorno.

o que é tdah
O que é TDAH?

Os sintomas desse tipo de TDAH se mostram comumente através de inquietação, realização de várias atividades ao mesmo tempo, pensamento acelerado, interrompe a fala de outras pessoas, tendência ao vício, entre outros.

TDAH desatento

Indivíduos com TDAH desatento possuem um lapso no controle inibitório das distrações, fazendo com que surja dificuldade em se concentrar.

o que é tdah
O que é TDAH?

No TDAH desatento, como o nome sugere, há uma falta de atenção que pode ser percebida nos erros cometidos em tarefas escolares, por exemplo. Além disso, o indivíduo costuma se distrair com facilidade, tem dificuldade em organizar ou se lembrar de realizar atividades, apresenta dificuldade em manter o foco, entre outros.

TDAH combinado

No TDAH combinado ou misto, o indivíduo apresenta características dos dois tipos citados anteriormente: hiperativo-impulsivo e desatento.

o que é tdah
O que é TDAH?

Seus sintomas surgem através da dificuldade para se concentrar, distração durante uma conversa, facilidade para desviar a atenção e, consequentemente, cometer falhas, problemas relacionados à memória, dificuldade para se organizar, impaciência, rápida mudança de planos (principalmente nos adultos), entre outros.

Diagnóstico e tratamento

Apesar de alguns sinais não serem exclusivos do TDAH ou, sequer, terem ligação com alguma patologia, é preciso estar atento no que diz respeito ao desenvolvimento da criança para investigar o grau da sua dificuldade, por exemplo, bem como o que pode estar contribuindo para essa dificuldade.

Para o TDAH não existe cura, entretanto, existem tratamentos que podem auxiliar na redução ou controle dos sintomas. Geralmente o TDAH é tratado com medicação e psicoterapia. A medicação costuma auxiliar na redução da hiperatividade, contribuindo para que o indivíduo consiga se concentrar para realizar suas atividades. A psicoterapia ocupa um papel importante nesse contexto, auxiliando não só a criança, mas também os familiares.

Perguntas frequentes sobre o que é TDAH

O que é TDAH?

O TDAH é um transtorno neurobiológico que tem início na infância, mas pode acompanhar o indivíduo até a vida adulta.

Quais são as causas do TDAH?

As causas do transtorno podem incluir problemas no desenvolvimento, má formação, hereditariedade e substâncias ingeridas durante a gravidez (nicotina e álcool).

Quais são as características de quem tem TDAH?

O TDAH possui características muito pontuais, sendo elas desatenção, impulsividade e hiperatividade.

O que é TDAH combinado?

Também chamado de TDAH misto, esse tipo do transtorno combina características do TDAH desatento com o hiperativo impulsivo.

Quem pode diagnosticar o TDAH?

O diagnóstico pode ser realizado por várias áreas da saúde, desde que haja prática profissional com o transtorno. Psicólogos, psiquiatras, neurologistas e pediatras podem realizar o diagnóstico clínico.

O que é TDAH? e muito mais!

Espero ter esclarecido suas dúvidas. Lembre-se: é muito importante estar atento ao desenvolvimento infantil para que qualquer sinal seja percebido e, se necessário, diagnosticado mais cedo. Obrigada por acompanhar o post até aqui! Confira outros textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: Transtorno do Estresse Pós-traumático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20