Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria do Conhecimento”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Então vamos começar:

Teoria do Conhecimento

Também conhecida como epistemologia, é o ramo da filosofia que trata da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relações que se estabelecem entre o sujeito e o objeto do conhecimento.

Melhor dizendo estuda a teoria da ciência, com o intuito de entender o surgimento de tudo, diversidade e a complexidade dos seres humanos e dos ambientes onde estes se desenvolvem tornarem virtualmente impossíveis os procedimentos de controle experimental.

Entendendo a Teoria do Conhecimento

A epistemologia é relacionada a formação de nosso conhecimento, para saber se área do conhecimento é cientifica ou não cientifica. Tomando posse de nosso conhecimento para adquirir novos conhecimentos e deixar de lado conhecimento, que não sevem para nós.

Por exemplo a ciência faz parte do conhecimento cientifico que faz parte da teoria do conhecimento, já a arte não faz parte da ciência pois a arte também não faz parte teoria do conhecimento.

Origem da Teoria do Conhecimento

A origem da teoria do conhecimento vem do empirismo e racionalismo que ao longo da linha constituída nos seus extremos pelo racionalismo e pelo empirismo radicais, as posições intermédias, as tentativas de conciliação e de superação.

Empirismo pode ser definido como a asserção de que todo conhecimento sintético é baseado na experiência. Conceitua-se empirismo, como a corrente de pensamento que sustenta que a experiência sensorial é a origem única ou fundamental do conhecimento.

Racionalismo é a corrente que assevera o papel preponderante da razão no processo cognoscitivo, pois, os fatos não são fontes de todos os conhecimentos e não nos oferecem condições de “certeza”.

Vídeo sobre a teoria do Conhecimento:

Objetivos da Teoria do Conhecimento

O objetivo é buscar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento, da faculdade de conhecer. Às vezes o termo é usado ainda como sinônimo  de epistemologia, o que não é exato, pois a mesma é mais ampla, abrangendo todo tipo de conhecimento, enquanto que a epistemologia limita-se ao estudo sistemático do conhecimento científico, sendo por isso mesmo chamada de filosofia da ciência.

Filme sobre a Teoria do Conhecimento – Alexandria (2009)

O filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 d.C. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca.

Sinopse do filme – Alexandria (2009)

Em Alexandria, no ano de 391, Hipátia é professora de astronomia e matemática, além de filósofa. Um dos seus alunos, Orestes, está apaixonado por ela, assim como o seu escravo Davus. Juntos, eles deverão lutar contra extinção da biblioteca local e outras grandes instituições, que não devem sobreviver quando o Cristianismo ganha poder político na cidade.

Trailer sobre o filme Alexandria (2009):

Implicações da Teoria do Conhecimento

  • A questão do conhecimento: Para compreender a si mesmo e o mundo os homens querem entender a sua própria capacidade de entender.
  • Sujeito e objeto: Os dois elementos do processo de conhecimento – Conhecer é representar cuidadosamente o que é exterior à mente.
  • As possibilidades do conhecimento: O ceticismo prega a impossibilidade de conhecermos a verdade. O dogmatismo defende a possibilidade de conhecermos a verdade.
  • Ceticismo absoluto: Tudo é ilusório e passageiro. Ao dizer que nada é verdadeiro, o ceticismo absoluto anula a si próprio, pois diz que nada é verdadeiro, mas acaba afirmando que pelo menos existe algo de verdadeiro.
  • O ceticismo relativo: Nega apenas parcialmente nossa capacidade de conhecer a verdade.
  • Dogmatismo: É uma doutrina que defende a possibilidade de conhecermos a verdade. Dogmatismo ingênuo: Consiste em acreditar plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento.
  • Dogmatismo crítico: Acredita em nossa capacidade de conhecer a verdade mediante um esforço conjugado de nossos sentidos e nossa inteligência.
  • Empirismo: Defende que todas  as nossas  ideias são provenientes de nossas percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato e paladar).
  • Racionalismo crítico e materialismo dialético: A experiência e o trabalho da razão depositam total e exclusiva confiança na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade.

Trabalhar a teoria do conhecimento em Sala de Aula

A teoria do conhecimento pode ser trabalhada com alunos de diversas formas, sendo capaz de ensinar a filosofia, e um pouco da história. Aqui existem algumas formas maneiras de trabalhar em sala de aula essa teoria:

  • Estudar a questão de  teoria do conhecimento.
  • Passar documentários e filme para os alunos.
  • Brincadeiras retratando a teoria.
  • Questões sobre o assunto.

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria do Conhecimento, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria do Conhecimento, se você gostou compartilhe.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.