O que é Trombose: 5 fatos

Olá! No texto de hoje iremos falar sobre o que é trombose, condição na qual são formados coágulos sanguíneos em uma ou mais veias. Boa leitura!

Sobre a trombose

Você sabe o que é trombose? A trombose é uma condição que se origina a partir da formação de coágulos, chamados de trombos, em um lugar onde o sangramento não ocorre. Quando a trombose acontece, a circulação normal do sangue é limitada.

O que é Trombose
O que é Trombose: 5 fatos

Se a trombose atingir uma veia profunda, receberá a nomenclatura de Trombose Venosa Profunda (TVP); mas caso o trombo seja formado em uma artéria, será classificada como Trombose Arterial (TA).

Causas da trombose

Existem diversos fatores que podem causar a trombose, como por exemplo o tabagismo; idade avançada; trombofilia (predisposição para a trombose); varizes; histórico de trombose;

o que e trombose
O que é Trombose: 5 fatos

uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal e imobilidade causada por longas internações hospitalares.

Fatores de risco

Entre os fatores de risco para a trombose, considera-se a necessidade de uma atenção maior para casos em que há predisposição genética; obesidade; uso de anticoncepcionais e falta de mobilidade, pois são fatores que podem aumentar o risco para desenvolver a trombose.

Sintomas

Apesar da possibilidade de a trombose ser assintomática, isto é, sem a presença de sintomas, ela pode apresentar alguns sintomas, como por exemplo:

  • Inchaço;
  • Dor;
  • Pele endurecida;
  • Aumento de temperatura nas pernas;
  • Alteração na coloração da pele (a pele fica arroxeada).

Caso alguns desses fatores sejam percebidos, é de extrema importância que se procure um profissional adequado para avaliar os sintomas e realizar um diagnóstico efetivo.

Diagnóstico

Para um diagnóstico eficaz, o médico irá levantar informações para saber sobre seu histórico de saúde, além de solicitar exames. O exame irá permitir que a trombose possa ser identificada, eliminando outras possíveis doenças ou condições com os sintomas apresentados.

Se houver alguns dos sintomas referentes a trombose é necessário que o indivíduo procure ajuda profissional com urgência, a fim de identificar a condição e evitar um diagnóstico tardio, agravando ainda mais o quadro clínico.

Tratamento

Para o tratamento da trombose é comum fazer o uso de medicamentos que são anticoagulantes, já que a condição tem a ver com a limitação do fluxo sanguíneo.

o que e trombose
O que é Trombose: 5 fatos

Em alguns casos também pode haver necessidade de intervenção cirúrgica.

Perguntas frequentes sobre o que é trombose

Veja abaixo algumas perguntas frequentes:

Qual o risco da trombose?

O maior risco da trombose é a embolia pulmonar, que é quando os trombos sofre uma fragmentação, fazendo com que os coágulos migrem para os pulmões, causando assim o entupimento dos vasos sanguíneos.

Como tratar a trombose?

A primeira opção para o tratamento da trombose é através do uso de medicamentos anticoagulantes, a fim de evitar a formação de novos coágulos. Além disso, dependendo do caso, também pode haver a necessidade de intervenção cirúrgica para a retirada do trombo.

Quais os sintomas da trombose?

A trombose pode causar dor, inchaço, queimação e mudança na coloração da pele, deixando a região com uma tonalidade mais arroxeada.

O que fazer para evitar a trombose?

Alguns fatores são considerados de risco e podem contribuir para o surgimento da trombose, entre eles estão: desidratação, falta de mobilidade, uso de anticoncepcionais, obesidade e fatores genéticos.

Por que o uso de anticoncepcionais pode provocar trombose?

Devido a presença de hormônios no anticoncepcional que podem acabar contribuindo para o surgimento da formação de coágulos.

Qual o tipo mais grave de trombose?

Geralmente a trombose arterial costuma ser o tipo mais grave, pois essa condição acaba interferindo no processo de chegada de oxigênio para as células do corpo.

E aí, deu pra tirar suas dúvidas?

O que é Trombose? e muito mais!

Obrigada por acompanhar o post até aqui! Fique de olho em mais textos do Blog Demonstre, separei um especialmente para você: Como doar medula óssea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20