Teoria do Criacionismo

0

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria do Criacionismo”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria do Criacionismo

O criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural. No entanto, o termo é mais comumente usado para se referir à rejeição, por motivação religiosa, de certos processos biológicos, particularmente a evolução.

Entendendo a Teoria do Criacionismo

O criacionismo se baseia na fé da criação divina, como narrado na Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis na qual Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

História da Teoria do Criacionismo

Desde o desenvolvimento da ciência evolutiva a partir do século XVIII, vários pontos de vista criados tiveram como objetivo conciliar a ciência com a narrativa de criação do Gênesis. Nessa época, aqueles que mantinham a opinião de que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de “defensores da criação”, mas eram ocasionalmente chamados “criacionistas” em correspondências privadas entre Charles Darwin e seus amigos.

Criador da Teoria do Criacionismo – Charles Darwin

Foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria culminou no que é, agora, considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.

Vídeo sobre o criador da Teoria do Criacionismo:

Consequências – Teoria do Criacionismo

A teoria do criacionismo fala da do desenvolvimento do planeta terra, de maneira que várias pessoas criticam, sendo assim criadas várias outras teorias sobre o começo de tudo, como o evolucionismo que é oposto ao criacionismo.

Regra – Teoria do Criacionismo

Não há, porém, uma única teoria criacionista, mas várias, conforme a religião e o livro sagrado que se adota. Segundo a mitologia grega, o homem seria produto dos trabalhos de Epimeteu, que teria gerado o Homem repleto de imperfeições, sem vitalidade, a partir de um modelo de barro. Compassivo, seu irmão Prometeu, com o sacrifício próprio, roubou o fogo dos deuses para trazer à Humanidade a vida tão desejada.

Teoria do Criacionismo no Cotidiano

Essa teoria é bastante utilizada no dia a dia mas para discussão entre Ciência, Filosofia e Religião, sobre as origens do Universo e da própria Humanidade.

2 Filmes sobre a Teoria do Criacionismo

Gravidade (2013)

Sinopse do filme – Gravidade (2013)

att Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

Coragem para ser pai (2012)

Sinopse do filme – Coragem para ser pai (2012)

Quatro homens, um legado: servir e proteger. Como agentes da lei, eles são confiantes e concentrados, preparados para o pior que as ruas podem oferecer. No entanto, no fim do dia, eles enfrentam um desafio para o qual não estão preparados: a responsabilidade de ser pais. Quando uma tragédia os atinge, esses homens têm que lutar com suas esperanças, seus medos, sua fé e sua paternidade. Diariamente, Adam Mitchell (Alex Kendrick) e Nathan Hayes (Ken Bevel) enfrentam desafios variados por conta da profissão que escolheram. No entanto, outra rotina os desafia, mas para a tarefa de pai essa dupla não está preparada. Seus filhos estão ficando cada vez mais distantes e, apesar do sucesso de Adam e Nathan em cuidar da sociedade, eles não sabem como tomar conta das pessoas por quem mais têm afeto.

 Teoria do Criacionismo em Sala de aula – Pesquisa entre alunos

Para o uso da teoria em sala de aula pode ser desenvolvida uma pesquisa com diversas perguntas, para os alunos usarem o que eles entendem pela teoria e outras relacionadas, de forma que a pesquisa também pode envolver os outros assuntos relacionados ao surgimentos dos seres e o planeta.

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria do Criacionismo

Vídeo 1 sobre a teoria do Criacionismo

Vídeo 2 sobre a teoria do Criacionismo

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria do Criacionismo, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria do Criacionismo, se você gostou compartilhe.