Os 9 Principais Seres Mitológicos Hindus

0

Você conhece os Seres Mitológico Hindus?

Neste post, inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Seres Mitológicos Hindus. Abaixo estarão descritas os nomes e as lendas e as principais características dessas criaturas, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Seres Mitológicos Hindus

Os hindus constituem um povo antigo que hoje tem sua maior representação na Índia. Eles são entendidos como seguidores do hinduísmo, que consiste em uma religião que une crenças e estilos de vida.

seres-mitológicos-hindus

Os praticantes dessa religião acreditam em diversas divindades e vivem sobre um sistema de castas, entre outras coisas. Além disso, estão relacionados ao hinduísmo alguns seres fantásticos, normalmente relacionados a animais específicos, que possuem lendas fascinantes e são vistos como fonte de ensinamento dentro da religião. Abaixo você poderá conhecer mais de perto cada um deles e suas lendas. 

Garuda

Conhecido também por Nagari, Garuda é um ser mitológico de origem hindu que é representado por uma águia tão brilhante que se assemelha a uma grande chama.

Lenda

Diz a lenda que Garuda era utilizada como montaria de Vishu, deus relacionado ao sol e ao fogo. Conta-se que Garua é o grande inimigo das serpentes Nagas, sendo conhecido como aquele que destrói as serpentes.

Jambavan

Também conhecido como Jambavanta, essa criatura da mitologia hindu é o rei dos ursos. Ele é representado como um urso negro asiático.

Lenda

Diz a lenda que essa criatura é imortal para todos, com exceção de seu pai Brahma. Ele foi criado por Brahma para ajudar Rama em sua luta contra Ravana.

Makara

Makara é um ser mitológico da cultura hindu que é representado como um animal híbrido, formado com partes de crocodilo, veado ou elefante na parte frontal e peixe ou foca na parte traseira. Alguma vezes apresenta ainda uma cauda de pavão.

Lenda

Diz a lenda que as Makaras são guardiãs dos portões e umbrais que protegem as salas dos tronos e os templos. Sendo assim, são frequentemente utilizados como gárgulas ou bicas de fontes.

Sharabha

O Sharabha é outra criatura híbrida da mitologia hindu. É representado como sendo parte leão e parte pássaro. Além disso possui 8 pernas e é muito poderoso.

Lenda

Diz a lenda que o Sharabha tem a capacidade de limpar um vale inteiro com um único salto. Acredita-se que Shiva assumiu a forma de Sharabha para pacificar Narasimha, o homem-leão que consistia no avatar de Vishnu.

Gandaberunda

Também chamado de Bherunda, essa criatura é representada na mitologia hindu como um pássaro de duas cabeças.

Lenda

Diz a lenda que esse ser possui uma força mágica incrível. Acredita-se que ele seja capaz de lutar contra as forças da destruição.

Airavata

Airavata é uma elefante representado como deus e conhecido por ser a montaria do deus Indra. Na verdades existem vários elefantes e cada um deles é a montaria de cada uma das oito divindades que presidem os pontos cardiais: Indra, Agni, Yama, Surya, Varuna, Vayu, Kubera e Soma.

Lenda

Diz a lenda que essa criatura surgiu das águas quando os deuses agitaram o oceano. Cada um deles protege e defende sua divindade.

Nagas

Esses seres são criaturas representadas como metade humanas e metade cobras. Elas são fortes e normalmente estão associadas à rios, lagos e oceanos.

Lenda

Diz a lenda que essa espécie (Nagas) pode assumir as formas humanas ou de serpente e que são muito perigosas, mas também podem ser benevolentes. Acredita-se que essas criaturas foram criadas por Brahma e que elas são guardiãs de tesouros.

Nandi

Assim como o Airavata é a montaria de Indra, o Nandi é o touro que serve de montaria para o deus Shiva e como guardião de Shiva e Parvati.

Lenda

Diz a lenda que Nandi é o companheiro constante de Shiva e o guru de 18 mestres. Seu símbolo é a lua crescente, usada por Shiva na testa.

Rahu

Na mitologia Hindu Rahu é um demônio que foi derrotado por Vishnu. Ele é representado sempre com um tigre ou leão ao seu lado, com um cajado em uma das mão, uma flor de lótus na outra e uma cobra enrolada em suas pernas.

Lenda

Diz a lenda que ele é o ser mitológico responsável pelos eclipses. Acredita-se ainda que ele representa a ganância, a obsessão e a tecnologia.

Fim do artigo sobre os Seres Mitológicos Hindus

Bom, aqui termina a lista dos Seres Mitológicos Hindus. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses, entidades e criaturas mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve, aqui no blog!

(Visited 3 times, 1 visits today)