Você conhece os Seres Mitológico Gregos?

Neste post,  inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Seres Mitológicos Gregos. Abaixo estarão descritas os nomes e as lendas e as principais características dessas criaturas, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Seres Mitológicos Gregos

A mitologia Grega é repleta de seres fantásticos e criaturas mitológicas. Seu repertório abrange desde deuses que se relacionavam com mortais, passando por heróis que lutavam contra monstros e indo até os titãs, criaturas primordiais que acompanharam o início dos tempos. Neste post focaremos nos seres mitológicos gregos.

seres-mitológicos-gregos

As criaturas lendárias da Grécia Antiga enriquecem os mitos e lendas dessa civilização, que  possui diversas criaturas fantásticas, cada uma com suas peculiaridades, desde monstros gigantescos até seres humanoides. Ambos desempenham papel essencial em várias histórias desse povo. Abaixo serão apresentados os principais seres mitológicos gregos e suas lendas para que você possa ficar por dentro desse mundo incrível!

Centauro

Os centauros são criaturas muito conhecidas da mitologia grega com o corpo metade humano e metade cavalo. Em geral são seres selvagens, sendo associados à barbárie.

centauro

Lenda

Diz a lenda que os centauros viviam nas montanhas de Tessália sendo divididos em dois grupos: Os filhos de Íxion e Nefele e os filhos de Filira e Cronos. Neste último grupo estava o centauro Quíron, mais conhecido de todos eles. Quíron era considerado muito sábio e bondoso, sendo representado como amigo e tutor de vários heróis, tais como Hércules, Aquiles e Jason.

Sátiro

Comummente confundidos com os centauros, os sátiros são criaturas metade humanas e metade bode. Eles são sempre figuras masculinas.

satiro

Lenda

Diz a lenda que os sátiros eram divindades menores da natureza que viviam nos campos e bosques e que costumavam se relacionar com as ninfas.

Sereias

As sereias da mitologia grega, assim como em muitas outras culturas, são criaturas representadas como metade mulher e metade peixe.

sereia

Lenda

Diz a lenda que que elas eram capazes de atrair e encantar qualquer um que ouvisse o seu canto. Algumas fontes afirmam que elas podiam prever o futuro.

Minotauro

O minotauro é uma criatura grega retratada com um corpo de homem e cabeça e cauda de touro.

minotauro

Lenda

Diz a lenda que essa criatura habitava um labirinto na ilha de creta, que era governada pelo rei Minos. Todos os anos 7 homens e 7 mulheres eram enviados ao labirinto para serem devorados pelo minotauro, até que o herói grego Teseu resolveu aventurar-se no labirinto para tentar matar a criatura. Antes de entrar no labirinto, no entanto, Ariadne, a filha do rei, apaixonada pelo herói, lhe deu um novelo de lã para que ele pudesse se guiar no labirinto e com uma espada mágica, para que pudesse matar o minotauro. Com ajuda dos presentes da amada, Teseu foi capaz de, por fim, eliminar o monstro e trazer paz à Ilha de Creta.

Ninfas

As ninfas são espíritos femininos da natureza, ligados a um local ou objeto particular da natureza (tal qual uma fonte ou árvore).

ninfas

Lenda

Diz a lenda que, embora não fossem imortais, tinham uma vida duradoura e não envelheciam. Tinham dons curativos e de profecia.

Quimeras

As quimeras são criaturas híbridas formadas com características de mais de um animal.

quimera

Lenda

Diz a lenda que elas eram capazes de lançar fogo pelas narinas e que nasceram da união de Equidna e no gigante Tifão.

Cerberus

Cerberus ou Cérbero é uma criatura monstruosa da mitologia grega retratada como um cão de três cabeças gigantesco.

cerberus

Lenda

Diz a lenda que ele guardava a entrada do mundo inferior. Seu papel era deixar as almas entrares e jamais saírem.

Ciclopes

Na mitologia grega, os ciclopes eram retratados como gigantes imortais que possuíam um único olho no meio da testa.

ciclope

Lenda

Diz a lenda que os ciclopes trabalhavam como ferreiros para o deus Hefesto, nas forjas em que se faziam as armas mais poderosas da Grécia, como o raio de Zeus.

Gorgonas

A górgona é uma criatura que possui características femininas somadas ao aspecto de um monstro feroz: seus cabelos eram na verdade ninhos de serpentes violentas e letais.

medusa

Lenda

Diz a lenda que existiam três górgonas: Medusa, a mais conhecida de todas, Esteno e Euríale. Atena as teria transformado em monstros após elas se mostrarem maldosas e sem escrúpulos. A partir daí elas foram condenadas a trocar sua bela aparência por serpentes no lugar de cabelos e presas de javali no lugar de dentes. Seus pés e mão se transformaram em bronze e sua pele em escamas douradas. E por fim, tudo que elas olhassem se transformaria em pedra.

Hidra de Lerna

Segundo a mitologia grega, a Hidra de Lerna é um monstro em forma de dragão com várias cabeças de serpente.

hidra-de-lerna

Lenda

Diz a lenda que ela era filha de Tifão e Equidna e habitava o pântano próximo ao lago de Lerna. Sua característica mais marcante era a sua capacidade de regeneração. Quando uma de suas cabeças era cortada cresciam duas em seu lugar.

Pegasus

Pegasus é um cavalo alado muito conhecido da mitologia grega. Em algumas fontes ele é chamado de Pégaso.

pegasus

Lenda

Diz a lenda que ele é filho do deus Poseidon e da górgona Medusa e que ele nasceu do sangue que escorreu da cabeça decapitada de Medusa por Perseu. Ele foi capturado e domesticado por Belerofonte, herói grego.

Fim do artigo sobre os Seres Mitológicos Gregos

Bom, aqui termina a lista dos Seres Mitológicos Gregos. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses, entidades e criaturas mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve, aqui no blog!