Sugerindo ideologias – Brincadeira sobre Debate Político

0
326
Sugerindo ideologias - Brincadeira sobre Debate Político

Estamos em uma época cujo conflito de ideias se torna algo muito mais intenso pelo simples fato de não haver comunicação o bastante entre grupos, em que um não busca compreender a ideologia do outro. Ou ainda, entre aqueles que não possuem uma opinião formada – e portanto não possuem uma proposta de resolução – e os que talvez possuam uma resposta. É para acabar com este último aspecto que temos a atividade Sugerindo Ideologias.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como criar a Atividade Sugerindo Ideologias

Esta é uma atividade que deve ser feita com bastante cuidado, para evitar conflitos mais graves dentro de sala. Sugerir ideologias significa trazer ideias que afetem a sociedade como um todo, portanto é importante que os professores direcionem os alunos a terem discussões saudáveis, e sobretudo imparciais – afinal, por mais que seja um ponto de vista pessoal, elas não devem favorecer apenas os próprios alunos.

Sugerindo Ideologias

Público alvo: crianças ou adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental e que já saibam ler e interpretar textos.

Idade: à partir dos 10 anos de idade.

Recursos: pegue imagens que possam demonstrar situações que a criança ou adolescente deverá sugerir ideologias. Imprima elas e a coloque em cima da lousa para a melhor visualização dos alunos

Objetivo: fazer os alunos identificarem ocasiões e problemas que deveriam ser solucionados com as iniciativas políticas, e assim desenvolver ideologias para que aquele problema acabe.

Passo a passo

  1. A ideia é deixar todas as imagens na lousa para que todos os alunos possam identificar as situações e criar ideologias políticas que deveriam ser criadas e desenvolvidas para solucionar os problemas.
  2. Essa brincadeira é basicamente uma atividade, e é feita de maneira individual.
  3. Ao final, todos devem dizer o que desenvolveu e por que é importante.

Através das opiniões dos alunos, é possível montar novas atividades e procurar observar os seus pontos de vista de maneiras inéditas. Muitas vezes, aqueles alunos mais retraídos ou os mais brincalhões possuem uma visão única e que pode ajudar a todos se for bem incentivado. Tenha estes detalhes em mente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.