A candidata da vez é a vovó inteligente! Nunca perde oportunidades, está sempre filosofando! Sabe administrar as finanças como ninguém, encontrando solução para os mais difíceis problemas. Portanto, quem sabe nas próximas eleições ela não se candidata à prefeita de sua cidade?

Série a vovó inteligente nº 4 – Vovó a candidata da gente!

Estar perto da vovó é sempre muito produtivo, além de muitíssimo divertido! Portanto, já que ela irá ao mercado,que tal acompanha-la? Vejamos o que acontece, quando se depara com o alto preço dos produtos. E que nos dirá sobre a situação em que a cidade se encontra? Observem como a vovó é pra lá de competente!

Vovó inteligente vai a mercado

O dia amanheceu com céu límpido e maravilhoso! Dona Quinca abriu a janela de seu quarto e respirou. Contudo, não queria que Dóris perdesse o maravilhoso frescor da manhã, portanto foi logo acordando a neta com um convite tentador?

– Dóris minha querida, o dia está lindo, que tal você se levantar e buscar comigo, um sonho na padaria?

– Ah, vovó! Por favor, me deixe dormir, só mais um pouquinho!

-Essa meninada de hoje não sabe o que é vitamina “D” natural, não gosta de pegar o sol antes das dez!

No entanto, como queria sair um pouco, deixou a neta dormindo e decidiu ir sozinha ao mercado. Apoiada por sua bengala, observava atentamente a tudo o que via por onde passava.

Foi até o mercado, e ficou assustada com os preços de alimentos, porém, o susto maior foi com a situação da cidade! Estava suja e esburacada, como se estivesse abandonada.

Vovó  e a lição do tombo

De repente, levou um tropeção e caiu de joelhos. Um jovem usando terno e gravata, com bastante atenção, ajudou dona Quica a  se levantar. Logo percebendo que ele era um político a vovó adiantou:

– Bonita gravata meu rapaz!

– Obrigado vovó! A senhora se machucou ? Eu vi quando tropeçou e caiu!

– Sim meu jovem, foi o preço dos legumes que me agrediu!  Eu  fiquei aqui de joelho adiantando meu pedido de socorro pelo o país!

– Como assim?

– Ah meu filho! Os jovens são tão inocentes!!! É Tanta corrupção que até deu corrosão no chão, e como resultado, levei esse tombão!

– Não estou entendendo a  senhora ?

– Ah! Então você quer que eu coloque para fora? Então aí vai! Essas buracadas nas ruas, será que são bombas que estão estourando no Brasil e a gente não sabe?

– Bomba vovó? Que bomba?

Vovó inteligente fala contra a corrupção

-Se eu sou contra? Eu sou contra sim! Foi SANGUESSUGA querendo o sangue da gente, foi FURACÃO e tanto dinheiro indo embora, e o LAVA- JATO lavando sujeira por toda parte? Acabou levando um MAR DE LAMA lá pra Governador Valadares! Tá sabendo meu jovem?

– Puxa vovó a senhora sabe muito! ( diz o jovem mexendo na gravata)

Outro homem, também engravatado, se aproximou.  Cumprimentou o amigo com tapinha nas costas, no entanto, ignorou completamente a vovó.

-Ei amigo! Que tempão rapaz! ( Disse o homem ao político)

A vovó escutando sem perder tempo interferiu :

– O que? Você também participou do desvio de dinheiro da Petrobras?

os homens se olham assustados, até que   um deles respondeu à vovó:

Não senhora, eu sou apenas candidato a vereador da cidade !

disse ele mexendo novamente na gravata.

-Esta cidade precisa mudar não é vovó? Mais emprego, mais diversão, mais saúde, movimento…

-O que?  Você é uma cabeça de vento??? (eles se olham novamente assustados )

Pois bem meus jovens, está na hora de pararem de voar, e portanto, colocar os pés no chão!  O Brasil precisa de gente honesta pra nos representar. Mais do que gente com boa intenção, nossa cidade precisa de intervenção!

Mais  pessoas se aproximaram do local, as quais parando, começam ouvir a vovó.

Vovó surpreende o povo!

Dóris após ter acordado, percebeu que a vovó demorava e e saiu  atrás dela. Vendo-a cercada por muitas pessoas perguntou:

Vovó, o que aconteceu ?  A senhora caiu?

olhando para as compras no chão, a menina questionou:

– É só isso que a senhora comprou? Onde está o restante?

-Dóris, você chegou bem na hora! Era disso que eu queria falar com os moços! É a respeito dos restaurantes!  Aqueles populares, com comidinha boa e barata que matava a fome de muitos trabalhadores, e teve que fechar! Mas, por quê? Por causa da corrupção!

