Teoria da Relatividade

0
1330

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre Teoria da Relatividade. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria da Relatividade

A teoria da relatividade é um fruto do “estudo” do do alemão Albert Einstein, que estabelece relações entre massa e a energia de um corpo, elas explicam que tempo e espaço são relativos, dependendo do ponto de vista do observador.

Einstein quebrou alguns grandes paradigmas.” Por isso, a Teoria da relatividade é considerada a mais importante descoberta científica do século 20.

Entendendo a Teoria da Relatividade

A “teoria da relatividade” é uma forma de interpretar o espaço em que vivemos, os movimentos dos objetos, a relatividade é a a distancia entre dois corpos envolvendo o espaço, alguns dizem que o espaço é o que existe de mais abundante no planeta. Se percebemos a todo momento, estamos participando da relatividade.

História da Teoria da Relatividade

Criada em 1905, que 10 anos depois veio a complexidade da teoria, com a teoria da relatividade geral de 1915, explicaram ao mundo que “tempo” e “espaço” são relativos, de acordo com o observador. Apesar dessa teoria parecer distante ou complexa, ela está muito presente no nosso dia a dia.

Criador da Teoria da Relatividade

O criador da teoria foi Albert Einstein, que foi um físico teórico alemão que tem um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energia, E=mc² — que foi chamada de “a equação mais famosa do mundo” —, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 “por suas contribuições à física teórica” e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, que foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica.

Vídeo sobre Albert einstein:

Consequências – Teoria da Relatividade

A Teoria da Relatividade é consequência de estudos de Albert Einstein fazendo um forma de entender a relação entre o espaço e o tempo, sendo ambos de caráter relativo e não estático.

Regra – Teoria da Relatividade

A regra afirma que o tempo não é igual para todos, podendo variar de acordo com a velocidade, a gravidade e o espaço.

Teoria da Relatividade no Cotidiano

Nos dias de hoje é muito comum o uso da teoria da relatividade que está presente em nosso dia a dia através do “GPS”  que faz parte do nosso dia a dia, para o deslocamento com meios de transportes, se a teoria não existe-se, não era possível o uso do GPS.

O GPS depende de mais de 20 satélites que orbitam ao redor da Terra, e os cálculos relativísticos precisam ser considerados por causa da velocidade dos satélites.

A teoria faz a calibragem dos satélites do GPS, tornando a localização exata, sem a teoria não era possível fazer a calibragem correta dos satélites, gerando uma grande quantidade de erros na localização.

Filme sobre a Teoria da Relatividade – A Teoria de Tudo (2014)

O filme foi inspirado na obra Travelling to Infinity: My Life with Stephen de Jane Hawking, que descreve seu relacionamento com o físico teórico Stephen Hawking e o desafio com a doença do neurônio motor[5] esclerose lateral amiotrófica.

Sinopse do filme – A Teoria de Tudo (2014)

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Veja o filme A Teoria de Tudo disponível no youtube:

Experiencias sobre Teoria da Relatividade – Magnetismo

O magnetismo só é possível graças à Relatividade e é um dos fenômenos mais fáceis de provar que Einstein estava certo há um século. que está presente no dia a dia como em ímãs de geladeira.

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria da Relatividade, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre teoria da relatividade, se você gostou compartilhe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.