Técnica Vocal

0

Você acha que para cantar precisa de algum talento especial? Isso não é bem verdade, com um treinamento eficaz você conseguirá cantar bem. Aprenda a técnica vocal…

Técnica vocal

Já vi um número razoável de não-crentes em técnica vocal, que falam de vários cantores famosos que aparentemente nunca tiveram treinamento vocal e são super talentosos e incríveis.

técnica vocal

Eu geralmente aceno com a cabeça, sorrio e concordo que há algumas pessoas que têm um dom natural e extraordinário e provavelmente também foram estimuladas a se expressar musicalmente enquanto crescia (isso ajuda bastante).

Mas a maioria de nós tem nossos próprios medos e bagagem que vêm junto com o canto. E, muita da técnica é sobre o treinamento do corpo para melhorar nossa voz e aumentar nossa confiança.

Aprender a mecânica de como cantar nunca parece tão fascinante e atraente como simplesmente cantar no carro e não dar a mínima para o que você está fazendo. Então estou aqui para tentar te mostrar um pouco do que você pode fazer e então você pode decidir sozinho.

Conheça o Técnica Vocal Master 1.0!

Como cantar bem?

Muitas pessoas que pesquisam essa frase, estão procurando como cantar bem. Contudo, para essas pessoas, tenho algumas más notícias. Se pesquisar é o que você gasta a maior parte do tempo, detesto contar, mas é provável que seus esforços acabem infrutíferos.

Por que eu diria uma coisa dessas?

Bem, se você passa a maior parte do tempo pesquisando, não tem tempo suficiente para praticar e desenvolver o hábito. Você vê que algo como cantar, a aplicação do que você aprendeu é infinitamente mais importante do que aprender mais e mais (na verdade, aprender mais sem gastar tempo para ter uma habilidade, pode atrasá-lo).

Então, como se aprende a cantar bem?

Cantar é uma habilidade. Para melhorar sua técnica, você deve primeiro aprender o que fazer e, em seguida, fazê-lo até que seja o proprietário. Mas o preço da propriedade é ótimo.

A única maneira de “possuir” uma habilidade é fazer isso repetidamente, não apenas até que ela seja aperfeiçoada. Mas até que você a execute perfeitamente, mesmo sem ter que pensar nisso. Isso leva tempo, foco, persistência e, possivelmente, o mais difícil, uma disposição para falhar um número infinito de vezes até você acertar.

Eu acho que a era da internet é tanto uma bênção quanto uma maldição. É uma bênção porque torna mais fácil para ajudar as pessoas exatamente como você. Te oferecendo as habilidades exatas que precisa para viver de acordo com seu potencial como cantor. Mas é uma maldição porque nos fornece intermináveis distrações que nos atrapalham a aplicar o que aprendemos. Lembrando que uma das mais comuns é estar procurando por mais informações antes de termos o que já descobrimos.

Análise por paralisia é um termo comum encontrado no negócio de marketing de informação, mas eu acho que se aplica igualmente bem para os cantores cantando com informações variadas. De que adianta aprender tudo o que puder sobre cantar na internet se você nunca aplicá-lo? Então, aprenda como evitar isso.

Clique aqui, e conheça o livro digital que tem tudo o que você precisa.

Plano de estudos para aprender a Técnica Vocal

O sucesso sempre começa com um plano. Eu sugiro que você planeje trabalhar em sua voz todos os dias, concentrando-se em um pequeno detalhe ou dois até que você o possua. Esteja disposto a falhar mais e mais até conseguir. Em seguida, empilhe o próximo pequeno detalhe em cima disso, depois outro e, siga adiante.

Eu vou dizer isso de novo, porque eu acredito que é muito importante: Aceitar essa falha repetida é um desvio necessário ao longo do caminho do seu sucesso. Na verdade, eu diria que estar disposto a falhar é menos como um desvio e mais como entrar na interestadual, porque acelera o progresso.