– Vovó, o que tem haver os restaurantes com a senhora ter caído?

– Dóris, é difícil achar um candidato que não tenha corrompido! Mas o rapazão aqui me ajudou, será que ele está pronto para ser um um bom vereador? Se ganhar meu rapaz, trate de pedir ao prefeito, para tapar os buracos dessas ruas e agilizar os encanamentos!

Eu tomei um tombão, e quase que tive que ir parar no Pronto Atendimento, mas ainda bem que não fui,  pois não sei, se teriam leito ou médicos, para me socorrerem lá!

O bom candidato

O jovem politico ao ver o elogio da vovó, mexeu novamente na gravata e olhando todos a sua volta, deu um sorrisinho forçado  para o povo, e acenou com mão! Aproveitando para fazer  ali sua campanha, soltou o discurso:

– Olá pessoal! Essa vovó e mesmo uma gracinha, na hora de votar lembrem-se de mim, meu nome é Fernando Rainha!

Dona Quica  imediatamente reforçou:

– Vocês ouviram o moço? Chega de ladainha!

Tá na hora de botar mais leite pra gatinha!!   E aproveitando que vocês estão aqui, vou deixar um conselho de experiência:

Essa cidade precisa, de pessoas que nos represente de verdade! Que olhe para os pobres, e acate a sociedade.  Precisamos de atendimento à saúde;  lazer ;  segurança; valorização dos professores e respeito com os cidadãos.

Que volte nossos restaurantes! Precisamos de uma rodoviária! Esta cidade pode ser um exemplo pra o Brasil! . E eu tenho que ir andando pois preciso assistir o jornal !

Nisto outro jovem sai do meio da multidão e grita:

– Espera vovó! Já decidimos em quem votar! ( Pessoas carregando faixas surpreendem dona Quica  dizendo:

–  A vovó inteligente é a candidata da gente! A vovó inteligente intende a gente! A vovó  agora sim, uma prefeita eficiente!

Elejam nossa candidata!

Os jovens se juntaram ainda mais, e levantando a vovó do chão, gritavam para o povo:

Digam não, digam não! Fora corrupção! Queremos gente  honesta nessa eleição, é vovó inteligente nossa melhor opção!

E foi aí que dona Quica ficou conhecida como a melhor candidata a prefeitura!

 Bom, como você já sabe, ela não teve como continuar a campanha, pois ouvia mal, e sempre trocava as palavras assustando as pessoas!

Contudo, mesmo não querendo concorrer, vovó prometeu, que fiscalizaria tudo de perto, portanto, cobraria mudanças e concertos, pois com dona Quica na área, político tem que ficar  esperto, ou melhor, fazer tudo certo!

Autoria: Elaine Costa

 

OBS* SANGUESSUGA, FURACÃO, LAVA A JATO E MAR DE LAMA são escândalos políticos com desvio de dinheiro público ( corrupção)

Exercícios de fixação – Vovó Inteligente a candidata da gente

Vamos aprender um pouco como surge a corrupção? Então, que tal responder o questionário a seguir?

  1. O que levou a vovó tropeçar na rua?
  2. O que isso tem a ver com a corrupção?
  3. O que você sabe sobre o Lava-jato?
  4. Como o dinheiro público nos municípios é conseguido?  e Para quê ele serve?
  5.  Por que os políticos  são constantemente acusados, de serem  responsáveis, por parte do desvio de dinheiro público?
  6.    No início da carreira, todos querem agir corretamente, por que será que alguns se desviam da honestidade? Dê sua opinião.
  7. O que você faria, se encontrasse uma carteira recheada de dinheiro, e junto dela, o documento e endereço da pessoa que perdeu?

Sabia que a corrupção começa tirando o pirulito que era destinado ao nosso irmão? Usando o WiFi do vizinho sem permissão, pegando a laranja  de dentro do quintal de outros, sem que os moradores consintam…

Ser honesto por completo, não é tão fácil como pensamos! No entanto, também não é impossível! É uma questão de moral e ética, então que tal treinarmos? Embora todos nós tenhamos falhas ainda que pequenas, se praticarmos, conseguiremos melhorar nossos atos, desta forma, contagiaremos a todos e produziremos um mundo melhor.

Fim

A nossa candidata, vovó inteligente, dessa vez nos deu uma baita lição, não é mesmo? Portanto, se você está gostando dessa série de histórias da vovó, continue nos seguindo no Demonstre! Nossa finalidade, é de que as crianças e adolescentes entendam melhor,  e de forma divertida, assuntos que para alguns deles, é um tanto cansativo ou complicado. Mas, com a vovó Quica, as coisas sempre  descomplicam!

Fique conosco, breve teremos mais para vocês!

Um abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.