Os 13 Principais Seres Mitológicos Nórdicos

0

Você conhece os Seres Mitológico Nórdicos?

Neste post,  inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Seres Mitológicos Nórdicos. Abaixo estarão descritas os nomes e as lendas e as principais características dessas criaturas, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Seres Mitológicos Nórdicos

A mitologia nórdica é bastante conhecida ao redor do mundo, sendo instrumento de inspiração de diversos livros, filmes e mídias em geral. Eça é baseada principalmente na ideia de que existem 9 mundos primordiais (Asgard, Midgard, etc.) e inúmeros seres fantásticos. Entre eles: Elfos, anões, gigantes, valquírias, etc.

seres-mitológicos-nórdicos

Além dos seres citados, podem ser encontrados também diversos animais e monstros mitológicos que fazem parta das lendas nórdicas, tais como o lobo Fenrir e a serpente Jormungandr. Seguem abaixo algumas dessas criaturas impressionantes e suas principais lendas.

Ratatoskr

Ratatoskr é um esquilo que corre de cima para baixo, e vice-versa, na Yggdrasil, a árvore do mundo, espalhando as mais diversas fofocas.

Lenda

Diz a lenda que Ratatoskr costuma transportar os insultos entre a águia Hræsvelgr que fica em seu topo e o dragão Nidhoggr que fica sob suas raízes.

Hræsvelgr

Segundo a mitologia nórdica Hræsvelgr é um gigante que se transforma em águia e que vive no topo de Yggdrasil.

Lenda

Diz a lenda que ele se senta no fim do mundo e com um bater de asas faz os ventos soprarem. Seu adversário é Nidhoggr.

Fenrir

Dentre os seres mitológicos nórdicos, Fenrir é uma criatura nórdica filha do deus da trapaça Loki. Ele é representado como um lobo gigantes e entendido como aquele que trará a destruição no Ragnarok.

Lenda

Diz a lenda que Fenrir é um lobo gigante forte e poderoso. Somente Tyr, deus da guerra, era corajoso o bastante para cuidá-lo e alimentá-lo. Contudo, a medida que o lobo foi crescendo e seu poder aumentando, os outros deuses começaram a temê-lo, principalmente pela profecia que dizia que ele traria destruição no Ragnarok. Para contê-lo eles acorrentaram Fenrir com Gleipnir, corrente feita pelos anões capaz de conter tal criatura. Acredita-se que no Ragnarok Fenrir se soltará das correntes.

Kraken

O kraken é uma espécie de lula gigante originária do folclore nórdico.

Lenda

Diz a lenda que essa criatura tem o tamanho de uma ilha e possui 100 tentáculos. Era um monstro extremamente temido pelos marinheiros, pois acredita-se que costumava destruir navios.

Jormungandr

Jormungandr é uma serpente gigante, filha do deus da trapaça Loki com a gigante Angrboda.

Lenda

Diz a lenda que Odin a raptou e jogou no oceano que circula Midgard, onde vive desde então. Acredita-se que a serpente era tão imensa que era capaz de envolver a Terra com o próprio corpo e morder sua própria cauda. Por esse motivo é chamada também de serpente do mundo.

Nidhoggr

Nidhoggr é um enorme dragão com forma de serpente que mora sob as raízes de Yggdrasil, em Nifheim.

Lenda

Diz a lenda que Nidhoggr se alimenta de corpos mortos e que ele rói as raízes mais fundas de Yggdrasil com o objetivo de destruir o mundo no Ragnarok, quando levará os mortos para a batalha.

Sleipnir

Sleipnir é um corcel negro de 8 patas, sendo descrito como montaria de Odin e cavalo mais veloz do mundo.

Lenda

Diz a lenda que Sleipnir podia cavalgar na terra, no mar e no ar e, por mais incrível que pareça, que ele é filho de Svadilfari e Loki, que lhe deu a luz quando se transformou em uma linda égua branca.

Huggin e Muninn

Huggin e Muninn são os dois corvos de Odin que voam por Midgard trazendo informações para o deus.

Lenda

Diz a lenda que Huggin representa o pensamento e Muninn a memória, e que todo dia eles voavam ao redor do mundo a pedido de Odin. Toda vez que morriam eram ressuscitados por magia e reapareciam no palácio de Odin.

Tanngrisnir e Tanngnjóstr

Tanngrisnir e Tanngnjóstr são os bodes que puxam a carruagem do deus Thor segundo a mitologia nórdica.

Lenda

Diz a lenda que Thor costumava consumir a carne os bodes, o que lhe fornece força. Em seguida ele ressuscitaria os bodes utilizando o poder do seu martelo e seguiria viagem.

Skoll e Hati

Skoll (Traidor) e Hati (Odioso) são dois lobos gigantes da mitologia nórdica, filhos de Fenrir.

Lenda

Diz a lenda que Skoll persegue o sol e Hati persegue a lua e que ambos serão responsáveis pelo apocalipse nórdico, o Ragnarok. Quando Hati devorar a lua e Skoll devorar o sol, o mundo será coberto por uma vasta escuridão e Fenrir sairá de sua prisão, causando destruição por onde passe.

Fim do artigo sobre os Seres Mitológicos Nórdicos

Bom, aqui termina a lista dos Seres Mitológicos Nórdicos. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses, entidades e criaturas mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve, aqui no blog!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.