Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre Teoria da “Evolução”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Então vamos começar:

Teoria da Evolução

evolution 2 300x209 6102699

A Teoria da Evolução é a a mudança de comportamento e diversificação das pessoas, e aparência ao longo dos tempos. O termo “evolução” pode referir-se à evidência observacional que constitui o fato científico intrínseco à teoria da evolução biológica, ou, em acepção completa, à teoria em sua completude. Uma teoria científica é por definição um conjunto indissociável de todas as evidências verificáveis conhecidas e das ideias testáveis e testadas àquelas atreladas.

A evolução é definida como alteração no numero de genes ou na frequência dos alelos de um conjunto de genes em uma população com o passar dos tempos. Ao longo de muitas gerações, adaptações ocorrem através de uma combinação de mudanças sucessivas, pequenas e aleatórias nas características, mas significativas em conjunto, em virtude da seleção natural dos variantes mais adequados – adaptados – ao seu ambiente.

Entendendo a Teoria da Evolução

A Teoria da Evolução mostra a mudança no desenvolvimento das espécies que viviam e vivem no planeta Terra. Pois ao longo do tempo as espécies sofreram uma grande mudança em suas características.

As teorias da evolução é baseada na divisão de duas teorias: o criacionismo e evolucionismo.

  • Criacionismo: É a teoria que acredita que o surgimento do planeta e de todas as espécies existentes, está relacionada a religião. Nesse caso, não houve nenhum processo evolutivo e as espécies são imutáveis. Essa teoria relaciona-se com questões religiosas.
  • Evolucionista: Apresenta a evolução das espécies por meio da seleção natural conforme ocorrem as mudanças ambientais.

Principais Idealizadores da Teoria da Evolução

A teoria teve dois  idealistas que tem seu diferente modo de pensar, como: Charles Darwin,  Lamarck.

Charles Darwin: Segundo ele nem todos os indivíduos de uma espécie são iguais. Pode haver variações entre eles, por exemplo, alguns podem apresentar uma maior adaptação ao meio onde vivem, outros menos, as populações crescem numa progressão geométrica, enquanto os alimentos, numa progressão aritmética.

Lamarck: foi um biólogo naturalista que apresentou uma teoria para explicar a diversidade dos seres vivos e como eles surgiam, ele acreditava que quanto mais um indivíduo usava uma parte ou um órgão do seu organismo, mais este se desenvolvia; e quanto menos ele usasse menos importância teria até se atrofiar ou enfraquecer até sumir completamente.

Vídeo sobre os Idealizadores da Teoria da Evolução:

Consequências – Teoria da Evolução

Uma das grandes consequência da teoria da evolução é que hoje podemos ter uma ideia de onde e como surgimos, seno que algumas pessoas não acreditam na teoria, sendo de total controvérsia.

A Teoria dá ideia para as pessoas pensar e refletir sobre o assunto, podendo apoiar ou ser contra a teoria, e procurar conhecer outras informações, sobre o surgimento das especies que aqui vivem.

Aplicando em Sala de Aula – Teoria da Evolução

Como todos nós temos a curiosidade de como surgiu o planeta e suas especies, podemos trabalhar em sala de aula conteúdos sobre o teoria da evolução, dando uma enfase bem maior ao assunto, e informações relacionadas.

Em sala de aula pode ser feitas pesquisas junto aos alunos, pode elaborar questionários sobre a teoria da Evolução, pesquisa sobre idealizadores, criticas por parte dos alunos, tirar dúvidas relacionadas.

Filme sobre a Teoria da Evolução – Criação (2009)

filmedarwin1 300x195 2204980

Um filme que retrata a história de Drawin, o homem que revolucionou a humanidade com sua teoria.

Sinopse do filme – Criação (2009)

Charles Darwin (Paul Bettany) tem em torno de 40 anos e leva uma vida pacata em uma vila inglesa. Darwin é devotado à sua família, mas ao mesmo tempo é bastante distante deles. A causa principal é o vazio existente com sua esposa Emma (Jennifer Connelly). Darwin apenas se sente bem quando escapa para seu escritório, onde discute o dia com sua filha Annie (Martha West), de apenas 10 anos. Só que há um problema: Emma está morta, há muitos anos. Darwin conversa, ou acredita conversar, com seu fantasma. É o jeito que ele encontra para amenizar a dor que sente e o conflito que possui, ao perceber que a existência de Deus não se encaixa no mundo real.

Implicações Sobre a Teoria da Evolução

A teoria da evolução é muito discutida ainda nos dias atuais, com implicações sobre o teoria, entre pessoas é muito comum a discussão sobre o assunto. Existindo pessoas que acreditam que os seres humanos vem dos macacos, outros acreditam que foi criação divina, entre outras diversas.

Atualmente alguns psicólogos tentam entender a teoria aprofundando nos estudos, tanto para aprimorar os conhecimento, quanto para revogar pessoas mau informadas, e bem informadas também.

Vídeo sobre Implicações com a Teoria da Evolução:

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria da Evolução, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria da Evolução, se você gostou compartilhe.