Vamos conhecer alguns Textos curtos para alfabetização e letramento? O letramento é confundido com alfabetização, mas não são a mesma coisa, cada um tem técnicas diferentes para chegar a um resultado de ensino diferente. Entender letramento como alfabetização seria reduzir em muito o significado do letramento. Alfabetizar é aprender os signos básicos da língua para que seja possível fazer uma leitura e escrita.

oip-4-5459058-9524916
Textos curtos para alfabetização e letramento

O foco do letramento é fazer com que este aluno alfabetizado tenha capacidade de fazer um uso social desse domínio. É uma alfabetização dentro da alfabetização. É fazer algo simples com maestria e formar seu caráter social da linguagem, por meio das práticas sociais do indivíduo. Saber escrever o próprio nome e saber o alfabeto não bastam para se dizer que a alfabetização foi concluída. O letramento é um processo contínuo na formação da competência linguística de uma pessoa.

A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usá-lo para se comunicar com a sociedade.Através da alfabetização, o sujeito será capaz de codificar e decodificar uma língua, aprendendo a ler e escrever. Esse processo também habilita o sujeito a desenvolver diversos métodos de aprendizado da língua.

O que é o processo de letramento?

Enquanto a alfabetização desenvolve a aquisição da leitura e da escrita, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever.

O letramento é o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.

Textos para alfabetização

Alguns textos são clássicos dentro das escolinhas e creches, mas você sabia que na hora da alfabetização das crianças esses textos são extremamente eficazes e eficientes? confira abaixo alguns exemplos deles.

Hora da história

“Heloísa é a professora de uma turma de crianças de 6 anos. Ela adora contar histórias para seus alunos, no final do horário, as crianças sentam-se no chão de frente para a professora, ficam quietinhas e curiosas, aguardam.

Textos curtos para alfabetização e letramento
Textos curtos para alfabetização e letramento

A professora começa a história dizendo:

– A história de hoje é “A hiena teimosinha”

A professora conta a história, mostra as gravuras do livro e faz perguntas, Hélio diz.

– Que história legal, professora conta outra.
Heloísa responde.

– Hoje não há mais tempo, amanhã vocês conhecerão a história do “hipopótamo comilão”, combinado?”

A margarida branca

Margaridinha Branca dormia na sua casa, embaixo da terra. Um dia, bateram à sua porta.

– Toc… toc…toc… Margarida, sou a Chuva! Quero entrar na sua casa!
– Não, não, Dona Chuva. Vou ficar toda molhada;
A Chuva foi-se embora. A Margaridinha continuou dormindo. Passou o tempo. Bateram outra vez à sua porta.

Textos curtos para alfabetização e letramento

– Chu… Chu…chu… Margarida, sou o Vento! Quero entrar na sua casa!
– Não, não Senhor Vento. Vou ficar despenteada!
O Vento foi-se embora. A margaridinha continuou dormindo até ouvir outro barulho.

– Flap… flap…flap.. Margarida, sou o Sol! Quero entrar na sua casa.
– Não, não, Senhor Sol. Vou ficar toda queimada.
O Sol foi-se embora. A Margaridinha continuou o seu sono.
Mas, um dia, ela escutou três vozes alegres.

– Toc…toc..chu..chu..flap..flap..Margarida somos a Chuva, o Vento e o Sol! Viemos buscar você para ver a primavera!.

A Chuva pegou a mão direita da Margaridinha, o Sol pegou a mão esquerda, o Vento soprou de mansinho e… Ó maravilha! Margaridinha estava num jardim cheio de flores. As crianças e os pássaros cantavam:
“ A primavera chegou… A primavera chegou..”

Esperamos que você tenha tirado algumas das suas dúvidas, agora começa a pôr em prática tudo que aprendeu neste artigo e não deixe de estar sempre procurando mais conteúdo.

Textos curtos para alfabetização e letramento e muito mais!

Se você gostou de conhecer alguns Textos curtos para alfabetização e letramento e quer continuar aprendendo sobre temas diversos, aproveite para ler nossos artigos.