Trouxemos aqui Tempos modernos e mais de Charles Chaplin, como demonstração do que poderá ser feito.

Neste texto vamos apresentar quem foi e falar um pouco de cada um dos seus melhores filmes de Charles Chaplin!

Tempos modernos

Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e iniciou sua carreira como mímico. Em 1913, durante uma de suas viagens pelo mundo, conheceu o cineasta Mack Sennett, em Nova York, que o contratou para estrelar seus filmes. Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraçado, este personagem denunciava as injustiças sociais. De forma inteligente e engraçada. É muito subjetivo fazer a escolha de apenas 10 entre dezenas de obras que o grande mestre do humor Chaplin produziu, dirigiu e atuou. Há quem prefira os filmes que tocam pela emoção e os que preferem os mais engraçados. Fiz a seleção dos meus favoritos.

Charles Chaplin

É interessante observar que, embora as aparências possam variar durante o passar dos anos, os hábitos das pessoas, permanecem o mesmo! A prova disso, está nas comédias de Carlitos. Logo abaixo, veremos alguns dos principais filmes desse ícone, mas antes disso, você sabe quem foi Charles Chaplin?

Quem foi Charles Chaplin?

Charles Chaplin ou Charles Spencer Chaplin , é conhecido popularmente, como um ídolo do cinema mudo. Quase sempre seu personagem está associado a imagem do “Vagabundo”, homem com um pequeno bigode, chapéu, e uma caminhada engraçada.

Nosso artista nasceu em, Londres, Inglaterra, em 16 de abril de 1889, filho de Charles e Hannah (Hill) Chaplin, os pais eram músicos e se casaram em 22 de junho de 1885. Mas, alguns anos depois vieram a se separar.

Durante sua vida e carreira, Chaplin se envolveu em muitos escândalos. Sendo que, durante a I Guerra Mundial, sua fidelidade à Inglaterra, foi questionada. Muitos tinham Chaplin como um sujeito covarde e preguiçoso, o que na realidade não condiz com a realidade de alguém que consegue produzir tantos filmes.

Tempos modernos –  Charles Chaplin

A revolução industrial, a exploração da mão de obra, o desrespeito para com a vida dos trabalhadores, tudo exposto no filme: Tempos modernos. Vale a pena assistir e conferir, como acontecia, naquele tempo, e comparar com a atualidade.

Sinopse do filme Tempos modernos

Um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospital, e quando retorna para a “vida normal”, não existe mais barulho da cidade,  pois a fábrica havia se fechado.

Enquanto isso, uma jovem, órfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver(roubar um pão para comer) . Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge.

Curiosidades do filme Tempos modernos

  • O filme foi censurado em vários países como na Alemanha Nazista, por conta de suas citações sobre o comunismo e a social-democracia.
  • O filme foi também criticado pela sociedade americana por causa das mesmas citações comunistas e social-democratas como críticas À Revolução Industrial, principalmente pelos industriais.
  • Outro ponto a citar, é que o filme é um tanto futurista, já que várias tecnologias mostradas no filme, ainda não existiam naquela  época.
  • Foi o último filme em que Chaplin interpreta o vagabundo, seu clássico personagem.

Ficha técnica do filme Tempos modernos

Título: Tempos Modernos
Título Original: Modern Times
Ano: 1936
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Gênero: Comédia
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do Filme Tempos modernos

Charles Chaplin Trabalhador da Fábrica
Paulette Goddard Gamin
Henry Bergman Proprietário do Café
Tiny Sandford Big Bill
Chester Conklin Mecânico
Hank Mann Burglar
Stanley Blystone Pai de Gamin
Al Ernest Garcia Presidente da Fábrica

Motivos para ver: Tempos modernos

O filme tempos modernos de Charles Chaplin, poderá ser ricamente utilizado para mostrar, como ocorriam os abusos trabalhistas no tempo da revolução industrial, a forma como a tecnologia esperada realmente aflorou. É Excelente para inspirar palestras, discussões aulas temáticas… Portanto, use e abuse assistindo em alta qualidade: “Tempos modernos, com Charles Chaplin”.

Fim de Tempos modernos

Se você gostou, compartilhe, deixe seu comentário ou crítica.

Charles Chaplin melhores filmes

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, temos diversas outras. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.