in , ,

Teoria Comportamental

Teoria Comportamental 1

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria Comportamental”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Então vamos começar:

Teoria Comportamental

Teoria Comportamental 1

É a teoria que trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores ( teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas.

É caracterizada pela decorrência da teoria das relações humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações.

Entendendo a Teoria Comportamental

A teoria comportamental no faz entender que a forma de como se comportar em diversos lugares, como: trabalho, em casa, na rua, em ambientes públicos, ambientes privados, e lugares diversos.

Uma das características da teoria é a ética, pois a ética faz com que o comportamento possa ser utilizado de acordo com a cultura, de cada lugar, fazendo o uso de muitas técnicas para fazer esse comportamento do jeito certo, por exemplo a forma de se vestir no trabalho, o corte de cabelo, a maneira de de sentar, entre outras.

História da Teoria Comportamental

Acredita-se que esse comportamento inicia-se com Hebert Alexander Simon, em 1947 com o livro O Comportamento Administrativo. Nesse livro foram apresentadas novas colocações e trazendo novos conceitos ao tratamento do processo de tomada de decisões e aos limites da racionalidade.

Teoria Comportamental

Porém, outros autores foram importantes, a maioria deles preocupados, principalmente, com o tratamento de problemas ligados à eficiência, buscando novas variáveis, como motivação, tensão e necessidades individuais para a solução deles

Criador da Teoria Comportamental – Herbert Simon

Herbert Simon nasceu em Milwaukee, Wisconsin. Seu pai era um engenheiro eletricista que viera da Alemanha para os Estados Unidos em 1903, depois de receber seu diploma no Darmstadt Technische Hochschule. Seu pai era também inventor e desenhista de engrenagem elétrica de controle, e, mais tarde em vida, um procurador patente. Sua mãe era uma pianista efetuada e uma americana de terceira geração. A sua família tinha imigrado de Praga e Colônia. Seus antepassados europeus tinham sido construtores de pianos, ourives, e vinicultores.

Vídeo sobre Herbert Simon:

Consequências – Teoria Comportamental

A grande consequência da Teoria Comportamental é fazer com que pessoas tenha um comportamento que seja ideal a sua cultura, como por exemplo um advogado tem por obrigação ir ao trabalho no mínimo de roupa social, o que não é de obrigação, em outras profissões.

Filme sobre a Teoria Comportamental – Fabrica de Loucuras (1986)

Teoria Comportamental 2

Retrata a teoria Comportamental através de uma fabrica de automóveis localizada em uma pequena cidade americana que foi fechada.

Sinopse do filme – Fabrica de Loucuras (1986)

Quando uma fábrica de automóveis localizada em uma pequena cidade americana é fechada, um pânico generalizado toma conta do lugar, pois a maioria dos habitantes trabalha na fábrica. Até que um funcionário (Michael Keaton) vai até Tóquio, na tentativa de convencer os japoneses a assumirem a fábrica. Eles concordam com a proposta, mas como os métodos de trabalho oriental e ocidental são bem distintos, um choque cultural se torna inevitável.

Trailer sobre o filme Fabrica de Loucuras (1986):

Objetivo da Teoria Comportamental

O principal objetivo da teoria comportamental é fazer com que pessoas se acostume com hábitos diários em relação ao conhecimento, fazendo com que quem já entende alguma coisa de comportamento aprimore, e que não sabe nada desenvolva esse comportamento.

Teoria Comportamental em Aula de Aula

A teoria pode ser utilizada em sala de aula, podendo ser aplicada com grande quantidade de informações, para os alunos, de maneira que o conhecimento aprendido durante essas aula possam ser levados para a vida toda.

Algumas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula:

  • Questões sobre o comportamento no trabalho.
  • Dinâmicas sobre comportamento na escola.
  • Filmes sobre a o comportamento administrativo.
  • Atividades relacionadas a pontualidade.

Fim de Teoria comportamental

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria Comportamental, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria Comportamental, se você gostou compartilhe.

Você também pode gostar de:

6 Teóricos da educação infantil

 Sopro do vento - Drika Duarte 1

 Sopro do vento – Drika Duarte

Tipos de orquídeas: seus mistérios e lendas 6

Tipos de orquídeas: seus mistérios e lendas