Golpe de 1964? é com a vovó inteligente ! Ela  agora está trazendo para a turminha, uma super história, sobre o complicado golpe militar, ocorrido no ano de 1964. Daqui para frente portanto, ninguém mais poderá se queixar de não entender desse assunto, pois quando a vovó conta, ela encanta!  Vamos lá?

Série a vovó inteligente nº 2 – Golpe de 1964

Já te contaram que o Brasil por um bom tempo, foi governado por militares? Então, que tão conhecermos agora, como isto aconteceu ? Vamos ouvir a vovó ensinando à Dóris sobre o assunto? Então, se preparem para escutarem as metralhadoras!

Série a vovó inteligente nº 2 – Golpe de 1964

Dóris acordou de mau-humor  e não queria  nem mesmo tomar o café da manhã.  Vovó, como sempre, foi até a garota para saber o que estava acontecendo:

– O que houve com você Dóris, dormiu no vento?

– Ah! Estou chateada vovó, não sei os fatos!

– O quê??? Você pisou nos gatos?

– Não vovó!  Eu não estou sabendo, os fatos do número 8!

– Para quê ficar aborrecida menina! Nessa casa, o que não falta são biscoitos!

– Não estou com fome não vovó! Eu só queria decorar os fatos!

– Entendi!  Você tem um dever de casa que fala de 1964?  Ah! Dessa época eu sei de mais!  Assente-se aqui perto da vovó que já vou te contar!

A Vovó  explica: Capitalismo e comunismo

Dóris não sabia se ria ou chorava! Mas, como ouvir a vovó, sempre resultava em notas melhores na escola, ela rapidamente fez questão de ouvir a cientista da família!

– Minha netinha, as coisas não eram tão fáceis, acredita? Em 1960  já existia no mundo, os países capitalistas, que permitem as pessoas possuírem empresas, inclusive que empresas de outros países, entrem no território deles. Tudo a favor de render mais dinheiro!

Existia também nessa época, alguns países comunistas, onde o governo controlava toda economia, e não deixava empresas estrangeiras, entrarem em seu território. O governo deveria dominar absolutamente tudo! Eles deveriam controlar tudo o que entrava e saia de seu território.

Pensa em um gato e cachorro, brigando pelo espaço da casa e carinho do dono! Assim são capitalistas e comunistas brigando para ter o controle de um país.  O capitalista fala: Entra, entra, entra dinheirinho! Não importa de onde tiver vindo!

 Mas, o comunista grita: Aqui só entra e sai quem der satisfação, controlo tudo e não aceito opinião!

E assim é até hoje Dóris! Capitalismo e comunismo, são inimigos mortais!

Para você ter ideia, o Estados Unidos é o chefão dos países capitalistas, portanto, amigão do Brasil. No entanto, Cuba, é a referência do comunismo, tendo diversos países que são fechados e seguem o mesmo padrão deles, inclusive a Coreia do Norte.

    

A Vovó inteligente fala sobre a situação do Brasil antes do golpe de 1964

– Minha netinha! Nos anos 60 o Brasil estava do lado dos Estados Unidos, mas como não tinha tanta força como hoje, eles ficaram com muito medo, de que os comunistas tomassem o poder e governassem o país.

Nessa época o presidente do Brasil, conhecido com “Jango” ou João Belchior Marques Goulart, tentou governar o país  mas, não conseguiu.

Alguns empresários e militares se reuniram,  o tirarem do poder.

Começou uma bagunça! Nas ruas tinham manifestações, pois alguns queriam que Jango ficasse, porém outros desejavam que ele saísse. Contudo, ele não teve apoio dos outros políticos, por isso, não conseguiu segurar o governo, e para ficar pior ainda, as coisas estavam caras demais, e o preço só subindo!Pobre não conseguia nem comprar carne direito, Dóris! E o leite? Pensa o que aconteceria se eu ficasse sem meu queijinho! Ainda bem que papai tinha fazenda!

Tudo estava encarecendo, e Jango não conseguia controlar os preços. Em 31 de março de 1964, o general Olímpio Mourão Filho, colocou canhões na rua, e fez muito medo no presidente.

Logo, logo os militares tomaram a frente da direção do país, e o Marechal Castelo Branco se tornou o presidente do Brasil com apoio dos militares!

 Vovó  fala sobre a ditadura após o golpe de 1964

Nessa época, aconteceu a “Ditadura!”! Portanto, não havia votação para escolher o presidente, e muito menos o povo podia dar opinião ou saber o que acontecia no governo. Mas, como os militares possuíam o poder de decisão, o povo apenas se submetia ao comando.

Você sabia Dóris, que a  a liberdade de escolha e participação do povão, em tudo o que acontece em um país, se chama “Democracia” ? ” Demos”, significa povo, e “Cracia”, quer dizer governo. Portanto, Democracia representa um país governado pelo povo.

Mas, naquele tempo o povão não opinava nada, e tinha que ficar jururú, cada um em seu cantinho. O governo militar que tomava todas as decisões, durou firme até 1974, quando o presidente Ernesto Geisel foi eleito,  a mulherada de minha época se encantava com ele!

Esse homem, tentou acabar com a ditadura, e aconteceu um bafafá daqueles! Mas, apenas em 1979 quando João Batista Figueiredo se tornou o último presidente militar do Brasil, que o sistema começou a mudar. Portanto, tudo mudou.

Dóris, nem te conto! Mas, foi em 1988 o grande triunfo! Com o governo de José Sarney, o Brasil ganhou sua “Constituição”! Um conjunto de leis que garante a democracia, o direito do povo votar e opinar nas decisões políticas! Agora, Brasil é Brasil!

– Puxa vovó! A senhora me deu uma aula de história e política! E eu que apenas queria saber quanto é 8 x 8, já descobri que é 64!

Nunca mais irei esquecer! Cada vez que precisar lembrar, associarei ao golpe de 1964!

-Será que teria como a senhora contar algo que me lembre quanto é 9 x 9 ?

– 2019?  Claro! É o ano com novo presidente! Onde todos esperamos receber: “Um bom salário!”

-Você é incrível Vovó!!!

 Autoria: Elaine Costa

 

Exercício de leitura – A vovó inteligente nº 2 – Golpe de 1964

  1.  Parece que a Dóris aprendeu com a vovó, mas, e você? Me diga: Qual foi o presidente que estava governando o Brasil até março de 1964?——————————
  2. Como se chamava o General responsável por colocar canhões na rua e forçar a saída do presidente? ————
  3. Qual o nome do presidente que assumiu o lugar de Jango? _____________
  4. Quem foi o último presidente do Governo Militar? —————————–
  5. Quem estava na presidência em 1988 quando foi feita nossa Constituição?
  6.  O que contém na Constituição ( documento de nosso país)? ——————
  7. Veja as imagens a seguir e escreva o que você consegue entender:
  8. Fim

Esperamos que tenha aprendido sobre o golpe de 1964 com a vovó inteligente. Afinal, só conseguiremos entender melhor o presente e planejar o futuro, se conhecermos o que houve no passado. Acompanhe a vovó Quica, que confundido você não fica!

Leia também o primeiro número da Vovó inteligente: “A lua é de queijo?” Fique sempre ligado na gente, e nas próximas aulas da vovó inteligente! Teremos muito mais!

Portanto, não deixem de conhecer outros trabalhos da Demonstre, esse blog fantástico que se empenha com todo carinho para oferecer-lhe auxílio em sala de aula! Compartilhe nossas publicações com seus alunos e amigos, nos envie suas sugestões, estamos abertos para ideias geniais!

Um grande abraço e até breve!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.