Vovó inteligente é uma nova  série de histórias, que são engraçadas e ao mesmo tempo repleta de informações. A garotada irá conhecer uma professora muito esperta: A vovó Quica! Ela parece saber  tudo porém, pelo fato de não ouvir direito, sempre interpreta as palavras de outra forma. Contudo, isso não é problema, muito pelo contrario, esse é o motivo que a faz sempre tem algo novo para ensinar à família.

Ela ensina ciências, geografia, filosofia e tantas coisas mais. Por isso a garotada ama estar por perto dela, para saber o que a vovó irá dizer, eles  sabem que ela sempre carrega  algo novo para compartilhar com todos! E então, vamos aprender com a vovó?

A vovó inteligente: A lua é de queijo?

Levante a mão quem nunca pensou ou ouviu falar que a lua parece queijo? Bom, há um tempo atrás, algumas pessoas garantiam isso! Mas a vovó faz questão de explicar do que a lua é feita, e se você quiser saber é só acompanhar a vovó!

Personagens:

  • Vovó (Dona Quica)
  • Pai (Sr. Jairo)
  • Mãe (Senhora Alice)
  • Filho ( Biel )
  • Filha (Dóris)

AVISOS!

AVISO 1:

Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?

Vídeo entrevista com Numo Rama, apresentando a profissão fotógrafo e a ótica do Numo Rama nesse projeto.

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 2:

Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!

Pensamos em atividades para ajudar nossas crianças a aprender a ler. Vamos ver!?

Que tal algumas brincadeiras com balões!?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 3:

PRECISAMOS DO SEU APOIO!!

CONTAS PARA DOAÇÃO

NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10

BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44

CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA

BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848

Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

A vovó inteligente: A lua é de queijo?

Dona Quica é uma vovó diferente. Além de muito esperta e prestar atenção em tudo o que se passa no meio da comunidade onde vive, sempre tem alguma coisa para ensinar à família. Só há um probleminha, ela é um pouco surda, e vive confundindo as coisas, mas, no final sempre suas confusões resultam em vantajosas lições de sabedoria.

Vamos ver o que acontece com a família da vovó ? Então venha comigo, e vamos descobrir se a lua é de queijo ?

Dóris  e a queimada!

Dóris é a neta caçula da vovó  Quica. Com muita vontade  de jogar queimada com as amigas na rua, queria arrumar um jeitinho para sair escondida. No entanto, sabia que sua mãe não aprovaria que ela deixasse de estudar durante a semana, para ficar na rua, pois isto só deverá acontecer  no final de semana ou feriados. Porém, sabendo que a vovó estaria sentada ali, e poderia contar a sua mãe, Dóris resolveu dar voltas e desviar-se do lugar onde estava a  vovó, para que  não percebesse a bola escondida na blusa.

Quando já estava quase conseguindo fugir,   a vovó deu um grito  que estremeceu a garota

– Dóris!  Onde pensa que vai?

-Vou brincar na rua vovó!

O quê?  Vai pisar na Lua ?   Como conseguiu? Alguém te deu passagem de foguete?    Lembro-me bem, foi na minha época sabe?

 

-Na sua época Vovó?

-Foi sim! Então, quando o homem pisou na lua pela primeira vezem 1969,foi muita emoção!   As pessoas  ficavam aqui de baixo olhando para o céu, esperando para saber se a lua era mesmo de queijo!

– E era vovó?

– Claro que não menina!  Lua é coberta de areia, e a luz que a faz brilhar é reflexo da luz do sol. Os cientistas descobriram que lá é escuro e se não fosse o sol que brilha de dia, não veríamos a linda lua à noite.

– Puxa Vovó, me deu até vontade de conhecer a lua!

– Dizem que vai ter ônibus espacial daqui uns dias, se tiver minha netinha, vamos lá passear uuuh!

Alice encontra Dóris

Sem que houvesse tempo de Dóris escapar, sua mãe  chegou na sala. Sem grandes rodeios, dona Alice foi logo falando:

 – Ainda bem que te encontrei Dóris, já ia lhe dar uma lição!                                                              Vovó sem ouvir direito deu um grito:

– O quê? Jogar lixo no chão???  Isto polui o meio ambiente!!! Causa doenças e enchentes!  Quando chove, os bueiros ficam entupidos e a água entra nas casas. Além disso, faz com que ajuntem moscas ratos e baratas transmitindo doenças. Quem aí vai jogar lixo no chão?

– Não vovó não vamos jogar lixo no chão não! Já aprendemos a lição!

Enquanto Dóris e Alice se divertiam e aprendiam  com a surdez da vovó, chegaram senhor Jairo e Biel,  os quais andando rapidamente, perguntam:

– Vovó, sabe onde   está meu relógio?

Vovó inteligente e o nicho ecológico

Nicho ecológico?  Claro que sei o que é!   É o modo de viver de cada espécie, dentro de sua casa, o que ele gosta de fazer, são os costumes e profissão.  Por exemplo meu nicho é meu crochê, conversar com vocês tomar meu chá das 6, ler o noticiário.

O nicho de Dóris é estudar e comer bastante pra crescer!  Da Alice é lavar a louça e fazer um jantar bem gostoso! Do bob nosso cachorrinho é correr, brincar, latir e assim Nicho ecológico é tudo o que se faz dentro de sua casa e nos arredores onde se vive.

 –Vovó, com a senhora é boa para ensinar!    Exclamou Biel.

– É Biel sem contar que “Nicho é diferente de habitat”. Porque o habitat trata-se do endereço da pessoa ou dos animaizinhos junto com sua espécie.

Senhor Jairo entusiasmado dá também sua nota:

É  maravilhoso termos uma vovó inteligente, isto não é para qualquer um não!   Que tal comemorarmos comendo um frango a passarinho?

Mas, a vovó se levanta com raiva, pega a sombrinha e parte para cima do senhor Jairo ameaçando bater coma sombrinha na cabeça dele e gritando:

 

Nãaaooo!  isso eu não vou permitir! Os animais estão em extinção e temos que protegê-los. Você ainda tem coragem de cassar passarinho? Nãooooooooo!

Assim todos correm da vovó inteligente e de sua sombrinha, Jairo com a mão na cabeça, não consegue parar  para  explicar a vovó que se tratava apenas de uma refeição .

Fim

Se você gostou da história da  vovó inteligente, ou seja, da vovó Quica, e quer ler  mais, fique sempre conosco! Estaremos postando toda semana uma história contendo uma lição da vovó Quica, Vocês verão que vovó sensacional!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.