in

SEO para Youtube: Dicas de como bombar na plataforma.

SEO para Youtube: Dicas de como bombar na plataforma. 1

Youtube tem sido a plataforma que mais se destaca dentre as plataformas disponíveis na internet, isso porque recebe em torno de 1 bilhão de visitas, sem falar nas inúmeras pesquisas diárias sobre o Youtube no motor de busca Google.

SEO para Youtube
SEO para Youtube

O Youtube é entendido como uma rede social, onde inúmeros usuários postam vídeos. Dentre esse usuários, estão grandes empresas que produzem conteúdo. E para se destacar essa empresas utilizam , além da otimização de conteúdo, as estratégias de SEO.

Essas estratégias funcionam da mesma forma que funcionam para textos: auxiliam a ranquear melhor o conteúdo no motor de busca. Dessa forma, hoje iremos falar um pouco sobre como utilizar essas estratégias para o Youtube.

É importante investir em SEO para Youtube?

É preciso entender que as estratégias de SEO são imprescindíveis para qualquer site ou plataforma que deseja melhorar sua qualificação nos motores de busca, e, assim, atrair mais público.

Pensando nisso, podemos perceber o quão importante são essas estratégias para o Youtube, pois elas garantem que os vídeos presentes na plataforma se destaquem entre si. Pensar nesse destaque é comum se levarmos em conta que atualmente todos podemos criar conteúdo na página, porém nem todos terão o retorno esperado.

Portanto para escolhermos as melhores estratégias para aplicar na plataforma devemos conhecer a mesma, e saber alguns dados sobre, como(dados retirados do rockcontent) :

  • São mais de 2.35 bilhões de horas de vídeos assistidos por mês;
  • Mais da metade das visitas à rede vêm de dispositivos mobile;
  • A média de cada visita ao Youtube dura 40 minutos;
  • Há uma média de 1 bilhão de visualizações de vídeos por smartphones diariamente;
  • A busca de vídeos didáticos (com ‘how to’ no título) cresce uma média de 70% ao ano;
  • Está disponível em 88 países com versões localizadas;

Como aplicar o SEO?

O Youtube funciona de forma similar ao Google. Logo, se você dominar bem as estratégias de SEO, que já foram abordadas aqui no Demonstre, você saberá como proceder agora. Mas caso você ainda não tenha lido os posts anteriores, comece por aqui.

Os vídeos que aparece em primeiro lugar no Youtube quando se é buscado algo na plataforma certamente utilizaram as estratégias de SEO. Mas para além disso, os resultados apresentados são dispostos utilizando fatores de organização do conteúdo, que engloba o histórico de nossos interesses e buscas pela web, até a confiabilidade do canal que o hospeda. Outros critérios utilizados são:

  • Informações contidas no título (Title Tags);
  • Retenção da audiência (tempo de visualização  x tempo total do vídeo);
  • Palavras Chave na descrição;
  • Visualizações;
  • Tags;
  • Duração do vídeo;
  • Compartilhamento;
  • Link building;
  • Quantidade de seguidores conseguidos após a visualização do vídeo;
  • Comentários;
  • Curtidas e descurtidas;

Portanto, as estratégias possuem grande influencias nos fatores utilizados pelo Youtube para seleção de vídeos. Então, como realizar o SEO?

Dicas de SEO para Youtube

Trouxemos algumas dicas de como você pode começar a implementar as técnicas de SEO no seu canal.

 Nome do arquivo

O nome do seu arquivo de vídeo não deve ser algo aleatório. Isso porque o nome do arquivo que será publicado na plataforma possui grande influência sob os critérios utilizados pelo Youtube para ranquear um vídeo.

SEO para Youtube: Dicas de como bombar na plataforma. 1
Nomeação de arquivo

Não recomendamos nomear seus arquivos utilizando os “semtítulo.mp4” ou “versãofinal.avi”. Você pode substituir isso por uma frase ou palavra que realmente resuma o real significado do seu tema a ser abordado. Por exemplo, caso você esteja postando um tutorial sobre SEO para blogs, tente colocar o nome parecido com: Tutorial prático sobre SEO em blogs.avi.

Atente que, nessa nomeação existem termos chave(keywords), como Tutorial prático, e SEO em blogs. Esses termos serão usados tanto por você durante o vídeo, quanto pelo Youtube para categorizar(indexar) o seu conteúdo.

Título do seu vídeo

Outro ponto importante no SEO da plataforma é a escolha dos títulos dos vídeos. Desse forma, os especialistas em marketing digital recomendam você sempre seguir esse seguinte lógica para a nomeação:

  • Palavras chave à esquerda
  • texto intrigante
  • Título com menos de 70 caracteres.

A dica para conseguir esse feito é sintetizar o máximo possível a ideia do seu vídeo. Entretanto, não é válido prometer falsas promessas, visto que caso isso aconteça o seu vídeo será penalizado pelo Youtube. Outra dica, é utilizar palavras chave relevantes para seu nicho.

Uma outra opção é utilizar frases específicas, de forma a não usar termos já muito competitivos, também conhecidas como Longtails. Mas lembre-se sempre se deixar essas frases atraentes para o seu público.

Tamanho do vídeo

Assim como no SEO para blogs, o tamanho do arquivo importa. Ou seja, quanto maior seu texto, mais informações. Dessa forma, o Google tende a valorizar mais o seu arquivo. Da mesma forma isso se aplica aos vídeos: vídeos mais longos são ranqueados em primeiro lugar.

Entretanto, vídeo longo não significa vídeo de uma ou duas horas. É fundamental que seu vídeo tenha u conteúdo otimizado e que esteja de acordo com o prometido no título do vídeo para preencher uma boa quantidade de tempo.

A dica é  ter como meta vídeos com mais de 5 minutos. Além disso, você pode fazer uma pesquisa para identificar a média de tempo que um vídeo tem para o seu nicho. Além disso, outro fator muito importante é a qualidade do seu vídeo. Vídeos com resoluções HD, e alta resolução ganham mais pontos no ranqueamento do Youtube.

Outrossim, manter o interesse do seu público do inícios ao fim do vídeo é um fator positivo. Isso porque o abandono do vídeo é penalizado gravemente pelo Youtube, que pode acarretar o decréscimo da posição do seu conteúdo.

Portanto, tente sempre encontrar um equilíbrio: Conteúdos longos o suficiente para transmitir uma mensagem relevante, mas curtos (e interessantes) o bastante para manter fixa a atenção do usuário.

Descrição do conteúdo

A descrição de um vídeo aparece no momento em que você está fazendo o upload do vídeo. Muitas pessoas optam por não colocar nada, mas se esquecem que essa etapa é muito importante para o SEO na plataforma.

Essa importância da descrição acontece justamente porque os buscadores do Youtube ainda não são capazes de ler e interpretar o seu vídeo. Portanto, a plataforma depende bastante das informações textuais fornecidas no seu vídeo.

Logo, opte por colocar textos relevantes na sua descrição, tais como forma de contato, tags e redes sociais.

Obrigado por querer aprender SEO para Youtube!

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido SEO para Youtube.

 

 

 

Macarrão Simples no Alho e Óleo

Macarrão Simples no Alho e Óleo

Macarrão com Atum

Macarrão com Atum