Tipos de Ioga

A ioga é capaz de trabalhar corpo e mente, ajudando seus praticantes a melhorar a postura, adquirir maior consciência corporal e autoconhecimento, obter mais flexibilidade e força física e aliviar o estresse.

Os benefícios dessa técnica milenar de origem indiana são inegáveis, mas o que nem todos sabem é que a ioga não é necessariamente um exercício para quem quer apenas relaxar. A atividade pode ser praticada por todos e atender aos mais diversos objetivos. Tudo vai depender do tipo de ioga que a pessoa praticar.

young woman practicing yoga lotus pose 1416 663

No Ocidente, a ioga ficou estereotipada como uma prática exclusivamente relaxante, mas se algum desavisado entrar em uma aula de ashtanga ioga, por exemplo, vai se surpreender.

Atualmente já existem em todo o mundo diversos tipos de ioga, mas alguns se popularizaram mais no Brasil.

Tipos de Ioga

Hatha Ioga – Este é o estilo mais popular de ioga no Ocidente. Tem o foco na saúde do corpo (o objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo), sem tanto aprofundamento filosófico. A aula pode priorizar tanto movimentos mais lentos e suaves quanto alguns de força e alongamento, mas todas incluem um relaxamento no final. Esse tipo de ioga é ideal para quem prefere um foco maior no corpo.

girl gym doing yoga 1303 5824

Ashtanga Ioga – Criada pelo indiano Sri K. Pattabhi Jois, é uma das mais aulas puxadas, pois trabalha com seis séries fixas, que exigem um elevado grau de força, flexibilidade e consciência. A prática une posturas que começam com a saudação ao sol e evolui para sequências em pé e no chão, todas seguindo o ritmo de respiração forte que produz um som característico das aulas de ashtanga. Prepare-se para suar bastante. A ashtanga é indicada para quem gosta de trabalhar o corpo e tem certa resistência física.

Iyengar Ioga – Desenvolvido pelo indiano B.K.S. Iyengar, o método visa primordialmente o alinhamento perfeito de todo corpo. As posturas são feitas com a ajuda de acessórios como cintos, almofadas e blocos e exigem bastante tempo de permanência em cada posição. Durante esse período, o professor alinha o corpo do aluno corretamente. Ideal para quem prefere uma prática intensa com bastante foco na postura.

woman twisting herself during her yoga session 23 2148259043

Power Ioga – Combina movimentos fortes com respiração dinâmica, aliando posturas da ioga com exercícios e movimentos extras. A aula faz transpirar bastante e exige bom condicionamento físico. Começa com uma série de aquecimentos, seguidos de posições básicas intercaladas com mais aquecimento. No final da prática, há exercícios que ajudam a relaxar o corpo. Ideal para quem gosta de treinos puxados e busca melhorar o condicionamento físico, além de adquirir maior força e flexibilidade.

Kundalini Ioga – Tem por objetivo despertar a kundalini (energia que fica adormecida na base da coluna e que vai subindo juntamente com a expansão da consciência do indivíduo). Na aula, utilizam-se tanto técnicas corporais (ásanas) quanto respirações (pranayamas), contrações (bandhas), exercícios de purificação das mucosas (kriyas), gestos com as mãos (mudras) e mantras, e há também um forte foco na meditação. Esse tipo de ioga é para quem busca um trabalho não só físico, mas também espiritual e energético.

Raja Ioga – Meditação é a palavra-chave deste tipo de ioga. Seu objetivo é o desenvolvimento espiritual do indivíduo. É indicada para quem é mais introspectivo e gosta de meditar, já que o foco da aula é o controle da mente e a meditação, assim como exercícios de postura.

woman doing yoga home 23 2148108689

A palavra ioga significa união. Sendo assim, todos os métodos de ioga buscam a união, a integração do corpo físico com o corpo energético, o corpo emocional e o corpo mental. É uma prática que proporciona o autoconhecimento.

O que na verdade diferencia esses estilos de ioga é o caminho que a pessoa percorre, mas que sempre leva ao mesmo lugar.

Como encontrar o tipo de ioga ideal

Quem pretende adquirir maior força física e prefere um exercício mais puxado costuma se identificar mais com a power ioga.

Já quem quer uma aula que canse menos, que trabalhe mais a flexibilidade e ajude a aliviar o estresse deve optar pela hatha ioga.

A hatha ioga também é a mais recomendada para as mulheres grávidas, que encontram muitos benefícios com a prática da atividade.

woman doing yoga home 23 2148108664

Esse tipo de ioga não é muito puxado e permite às gestantes trabalharem bastante a respiração, além de exercitarem a região pélvica, o que ajuda na hora do parto.

A iyengar ioga também é uma das mais procuradas por não ter contraindicações: qualquer pessoa de qualquer idade pode praticar a iyengar, independentemente das limitações físicas. Esse tipo de ioga é, inclusive, muito recomendado para quem tem problemas de postura ou motores.

Antes de escolher o método com o qual você mais se identifica, é importante fazer um exame médico e uma avaliação física para ter certeza de que você poderá executar todos os movimentos da aula.

Existem muitos métodos de ioga e com certeza tem um que se encaixa perfeitamente com os objetivos de cada pessoa.

O que é e para que serve a yoga?

Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada.

O que a Yoga ensina?

 A prática ensina a união do corpo, nas mais diversas partes da vida do ser humano, em equilíbrio com a mente.

Quem não pode praticar yoga?

Qualquer pessoa, independente de raça, nacionalidade, idade, religião, crença, ou condição sócio-cultural pode praticar Yoga.

Veja mais dicas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20