Teoria Humanista

0

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria Humanista”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria Humanista

É a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.

Entendendo a Teoria Humanista

Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e acadêmicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo. Geralmente são humanistas os deístas, panteístas, agnósticos, ignósticos ou ainda ateus.

História da Teoria Humanista

Desde o século XIX, o humanismo tem sido erroneamente associado ao anticlericalismo, onde na verdade se associa ao antropocentrismo renascentista e o laicismo dos filósofos iluministas. O termo abrange diversos tipos de pensadores não teístas, o humanismo secular e uma das posturas de vida humanista.

Criador da Teoria Humanista – Edmund Husserl

Foi um matemático e filósofo alemão que estabeleceu a escola da fenomenologia. Ele rompeu com a orientação positivista da ciência e da filosofia de sua época. Elaborou críticas do historicismo e do psicologismo na lógica. Não se limitando ao empirismo, mas acreditando que a experiência é a fonte de todo o conhecimento, ele trabalhou em um método de redução fenomenológica pelo qual um assunto pode vir a conhecer diretamente uma essência.

Vídeo sobre o criador da Teoria Humanista:

Consequências – Teoria Humanista

A maior consequência dessa teoria é a da experiência consciente, a crença na integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano, no livre arbítrio, espontaneidade e poder criativo do indivíduo.

Regra – Teoria Humanista

O Humanismo não aceita a idéia do ser humano como máquina ou animal, sujeitos aos processos de condicionamento. Já em relação à Psicanálise, a reação foi à ênfase dada no inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados, nas neuroses, psicoses e na divisão do seu humano em compartimentos.

Teoria Humanista no Cotidiano

No dia a dia deve ser exposta à temporalidade, deve ser fluída e não estática, permitindo que ao indivíduo a perspectiva de sua totalidade, desmistificando a idéia de uma realidade pura, confrontando-a com outras realidades.

2 Filmes sobre a Teoria Humanista

Gênio Indomável (1997)

Sinopse do filme – Gênio Indomável (1997)

Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

Identidade (2003)

Sinopse do filme – Identidade (2003)

Uma violenta tempestade faz com que um grupo de pessoas busque abrigo em um motel desolado, gerenciado por um jovem bastante nervoso (John Hawkes). Entre eles estão um motorista de limusine (John Cusack), uma estrela da TV da década de 80 (Rebecca De Mornay), um policial (Ray Liotta) encarregado de escoltar um assassino (Jake Busey), um casal de recém-casados (Clea DuVall e William Lee Scott) e uma família em crise. De início todos se sentem aliviados por encontrarem um lugar para ficar em meio à tempestade, mas logo entram em pânico ao perceber que, um a um, todos estão sendo assassinados em nome de um misterioso segredo que une a presença de todos naquele lugar.

Experiencia sobre Teoria Humanista

Experiencia – Pirâmide de Maslow

Uma grande experiencia é a pirâmide de Maslow, que as necessidades seguem uma hierarquia, que vai das mais básicas às mais complexas. Essa pirâmide é composta por cinco níveis. Assim mostrada na teoria de Maslow.

  • Necessidades fisiológicas: comer, respirar, beber…
  • Necessidades de segurança: segurança física, emprego, renda…
  • Necessidade de filiação: casar, ser membro de uma comunidade…
  • Necessidade de reconhecimento: o respeito pelos outros, status, reputação…
  • Necessidade de auto-realização: desenvolvimento moral, espiritual, busca de um objetivo na vida

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria Humanista

Vídeo 1 sobre a teoria Humanista

Vídeo 2 sobre a teoria Humanista

https://www.youtube.com/channel/UC-7Un7ZJ9Z_ZOmTE_Vc0UwQ?v=vSsURC14cRI

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria Humanista, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria Humanista, se você gostou compartilhe.