Teoria Musical

0

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria Musical”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Então vamos começar:

Teoria Musical

É o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Uma definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.

A teoria musical é de grande relevância para a musica, fazendo com que pessoas podem conhecer partituras e aprender a tocar musicas, de maneira que possa der ideia de como funciona a teoria.

Vídeo sobre Teoria Musical:

Entendendo a Teoria Musical

Para entendermos melhor a teoria musical é que faz com que seja possível a cada dia que passa existirem mais pessoas entrando para o ramo musical, com ideias que ajudam a teoria da musica a se fortalecer a teoria musical.

História da Teoria Musical

A musica foi criada a mais de 3000 anos atrás, sendo usando neumas cheias de garranchos como alguns falam mais, em 19– Guido de Arezzo criou um sistema simples de interpretar as notas para que parassem de usar os garranchos, nomeando com silabas as notas.

De lá até os dias atuais sendo modificada, por alguns estudiosos para que seja melhor compreendida. Onde foi criada cifras e tablaturas.

Criador da Teoria Musical – Guido D’ Arezzo

Foi o criador da notação moderna, com a criação do tetragrama, encerrando com o uso de neumas na História da Música, e batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si (antes, ut, re, mi, fa, sol, la e san), baseando-se em um texto sagrado em latim do hino a São João Batista.

Vídeo sobre Guido D’ Arezzo:

Consequências – Teoria Musical

A teoria musical tem como consequência principal o ensinar a musica a quem não sabe, e aprimorar a quem já sabe um pouco do assunto. Algumas consequências da teoria musical:

  • Querer ser um músico melhor.
  • Entender o que está fazendo quando toca.
  • Aprender a ler partituras.
  • Conseguir ler cifras e partitura ao mesmo tempo.

Filme sobre a Teoria Musical –  O Violino Vermelho (1998)

O filme foi inspirado em um violino Stradivarius, The Red Mendelssohn (1720), que atualmente é tocado por Elizabeth Pitcairn, cujo avô o comprou para seu aniversário de 16 anos por $1,7 milhões em um leilão na Christie’s de Londres.

Sinopse do filme – O Violino Vermelho (1998)

No século XVIII, artesão italiano constrói um violino perfeito, no intuito de homenagear sua esposa, que está prestes a ter um filho. Mas uma tragédia ocorre e a esposa e o filho morrem no parto. O violino construído e, ao longo dos 300 anos seguintes, passa de mão em mão por diversos continentes, sempre produzindo belos sons e acompanhado por uma misteriosa sina.

Trailer sobre o filme O Violino Vermelho (1998):

Trabalhando em sala de aula a Teoria Musical

O professor deve utilizar como metodologia atividades que favoreçam esse processo. Tais como, trazer para sala de aula interpretações de musicas já existentes, para que os alunos possam vivenciar o processo de expressão individual e grupal, não se esquecendo de fazer conexões com a localidade e a identidade cultural dos alunos, permitindo-lhes também improvisar, compor, observar e analisar suas estratégias e de seus colegas nas atividades de produção.

Atividades a realizar em sala de aula:

  • Questões sobre a historia da musica.
  • Brincadeira sobre a Teoria.
  • Entender como a musica surgiu.

Objetivo da Teoria Musical em sala de aula

Os objetivos da musica são abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através dela, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos. O principal é a comunicação e a expressão pela música que se dão através da interpretação, improvisação e composição.

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria Musical, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria Musical, se você gostou compartilhe.