Você já pensou em brincadeiras para aprender sobre política? Aprender sobre política costuma ser algo complexo para as pessoas, principalmente para as crianças que ainda não possuem uma noção do que seria a política e tudo que possa envolvê-la. Ensinar alguns assuntos complexos pode ser complicado, mas com formas diferentes de ensinar pode ser mais fáceis ter acesso ao conhecimento. Um exemplo? As brincadeiras, que são formas descontraídas de levar o conhecimento. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Sugerindo ideologias e outras brincadeiras para aprender sobre política.

Sugerindo ideologias

Aqui cabe um disclaimer então:

NENHUMA DAS BRINCADEIRAS TEM O INTUITO DE PARTIDARIZAR, MAS DE FAZER COM QUE O ALUNO APRENDA SEU LOCAL CRÍTICO NA SOCIEDADE E POSSA REFLETIR SOBRE OS SISTEMAS QUE FAZ PARTE, AFIM DE DE SE TORNAR UM CIDADÃO PLENO.

Brincadeiras para aprender sobre política

Se está em busca de começar introduzir assuntos políticos para crianças ou para outras pessoas, é possível usar as brincadeiras como forma bem bacana de proporcionar o conhecimento. Confira abaixo as brincadeiras para você ensinar ou até mesmo aprender sobre as ideologias políticas.

Sugerindo ideologias – Brincadeiras para aprender política

Políticas Públicas de Inclusão

  • Público alvo: As crianças ou adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental e que já saibam ler, além de interpretar texto.
  • Idade: Crianças a partir de 10 anos de idade e também as pessoas de idade mais avançada como os adolescentes a partir de 16 anos.
  • Recursos: Pegue imagens que possam demonstrar situações que a criança ou adolescente deverá sugerir ideologias. Imprima elas e a coloque em cima da lousa para a melhor visualização dos alunos.
  • Objetivo: Fazer os alunos identificarem ocasiões e problemas que deveriam ser solucionados com as iniciativas políticas e assim eles devem desenvolver ideologias para que aquela problema acabar.

Passo a passo:

  1. A ideia é deixar todas as imagens na lousa para que todos os alunos possam identificar as situações e criar ideologias políticas que deveriam ser criadas e desenvolvidas para solucionar os problemas.
  2. Essa brincadeira é basicamente uma atividade, e é feita de maneira individual e ao final todos devem dizer o que desenvolveu e por que é importante.

Fim da brincadeiras Sugerindo ideologias

Se você gostou da atividade, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 brincadeiras para aprender sobre política

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.