Teoria do Capital Humano

0
466
Teoria do Capital Humano 1

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre Teoria do Capital Humano. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria do Capital Humano

Capital humano é o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência. Muitas das primeiras teorias econômicas referem-se à força de trabalho, um dos três fatores de produção, como um recurso homogêneo e facilmente substituível.

Entendendo a Teoria do Capital Humano

O capital humano, portanto, deslocou para o âmbito individual os problemas da inserção social, do emprego e do desempenho profissional e fez da educação um “valor econômico”, numa equação perversa que equipara capital e trabalho como se fossem ambos igualmente meros “fatores de produção” (das teorias econômicas neoclássicas).

História da Teoria do Capital Humano

O conceito de capital humano foi adotado, nos anos 1980, pelos organismos multilaterais mais diretamente vinculados ao pensamento neoliberal, na área educacional, no contexto das demandas resultantes da reestruturação produtiva. Sua origem está ligada ao surgimento da disciplina Economia da Educação, nos Estados Unidos, em meados dos anos 1950. Theodore W. Schultz, professor do departamento de economia da Universidade de Chigago à época, é considerado o principal formulador dessa disciplina e da idéia de capital humano. Esta disciplina específica surgiu da preocupação em explicar os ganhos de produtividade gerados pelo “fator humano” na produção.

Criador da Teoria do Capital Humano

É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive (e não apenas exclusivamente) pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

Vídeo sobre o criador da Teoria do Capital Humano:

Consequências – Teoria do Capital Humano

A teoria do capital humano tem como consequência ajudar as pessoas a ter controle do dinheiro, observar e entender como o dinheiro é distribuído as pessoas, de forma que tende a entender a força do trabalho, de modo a produzir um valor econômico.

Regra – Teoria do Capital Humano

A teoria do capital humano afirma que uma educação adicional elevará os rendimentos futuros, e, neste sentido, a aquisição de educação é da natureza de um investimento privado em rendimentos futuros. Assim, há uma nítida analogia entre a produtividade física do capital e a educação, justificando-se o trata-mento analítico da educação como capital, isto é, capital humano, posto que se torna parte da pessoa que a recebe.

Quer se preparar para um concurso público dando aula? Veja esse vídeo!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Teoria do Capital Humano no Cotidiano

O capital humano é uma teoria que tende a ensinar as pessoas a como lidar com dinheiro, mas as pessoas fazem exatamente ao contrário do que diz a teoria, não tendo nenhum controle com o dinheiro que recebem, ou melhor não dando importância ao seu suor.

Para entender melhor as pessoas imaginam que ganham dinheiro co seu trabalho, mas na ralidade isso não é verdade pois segundo estudos você troca o seu tempo trabalhado por dinheiro, exemplo: se você recebe 500,00 por semana, e vai o shopping compra um tênis de 500,00, você trocou uma semana do seu tempo e dedicação por 1 tênis.

2 Filmes sobre a Teoria do Capital Humano

Trouxemos 2 filmes sobre a teoria do capital humano para entendermos melhor a teoria podendo assistir em sala de aula junto aos alunos, que é o Capital Humano de 2015, e A verdade da Crise 2015.

Capital Humano (2015)

Sinopse do filme – Capital Humano (2015)

Um ciclista é atropelado na véspera da noite de Natal. O motorista do carro foge sem prestar socorro à vítima. O ciclista é levado para o hospital. Ele está a beira da morte e duas famílias muito conhecidas na cidade são acusadas de envolvimento no caso criminoso.

A Verdade da Crise (2010)

Sinopse do filme – A Verdade da Crise (2010)

Com realização do documentarista Charles Ferguson e narração do actor Matt Damon, um documentário que tenta comprovar a “verdade da crise”. Ou seja, dedica-se a enumerar as razões que levaram à crise económica de 2008 que se estendeu a todos os pontos do globo. Após uma profunda investigação, com entrevistas aos mais conceituados economistas, políticos e comentadores, o realizador faz as várias conexões entre as fracções da sociedade mostrando como tudo poderia ter sido evitado.

2 Experiencias sobre Teoria do Capital Humano

Experiencias sobre Teoria do Capital Humano

Conhecer bem seus colaboradores: Conduzir os processos de avaliação das equipes e direcionar ações de desenvolvimento com eficácia. Analisar indicadores e dashboards para tomadas de decisão, pensando de acordo com o perfil dos funcionários.

Experiencias sobre Teoria do Capital Humano

Estender o conhecimento: Muitas empresas possuem um ecossistema de parceiros, fornecedores e clientes, onde se encontra um capital humano de grande valor. Ampliar o conhecimento e desenvolver pessoas fora ambiente interno é muito estratégico nesse cenário.

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria do Capital Humano

Vídeo 1 sobre a Teoria do Capital Humano

Vídeo 2 sobre a Teoria do Capital Humano

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria do Capital Humano, hoje falamos sobre Teoria do Capital Humano, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria do Capital Humano, se você gostou compartilhe.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.