Isso é verdade porque muitas pessoas têm tanto medo de falhar que nunca tentam, se você pular direto para estar disposto a cometer erros, crescerá infinitamente mais rápido.

Saiba mais sobre como cantar bem, aqui.

Aulas de canto

As aulas de canto são imprescindíveis, pois em toda carreira de cantor ou que precisa do canto. Há algumas particularidades, tons e ritmos, que só é possível alcançar estudando a Técnica Vocal.

Aqui estão algumas dicas para aproveitar a aula e extrair o melhor dela. São conselhos que as vezes parecem até simples demais, mas que são interessantes principalmente para quem está começando:

  • Relaxe – Você vai a aula de canto para aprender. Não fique tenso, porque se fizer isso, terá desperdiçado tempo e dinheiro. Nada de ficar travado ou com vergonha de fazer exercícios, por mais estranhos que pareçam.
  • Não pare durante os vocalizes – É importante que você faça até o fim. Normalmente, quando erramos paramos no meio não faça isso.
  • Permita-se a falhar – Errar durante uma aula é bem melhor do que em meio a uma apresentação. Isso significa que deve tentar fazer, saia o som que sair. Se estiver incorreto ou até mesmo ruim, o professor corrige.
  • Frequência e Consistência – Não adianta nada fazer aula uma ou duas vezes por semana e depois não praticar em casa. Tem que cantar para aplicar o que aprendeu na aula (sem forçar).
  • Paciência – Não pense que vai aprender a técnica vocal que precisa em dois meses. Nem tampouco pense que aprenderá a cantar em pouco tempo. Porque isso leva tempo.
  • Tenha foco – Tenha um objetivo bem traçado, mas respeite os limites da voz. Aprenda a conhecer a sua voz. Não se estresse querendo ter uma voz diferente, pense em fazer o máximo possível com o que você tem. Quando temos alguma habilidade devemos melhorá-la, não estragá-la.

Lembre-se: o professor lhe dá a direção, mas não pode formar a sua voz por você. Seja ativo no estudo. Faça acontecer.

Neste livro você encontra as melhores técnicas vocais para você aplicar e praticar continuamente.

Aula de canto online

Devo dizer de antemão que já fiz inúmeras aulas de canto presenciais e online. E, de todas posso garantir a que me gerou melhor resultado foi o treinamento completo do Livro Digital, foi o melhor, sem sombra de dúvida.

As aulas de canto online funcionam melhor que presenciais, para a maioria das pessoas. Isso porque você diminui a distração da conversa com os demais, e pratica inúmeras vezes acompanhando o professor.

Na aula de canto online os benefícios são numerosos, mas a maior vantagem é que você paga pelo curso somente uma vez, com acesso vitalício.

Técnicas vocais

Todos nós temos uma voz cantada, mas nem todo mundo desenvolveu técnicas vocais adequadas para ter certeza de onde encontrar ou como usar essa voz. Não está convencido? Dirija-se a um bar de karaokê uma noite. É provável que você testemunhe uma variedade de cantores apaixonados por aí. Todos eles mostrando sua confiança e coragem para se expressar publicamente.

Mas vamos ser honestos, alguns são menos agradáveis aos ouvidos do que outros, e nós os amamos de qualquer maneira! O ponto é que também há muitos cantores naturalmente bons. Mesmo aqueles com treinamento adequado poderiam facilmente elevar seu nível, mas também reduzir a quantidade de esforço envolvido em soar bem.

A propósito, se você já se considerou um cantor “menos talentoso” do que alguns, não tenha medo! Existem técnicas vocais que ajudarão você a começar a melhorar sua voz para cantar bem.

Técnica Vocal – Postura

Talvez haja outro segredo a respeito de porque sua mãe constantemente lhe lembrava para ficar em pé. A verdade é que você se torna um cantor melhor. Como? É de vital importância alinhar suas partes do corpo e prepará-las para apoiar seu som enquanto elimina a tensão. A tensão não apenas faz com que você se sinta desconfortável e afete seu humor, mas pode restringir muito o fluxo de ar, fazendo com que cantar seja uma tarefa em vez de puro prazer.

