Teoria dos Atos de Comércio

0
Teoria dos Atos de Comércio 1

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria dos Atos de Comércio”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria dos Atos de Comércio

Adotado pelo Código Napoleônico, comerciante era definido objetivamente como sendo aquele que exercia atos de comércio. No entanto, tais atos nunca foram muito bem conceituados. Assim, a legislação comercial não atendia apenas a uma classe específica (comerciantes) mas quaisquer cidadãos que viessem a praticar tais atos.

Entendendo a Teoria dos Atos de Comércio

A teoria doas atos e comércio é todo aquele ato que realiza ou facilita uma interposição na troca.

História da Teoria dos Atos de Comércio

Fase dos Estados Nacionais (subjetiva) (sec. XVI – XVIII) – Foi nesta fase que explodiu o mercantilismo (seu ápice) em especial na Inglaterra, França, Holanda. Existia a pretensão dos Estados e matuar/intervir nas atividades mercantis. A jurisdição mercantil passou a ser do Estado, que depois veio a fase Napoleonica objetiva – também conhecida como Teoria dos Atos de Comércio .

Criador da Teoria dos Atos de Comércio – Alfredo Rocco

Foi professor de Direito Comercial na Universidade de Urbino (1899-1902) e em Macerata (1902-1905), depois professor de Processo Civil em Parma, de Direito Empresarial em Pádua e, posteriormente, de Legislação Econômica na Universidade La Sapienza. de Roma, da qual foi reitor de 1932 a 1935.

Vídeo sobre o criador da Teoria dos Atos de Comércio:

Consequências – Teoria dos Atos de Comércio

A teoria dos atos de comércio caiu em descrédito, em razão da dificuldade de separação do que se enquadraria como ato comercial e sua diferenciação para mero ato civil. Necessitou-se criar critérios científicos para a caracterização da matéria comercial, que atendessem ao estado de desenvolvimento econômico atual.

Regra – Teoria dos Atos de Comércio

Alfredo Rocco definiu-os como sendo “todo aquele ato que realiza ou facilita uma interposição na troca”.

Teoria dos Atos de Comércio no Cotidiano

A teoria é usada em nosso dia a dia em diferentes lugares como, farmácia, posto de combustível, comércio de cereais, vendedores ambulantes para realizar trocas de mercadorias por dinheiro.

2 Filmes sobre a Teoria dos Atos de Comércio

O Homem que Mudou o Jogo (2012)

Sinopse do filme – O Homem que Mudou o Jogo (2012)

Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

O dinheiro nunca dorme (2010)

Sinopse do filme – O dinheiro nunca dorme (2010)

Após cumprir pena por fraudes financeiras, Gordon Gekko (Michael Douglas) deixa a prisão. Impossibilitado de operar no mercado financeiro, ele dedica seu tempo a realizar palestras e a escrever um livro, onde critica o comportamento de risco dos mercados. Um dia, após uma das palestras, ele é abordado por Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista do mercado de Wall Street. Ele vive com Winnie (Carey Mulligan), filha de Gekko que não fala mais com ele, e usa esta proximidade para conseguir sua atenção. Jacob quer conselhos sobre como agir com Bretton James (James Brolin), um grande investidor que fez com que seu mentor, Lewis Zabel (Frank Langella), tivesse que vender sua tradicional empresa por uma ninharia. Gekko decide ajudá-lo, pedindo em troca que Jacob o ajude a se reaproximar de Winnie.

Teoria dos Atos de Comércio em sala de aula

Em sala de aula podem ser desenvolvidas diversas atividades para ensinar os alunos sobre a teoria, como: realizar atividades ondes os alunos vão praticar em sala de aula os atos do comércio, fazer questões sobre a teoria, brincadeiras.

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria dos Atos de Comércio

Vídeo 1 sobre a Teoria dos Atos de Comércio

Vídeo 2 sobre a Teoria dos Atos de Comércio

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria dos Atos de Comércio, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria dos Atos de Comércio, se você gostou compartilhe.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.