Os 9 Seres Mitológicos Egípcios Mais Conhecidos

0

Você conhece os Seres Mitológico Egípcios?

Neste post, inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Seres Mitológicos do Egito. Abaixo estarão descritas os nomes e as lendas e as principais características dessas criaturas, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Seres Mitológicos Egípcios

Localizado no noroeste da África, o Egito tem uma longa herança cultural e é considerado por muitos o berço da civilização.  Atualmente, consiste na segunda maior economia da África e sua língua materna é o árabe.

seres-mitológicos-egípcios

Este país é comumente relacionado à pirâmides e esfinges, traços de sua arquitetura milenar. Além disso, é também muito conhecido pelo Deserto do Saara e pelo Rio Nilo. A maioria do povo egípcio vive nas margens desse rio, uma vez que, em contradição ao Saara, as terras são férteis e o clima mais ameno

Com relação aos mitos e lendas egípcias, esse povo é extremamente rico. Suas criaturas mitológicas são representadas por animais sagrados, respeitados e cultuados junto aos deuses, que possuíam poderes mágicos e formas e tamanhos distintos. Segundo a literatura, alguns desses animais são apresentados com uma composição híbrida, formada por várias partes de animais distintos, como é o caso da esfinge. Abaixo você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esses animais fascinantes e suas lendas.

Apófis

Apófis é uma criatura da mitologia egípcia conhecida como a personificação do caos. Era conhecida como “O senhor do caos” e representada como uma serpente gigante.

Lenda

Diz a lenda que sempre que havia uma eclipse solar, se tratava de Apófis tapando o sol enquanto tentava destruir a barca de Rá para devorá-lo. Toda noite ela ia de encontro a Rá para combatê-lo, mas era sempre derrotada (amanhecer).

Ammit

Ammit é uma criatura com cabeça de crocodilo, parte dianteira do corpo de leão e parte traseira de hipopótamo.

Lenda

Diz a lenda que esse ser mitológico ficava sentado sob a balança de Osíris, no Salão dos Mortos. Durante a cerimônia de pesagem de coração, conhecida por validar a passagem da alma para a vida após a morte, se o coração fosse mais pesado do que a pena de Maat, que simbolizada a justiça, verdade e harmonia, Ammit devorava o coração e a alma era condenada a vagar por toda a eternidade.

Serpopardo

O serpopardo é originário na verdade da Suméria, porém foi introduzido no Antigo Egito após algum tempo. Ele é um animal mitológico conhecido através da arte desses povos.

Lenda

Diz a lenda que o serpopardo na verdade é uma criatura que é parte serpente e parte leopardo que se assemelha as girafas em forma. Acredita-se que o animal surgiu da interpretação errônea destes animais.

Grifo

O grifo é um dos seres mitológicos egípcios e é representado com corpo de leão e cabeça e asas de águia.

Lenda

Diz a lenda que seus ninhos eram feitos com ouro e neles os grifos colocavam ágatas (um tipo de quartzo usado na confecção de joias) ao invés de ovos.

Uraeus

Uraeus é o nome dado a uma serpente mística normalmente representada em adornos/coroas que os deuses e faraós do Antigo Egito utilizavam. Ela é normalmente representada em posição de ataque, com o pescoço dilatado.

Lenda

Diz a lenda que essa cobra foi dada aos homens pelo deus-sol e que ela se erguia com o objetivo de proteger o rei, pronta para injetar veneno em quem o ameaçasse.

Esfinge

A esfinge é altamente conhecida ao redor do mundo. Ela é comumente representada como uma criatura híbrida, com cabeça humana e corpo de leão.

Lenda

Diz a lenda que as esfinges eram as guardiãs no Antigo Egito e eram construídas como forma de mostrar poder. A mais conhecida delas é a esfinge de Gizé. Lendas gregas falam ainda de uma esfinge de Tebas que, que apresentava aos homens um enigma (“Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?”). Quando eles erravam, a esfinge os devorava.

Ave Benu

Benu é uma ave mitológica de origem egípcia que leva sobre a cabeça uma coroa branca do Alto Egito com duas plumas (coroa atef).

Lenda

Diz a lenda que esse animal era a alma do deus Rá quando ele surgiu na criação do mundo, ao pousa na pedra Benben. Acredita-se também, em alguns casos, que esta ave era, na verdade, a alma do deus Osíris, que surgiu após a morte do deus nas mãos de Seth.

Touro de Ápis

O touro de Ápis é um animal sagrado que foi extremamente venerado no Antigo Egito.

Lenda

Diz a lenda que ele é a reencarnação do deus Osíris quando morria e do deus Ptah enquanto vivia. Tal criatura era representada com um amuleto de cobra na testa e um círculo solar sobre a cabeça, entre os chífres.

Sha

Dentre os seres mitológicos egípcios, Sha é o animal que representa o deus Seth.

Lenda

Diz a lenda que Sha é um animal de características caninas muito magro com uma cauda rígida e ponta em formato de flecha. Seu focinho é alongado e suas orelhas retas.

Fim do artigo sobre os Seres Mitológicos Egípcios

Bom, aqui termina a lista dos Seres Mitológicos Egípcios. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses, entidades e criaturas mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve, aqui no blog!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.