Técnica Vocal – Respiração

Tente prender a respiração e cantar ou até mesmo falar. Você entendeu. Claramente, o ar é um componente importante para cantar. Ao cantar uma melodia, as palavras são expressas de forma bem diferente do que se você fosse simplesmente recitar as frases em voz alta. O volume, o tom, o ritmo e o andamento podem fazer com que você fique sem ar antes de conhecê-lo.

Aprender e dominar a respiração correta é uma das chaves para melhorar instantaneamente sua capacidade de cantar. A menos que nos exercitemos, normalmente nossa respiração é bastante superficial. Quando começamos a treinar nosso corpo para cantar, precisamos respirar fundo a fim de manter nosso som alto e claro para o nosso público ouvinte. No início, você pode até sentir uma onda de tontura, pois quanto mais você respira, mais oxigênio chega ao seu cérebro. Mas não se estresse! Seu corpo só precisa se acostumar com uma respiração adequada e mais eficiente.

Técnica – Aperte esse Tambor

É absolutamente essencial praticar boas técnicas de canto adequadas para entender como a importância de seu diafragma, pulmões e cavidade torácica afeta seu canto. Pense nestes 3 combinados como formando um tambor. Um tambor que está sintonizado vagamente soa chato e cansativo, porque falta ressonância. Então a ideia é expandir a caixa torácica flexionando os músculos que puxam as costelas para dentro e para fora. Efetivamente apertar esse “tambor”. Isso resultará em melhores tons em sua voz, além de aumentar sua capacidade pulmonar, permitindo que você inspire menos entre os versos, resultando em melhor controle. Se você possui um problema com isso, sugere-se que você comece a exercitar esses músculos.

 

Se você participar de uma academia ou se exercitar em casa. Sempre consulte um médico antes de iniciar um programa desse tipo. Os principais músculos para se concentrar são o seu peito, braços, costas e oblíquos. Tenha em mente que a resistência do edifício lhe permitirá desenvolver uma voz mais forte, bem como durar por longos períodos de tempo.

Acredite, depois de cantar de 20 a 30 músicas por noite, quando estiver tocando, você precisa estar em boas condições físicas. Não subestime a importância do exercício cardiovascular para aumentar a eficiência pulmonar. Você não precisa se tornar um fisiculturista ou um corredor de maratona. Apenas tente e mantenha-se em forma. Boa saúde para você!

Técnica Vocal – Flexione os Músculos Faciais

Tal como acontece com outros músculos vitais que suportam um grande canto. O pescoço e os músculos faciais desempenham um papel óbvio. Realmente, o objetivo é minimizar o esforço necessário para cantar, para que você possa efetivamente controlar seu tom. O aquecimento não pode ser evitado.

Existem principalmente 10 grupos de músculos no pescoço, cabeça e face. Cada um deles consiste de inúmeros músculos menores, todos trabalhando em harmonia para criar um belo som que compõe sua voz. Aqui está uma lista na ordem dos tipos de movimentos que você pode executar em várias partes para se preparar para cantar:

  • Bocejo
  • Alongamento da mandíbula
  • Sorriso bobo
  • Elevar a sobrancelha
  • Rolar o olho

Veja mais técnicas e exercícios aqui.

Livro digital Técnica Vocal Máster 1.0

Neste livro você vai encontrar a técnica vocal ideal para você, dicas e técnicas para afinação. Além disso, nele há exercícios imprescindíveis de aquecimento vocal.

Por falar em aquecimento vocal, você sabia que é difícil fazer a segunda voz? Bom, neste livro os mistérios são solucionados. Conheça!

Despedida!

Obrigada por ter lido e até a próxima!

Ah, por favor joga esse link em suas redes sociais e ajude o blog a crescer mais e mais.