Teoria de karl Marx

0

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria de karl Marx”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria de karl Marx

A metodologia marxista utiliza inquéritos econômicos e sociopolíticos e que se aplica à crítica e análise do desenvolvimento do capitalismo e o papel da luta de classes na mudança econômica sistêmica. Na segunda metade do século XIX, os princípios intelectuais do marxismo foram inspirados por dois filósofos alemães: Karl Marx e Friedrich Engels.

Entendendo a Teoria de karl Marx

Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social.

História da Teoria de karl Marx

O pensamento de Karl Marx (1818-1883) foi desenvolvido fundamentalmente a partir de seus estudos sobre as três tradições intelectuais já bem desenvolvidas na Europa do século XIX: a filosofia idealista alemã de Hegel e dos neohegelianos, o pensamento da economia-política britânica e a teoria política socialista utópica, dos autores franceses.

Criador da Teoria – karl Marx

Foi um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, mais tarde se tornou apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido. A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior.

Vídeo sobre o criador da Teoria de karl Marx:

Consequências – Teoria de karl Marx

Na produção social de sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que compreendem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. Todos os fatores interagem nas mudanças da sociedade.

Regra – Teoria de karl Marx

Defende que os dois elementos principais do marxismo são o materialismo dialético, para o qual a natureza, a vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente (interdeterminação das coisas reais, unicidade e indivisibilidade do real), e o materialismo histórico, para o qual o modo de produção é a base originária dos fenômenos históricos e sociais, inclusive as instituições jurídicas e políticas, a moralidade, a religião e as artes.

Teoria de karl Marx no Cotidiano

A teoria de Karl Marx pode ser vista no dia a dia em relação as críticas que fez ao capitalismo, as pessoas cada dia que passam tem um desejo maior de comprar, mesmo que não precise, com um consumismo exagerado, assim gerando uma quantidade de lixo enorme para o planeta.

2 Filmes sobre a Teoria de karl Marx

Pocilga (1969)

Sinopse do filme – Pocilga (1969)

O filme conta duas histórias separadas. A primeira, em um passado indeterminado, conta a estória de um jovem canibal que matou o próprio pai e é sentenciado à morrer comido por animais. Na segunda, o filho de um ex-industrial alemão, Julian (Jean-Pierre Léaud), não consegue se relacionar com pessoas e decide acabar com sua fazenda de porcos.

O Leopardo (1963)

Sinopse do filme – O Leopardo (1963)

1860, Sicília. Durante o período do “Risorgimento”, o conturbado processo de unificação italiana, o príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia. Num cenário caótico de fortes contradições políticas, ele luta para manter seus valores.

2 Experiencias sobre Teoria de karl Marx

Experiencia – O ativismo político

Marx descreve a luta de classes na sociedade capitalista e como o proletariado acabaria tomando o poder das elites dominantes em todo o mundo. O Capital, sua principal obra, é uma tentativa de indicar essas ideias por meio de fatos que podem ser verificados e de análises científicas.

Experiencia – A globalização e a desigualdade

inguém expressa melhor essa ironia do que o pensador marxista Jacques Rancière, professor de Filosofia da Universidade de Paris VIII: “O proletariado, longe de sepultar o capitalismo, o mantém vivo. Trabalhadores explorados e mal pagos, libertados pela maior revolução socialista da história (China), são levados à beira do suicídio para que o Ocidente possa seguir jogando com seus iPads, enquanto isso, o dinheiro chinês financia os Estados Unidos, que, de outra forma, estaria falido.”

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria de karl Marx

Vídeo 1 sobre a Teoria de karl Marx

Vídeo 2 sobre a Teoria de karl Marx

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria de karl Marx, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria de karl Marx, se você gostou compartilhe.