Teoria de Skinner

0

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria de Skinner”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria de Skinner

É uma teoria que apoia o comportamento baseado em aprendizado, é adequada para cursos técnicos, especialistas e treinamentos ou em atividades que visam ensinar conteúdo e tarefas que se apóiam na memorização e fixação dos conhecimentos, ainda hoje muito frequentes na educação.

Entendendo a Teoria de Skinner

Também conhecida como teoria da aprendizagem, é a teoria que tenta entender como os seres humanos aprendem variados conhecimentos.

História da Teoria de Skinner

Burrhus Frederic Skinner nasceu em 1904 na cidade de Susquehanna, no Estado da Pennsylvania, Estados Unidos. Concluiu o segundo grau em 1922, no mesmo ano entrou na universidade Hamilton College. Graduou-se em literatura inglesa e línguas românicas, em 1926, e, com essa formação, Skinner decidiu ser escritor.Essa idéia foi abandonada em 1928 quando resolveu fazer o curso de pós-graduação em Psicologia, se inscrevendo no programa de Psicologia Experimental, em Harvard University. Obteve os títulos de Mestrado e Doutorado, em 1930 e 1931, respectivamente. Após o doutoramento, permaneceu em Harvard, até 1936, com um apoio financeiro para fazer pesquisas.

Criador da Teoria (Skinner)

Foi um autor e psicólogo norte-americano. Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do suposto individuo. A base do trabalho de Skinner refere-se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante.

Vídeo sobre o criador da Teoria de Skinner:

Consequências – Teoria de Skinner

A palavra chave da teoria de Skinner é comportamento. Para ele, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis. Na sala de aula, a repetição mecânica deve ser incentivada, pois esta leva à memorização e assim ao aprendizado. O ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob condições de controle e sob comportamentos observáveis.

Regra – Teoria de Skinner

A aprendizagem concentra-se na aquisição de novos comportamentos. A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor.

Teoria de Skinner no Cotidiano

A teoria de Skinner é bastante utilizada em escolas de qualquer nível, para ensinar os alunos, entender o comportamento dos alunos. Tanto entendendo o comportamento e tentando mudar para melhor.

2 Filmes sobre a Teoria de Skinner

Laranja Mecânica (1971)

Sinopse do filme – Laranja Mecânica (1971)

No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

O Show de Truman (1998)

Sinopse do filme – O Show de Truman (1998)

Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

2 Experiencias sobre Teoria de Skinner

Experiencia 1 – Condicionamento Operante

Ele criou a “caixa de Skinner”, onde era colocado um rato privado de alimento. Naturalmente, o rato emitia vários comportamentos aleatoriamente e quando ele se aproximava de uma barrinha perto da parede, Skinner introduzia uma gota d’água na caixa através de um mecanismo e o rato a bebia. As próximas gotas eram apresentadas quando o rato se aproximava um pouco mais da barra. As outras quando o rato encostava o nariz na barra. Depois as patas. E assim em diante até que o rato estava pressionando a barra dezenas de vezes até saciar completamente sua sede. Foi observado que os comportamentos do rato que eram seguidos de um estímulo reforçador (a água) aumentavam de frequência, enquanto outros diminuiam.

Experiencia 2 – Seleção Natural

Onde as espécies mais adaptadas sobrevivem e as menos vão se tornando mais raras ou eventualmente desaparecem. Com este princípio Skinner passou a modelar diferentes padrões comportamentais em diferentes espécies

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria de Skinner

Vídeo 1 sobre a teoria de Skinner

Vídeo 2 sobre a teoria de Skinner

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria de Skinner, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria de Skinner, se você gostou compartilhe.