Teoria e Prática da Educação

0
568

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria e Prática da Educação”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria e Prática da Educação

A Teoria e Prática da Educação tem como missão ajudar os professores e colaboradores da educação a seguir um modelo de ensinar, podendo expandir de maneira que torne-se contagiante.

Entendendo a Teoria e Prática da Educação

Para compreendermos como acontece a aprendizagem é preciso direcionar a ação educativa na direção de conhecimentos teóricos aprofundados. Para isso é necessário haver estudos teóricos que possam direcionar o professor ao conhecimento dos mecanismos de aprendizagem.

História da Teoria e Prática da Educação

A educação passa por grandes transformações em sua metodologia e também na forma de transmissão e assimilação de conhecimento. Nas sociedades tribais, a educação era difusa, ou seja, transmitida de pai para filho através da prática e da vivência diárias. Na Antiguidade Oriental, a educação passa a ser tradicionalista, e o ensino privilégio de uma pequena elite, ficando a grande massa excluída e restrita à educação familiar informal. Já a educação grega, buscava a formação integral, corpo-espírito e o debate intelectual. Na Grécia nascem a Filosofia, da Grécia vêm os sofistas, o diálogo socrático, a utopia de Platão e a pedagogia aristotélica, que, embora apresentasse algumas semelhanças com a grega, ao contrário desta, era mais literária do que filosófica.

Criador da Teoria e Prática da Educação – Sócrates

Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.

Vídeo sobre o criador da Teoria e Prática da Educação:

Consequências – Teoria e Prática da Educação

Muitas vezes o professor não é capaz de descrever com exatidão a teoria que o orienta, todavia, as suas ações podem mostrar evidenciar essa teoria. Já que, seu conceito de aprendizagem e seu posicionamento teórico estão presentes na forma como ele traça os objetivos e as técnicas que irá utilizar na sua ação didática.

Você sabe como se dá a construção da moral durante o desenvolvimento infantil?

Entenda os motivos para trabalhar educação sexual na escola!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Teoria e Prática da Educação no Cotidiano

A Teoria é utilizada em dias atuais com bestante frequência, para o uso de diversos instrumentos em sala de aula, para explicarmos melhor, sem a teoria da educação o professor e pessoas que trabalham na escola não teriam um caminho a seguir se tornando bem mais difícil, o ensino.

2 Filmes sobre a Teoria e Prática da Educação

Pro dia nascer feliz (2006)

Sinopse do filme – Pro dia nascer feliz (2006)

As situações que o adolescente brasileiro enfrenta no precário sistema de educação público do país, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de locais dos mais variados tipos de três estados diferentes, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.

Além da sala de aula (2011)

Sinopse do filme – Além da sala de aula (2011)

Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.

Experiencia sobre Teoria e Prática da Educação – Pratica Pedagógica

A prática pedagógica é uma prática social, uma prática política, pois não se pode conceber a educação sem um vínculo sócio histórico. Segundo Aranha (1996), a educação não pode ser compreendida fora de um contexto histórico-social concreto, sendo a prática social o ponto de partida e o ponto de chegada da ação pedagógica.

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria e Prática da Educação

Vídeo 1 sobre a Teoria e Prática da Educação

Vídeo 2 sobre a Teoria e Prática da Educação

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria e Prática da Educação, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria e Prática da Educação, se você gostou compartilhe.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.