Teoria Celular

0

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre Teoria “Celular”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Então vamos começar:

Teoria Celular

É o estudo dos conhecimentos fundamentais da “biologia”. A teoria indica que todos os seres vivos são compostos por “células”, e seus idealizadores foram Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann.

A teoria tem como ideia que nem todos os seres vivos possuem organização celular: os vírus não possuem tal organização, ou seja, são acelulares. Por isso, alguns cientistas não os consideram seres vivos. Entretanto, todos concordam que os vírus são estruturas biológicas, pois precisam necessariamente invadir células vivas para se reproduzir.

Entendendo a Teoria Celular

É a teoria que dá ideia a todos os conhecimento de como são criados seres vivos, tendo algumas definições, como: Todo ser vivo é formado por células, a vida depende da autonomia e da integridade da célula, toda célula é portadora de material genético, o DNA e o RNA, a célula é responsável por todo o metabolismo do organismo, em conjunto com outras, forma os sistemas.

História da Teoria Celular

A Teoria Celular foi criada por Robert Hooke em 1665. Ela estabelece a célula como a unidade morfofisiológica dos seres vivos, ou seja, a célula é a unidade básica da vida.

No final da década de 1830, dois cientistas alemães, Matthias Jakob Schleiden, ex-advogado que abandonou a profissão para estudar a estrutura e fisiologia das plantas, determinando também que todas as plantas apresentavam organização celular, e Theodor Schwann, médico dedicado ao estudo da anatomia dos animais, estendeu a teoria de Matthias aos animais, formulando a hipótese de que todos os seres vivos são constituídos por células, construindo a base da teoria celular.

Criador da Teoria Celular – Robert Hooke

Foi um cientista inglês, nascido em Freshwater. Foi estudar em Oxford University, em 1653, onde começou como assistente de laboratório de Robert Boyle, em 1655, que futuramente colaborou para os estudos sobre gases, se destacando em mecânica.

Seu primeiro invento foi o relógio portátil de corda, em 1657, e criou a lei da elasticidade ou a lei de Hooke (1660): as deformações sofridas pelos corpos são proporcionais às forças que são aplicadas sobre eles. Hooke formulou também a teoria do movimento planetário, a primeira teoria sobre as propriedades elásticas da matéria, descreveu a estrutura celular da cortiça e publicou o livro Micrographia sobre suas descobertas realizando suas análises dos efeitos do prisma, esferas e lâminas com a utilização do microscópio. O microscópio também deu grande contribuição ao estudo da estrutura da célula.

Vídeo sobre Robert Hooke:

Consequências – Teoria Celular

A teoria celular foi a base para todo o desenvolvimento do estudo biológico. Graças a teoria foi possível chegarmos a uma conclusão mais facilmente através de muitos experimentos e teses, desfazendo o até então empirismo e pondo em prática o método científico.

Regra – Teoria Celular

Todos os seres vivos são constituídos por células, com exceção dos vírus.

Filme sobre a Teoria Celular – Célula o Reino Oculto (2009)

Em uma série de três partes, o Dr. Adam Rutherford conta a extraordinária história da busca científica para descobrir os segredos da célula e da própria vida.

Sinopse do filme – Célula o Reino Oculto (2009)

Cada ser vivo é feito de células, com um poder quase inimaginável e complexidade. A primeira parte explora como séculos de dogma científico e religioso foram derrubados pelas primeiras descobertas da existência de células, e como os cientistas perceberam que havia, literalmente, mais vida do que é visto a olho nu.

Trailer do filme Célula o Reino Oculto (2009):

Objetivos da Teoria Celular

A teoria Celular tem como objetivo, fazer com que as pessoas possam entender o surgimento de seres vivos, como animais, plantas, entre outros. Para sabermos que as células são as unidades morfológicas dos seres vivos.

Outro grande objetivo e ajudar a bilogia a usar e estudar os mais novos conceitos em relação a vida, para entender os a formação de seres vivos, poder e aprimorar os conhecimentos.

Trabalhar em Sala de Aula – Teoria Celular

Um bom assunto para trabalhar juntos aos alunos podendo usufruir de diversas informações, podendo usar nas disciplinas de biologia, ciência. A teoria celular é usada para despertar aos alunos a criação de seres vivos, para usar de novas tecnologias para aumentar o conhecimento dos demais em sala de aula.

Algumas das atividades para trabalhar em sala de aula:

  • Mostrar imagens da estrutura das células em data show
  • Questões sobre a teoria
  • A historia de idealizadores
  • Explicar as teoria celular

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria Celular, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria Celular, se você gostou compartilhe.