Os 7 Seres Mitológicos da América Latina

0

Você conhece os Seres Mitológico da América Latina?

Neste post,  inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Seres Mitológicos da América Latina. Abaixo estarão descritas os nomes e as lendas e as principais características dessas criaturas, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Seres Mitológicos da América Latina

A América Latina é a porção do Continente Americano que engloba 20 países. Ela se estende desde o extremo sul da América do Sul até o Rio Grande, que delimita a fronteira entre os Estados Unidos e o México. A diversidade climática e cultural, assim como a desigualdade social, são características relevantes dessa região.

seres-mitológicos-da-américa-latina

Quando falamos em cultura, no entanto, existem diversos temas que podem ser relevantes. Neste post focaremos nas lendas que descrevem os seres mitológicos que são tradicionalmente relacionados à essa região. Nas principais lendas urbanas e mitos antigos passados de geração em geração. Abaixo você poderá conferir alguns desses mitos e conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural que a América Latina tem a oferecer.

La Llorona

La Llorora, ou A Chorona, é uma lenda muito conhecida no continente americano. É uma lenda do folclore americano que já foi representada em diversas mídias.

Lenda

Diz a lenda que uma mulher tinha dois filhos mas não era amada pelo marido. Certo dia ela pegou o marido beijando outra mulher e, transtornada, afogou seus filhos no rio. Em seguida, destruída pela dor e sofrimento, ela se suicidou no mesmo rio, afogando a si mesma. Ainda de acordo com a lenda, é dito que ela não pode descansar na vida após a morte até que encontre as almas de seus dois filhos. Desde então, sempre chorando, ela pega crianças e leva até o rio para que se afoguem.

El Hombre Caiman

El Hombre Caiman (O homem crocodilo) é uma lenda originária da Colômbia.

Lenda

Diz a lenda que há muito tempo atrás existia um pescador que gostava de espiar as mulheres se banhando nas águas do rio Magdalena, na Colômbia. Para que não percebessem que ele as espiava ele conseguiu com um bruxo uma poção que o transformaria temporariamente em crocodilo. Ele tinha duas poções: uma roxa que o transformava em crocodilo e outra branca que o transformava de volta em homem. Por um tempo as poções funcionaram, porém certo dia, por acidente, o frasco com a poção branca caiu no chão e se despedaçou, salpicando apenas algumas gotas na cabeça do crocodilo. O homem passou então a ter cabeça de homem e corpo de crocodilo. Até hoje pescadores tem a esperança de caçá-lo nos pântanos perto do rio.

La Luz Mala

É uma das lendas mais conhecidas do folclore uruguaio e argentino. É conhecida também como “O fantasma dentro do farol”.

Lenda

Diz a lenda que a luz mala é uma luz brilhante que aparece durante a noite e flutua próxima ao chão podendo permanecer imóvel ou perseguir o observador. Ela é muito temida, pois é dito que essa luz está relacionada ao espírito de um defunto que não foi sepultado corretamente.

El Chupacabra

A lenda do Chupacabra é uma lenda é altamente conhecida em todas as Américas. Acredita-se que ela é originária de Porto Rico.

Lenda

Diz a lenda que o chupacabra é uma criatura que ataca animais rurais, em especial cabras. Os animais atacados normalmente aparecem com marcas de dentes no pescoço e como todo o seu sangue drenado.

El Culebron

El culebrón é uma criatura legendária originária do folclore chileno e argentino.

Lenda

Diz a lenda que o culebrón é uma serpente gigante como corpo grosso e largado, coberta de pelos de cor negra e com uma cabeça muito grande que se assemelha a uma cabeça de cordeiro ou cavalo. Acredita-se que ela ataca os que passam próximo ao seu habitat e os devora. Para atrair suas vítimas o culebrón consegue hipnotizá-las com seu olhar.

Yacumama

O nome Yacumama significa “Mãe d’água”. Essa lenda se refere a uma grande serpente que vive na região peruana da Floresta Amazônica.

Lenda

Diz a lenda que Yacumama é a mãe de todas as criaturas que vivem na água. Acredita-se que esse monstro gigante sugaria qualquer ser vivo que se aproximasse.

Madremonte

A madremonte faz parte do folclore colombiano. Ela tem origem nos povos indígenas sul-americanos e comumente é relacionada à mãe terra.

Lenda

Diz a lenda que ela é representada por um ser monstruoso feminino coberto de musgo e galhos. Algumas vezes é descrita também como uma bela jovem coberta de flores e folhas. Ela aparece em pântanos e zonas selvagens em grandes tempestades, provocando raios e trovões. Acredita-se que ela protege os montes e as selvas e que controla o clima e a vegetação.

Fim do artigo sobre os Seres Mitológicos da América Latina

Bom, aqui termina a lista dos Seres Mitológicos da América Latina. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses, entidades e criaturas mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve, aqui no blog!

(Visited 5 times, 1 visits today)