Teoria da Comunicação

0

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria da Comunicação”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Então vamos começar:

Teoria da Comunicação

É o estudo dos efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos. Englobam psicologia, filosofia e sociologia,  que depende do tipo de abordagem e dos objetivos da pesquisa. Para tentar entender o significado da comunicação, as formas e inventar novas técnicas.

Que concentram suas atenções sobre as mensagens da mídia e seu efeito sobre os indivíduos; na segunda, enfatizaram o processo de seleção, produção e divulgação das informações através da mídia.

Entendendo a Teoria da Comunicação

A teoria da comunicação é o desenvolver de técnicas para repassar informações entre pessoas, em buscar de aumentar o conhecimento, realizar transações, mudar pensamentos.

Teoria da Comunicação

A teoria da comunicação vem da Teoria Hipodérmica que estudou o fenômeno da mídia a partir de premissas behavioristas. Seu modelo comunicativo é baseado no conceito de “estímulo/resposta”: quando há um estímulo (uma mensagem da mídia), esta adentraria o indivíduo sem encontrar resistências, da mesma forma que uma agulha hipodérmica penetra a camada cutânea e se introduz sem dificuldades no corpo de uma pessoa.

História da Teoria da Comunicação

A teoria da comunicação começou a se desenvolver a partir do início do uso da Comunicação de Massa pelas políticas totalitárias da Europa no período entre guerras. A primeira das teorias comunicacionais inclusive, a Teoria Hipodérmica, que tratava toda a massa de indivíduos de forma idêntica, supondo que a informação atingisse a todos da mesma maneira e sem resistência, surgiu neste período.

Vídeo sobre Teoria da Comunicação:

Consequências – Teoria da Comunicação

Em seus primórdios, os estudos em Comunicação Social dedicaram-se principalmente ao papel e efeito social do rádio, uma vez que este veículo fora a primeira mídia a alcançar proporções e popularidade suficientes para ser caracterizado como meio de comunicação de massa. Além disso, seu alcance o levou a ser amplamente utilizado pelos estados totalitários que emergiram na Europa no período entre-guerras.

Filme sobre a Teoria da Comunicação – O Mercado de Notícias (2014)

O filme traz os depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática de sua profissão,

Sinopse do filme – O Mercado de Notícias (2014)

Jornalistas discutem o papel da mídia e sua influência na democracia. O roteiro do documentário tem como linha condutora a peça homônima do dramaturgo inglês Ben Jonson, encenada pela primeira vez em 1626, em Londres.

Trailer do filme O Mercado de Notícias (2014):

Objetivos da Teoria da Comunicação

O grande objetivo da teoria da comunicação é a linguagem seja ela verbal ou não verbal sendo a comunicação, um ato essencial de desenvolvimento da sociedade. Assim, muitos teóricos tentam desvendar os usos, a importância da comunicação bem como seu surgimento entre os seres humanos.

Teoria da Comunicação

Trabalhar em sala de aula – Teoria da Comunicação

Essa teoria é uma das principais para ser trabalhada em sala de aula, que pode mostrar os alunos como se comunicar e agir em determinadas situações, podendo sr trabalhada principalmente na disciplina de português.

Algumas atividades para serem introduzida em sala de aula:

  • Conhecimento das formas de comunicações
  • Como foram desenvolvidas as comunicações
  • Os principais meios de comunicação
  • As mudanças no decorrer dos tempos, em relação a comunicação.
  • Dinâmicas com comunicação

Fim de teoria da comunicação

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria da Comunicação, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria da Comunicação, se você gostou compartilhe.

Até mais!

Você também pode gostar de:

Teoria do Conhecimento

(Visited 9 times, 1 visits today)