Tipos de aranhas venenosas

0
904
Tipos de aranhas venenosas 6

Você já parou para pensar nos tipos de aranhas que tem pro aí?

Elas não são insetos, são animais invertebrados pertencentes ao filo antropoda com quase 30 mil espécies, estamos falando das aranhas. Vamos conhecer os 5 tipos de aranhas mais venenosas do mundo?

Tipos de aranhas

As aranhas podem variar bastante, tanto em tamanho, quanto em características. É muito interessante a estrutura física da aranha e apesar de diferenças de tamanho, a estrutura física será sempre a mesma.

Definição dos tipos de aranhas

A constituição física da aranha é a seguinte: quatro pares de patas, um par de pedipaldos, quelíceras e fiandeiras, além do cefalotórax e do abdômen.

O cefalotórax é chamado assim por que a cabeça e o cérebro das aranhas são fundidos em seu tórax.

Os pedipaldos têm a função de manipular os alimentos, além de atuarem como órgãos gustativos. Os pedipaldos localizam-se ligados ao cefalotórax.

As quelíceras são estruturas afiadas, é através dela que a aranha injeta o seu veneno, e também ficam fixados no cefalotórax.

Já as fiandeiras estão localizadas na parte fina e posterior do abdômen e sua principal função é a confecção de teias.

As aranhas utilizam as teias para muitos fins: formar casulo para seus ovos, armazenar alimentos ou capturar suas presas.

Uma curiosidade é que na mitologia a imagem da aranha é associada a paciência, crueldade e criatividade.

O veneno das aranhas tem sido utilizado na produção e fabricação de pesticidas naturais, pois nem todo veneno de aranha causa danos aos humanos.

Outro uso dado para as teias das aranhas é a aplicação em nanotecnologia e na engenharia de materias. Vamos, então, as 5 aranhas mais venosas do mundo.

Tipos de aranhas venenosas

Confira agora estes diferentes tipos de aranhas venenosas:

Tipos de aranhas: aranha de costas vermelhas

Latrodectus hasseltti ou apenas aranha de costas vermelhas, é peçonhenta, venenosa e nativa da Austrália.

Apesar de ser encontrada apenas na Austrália a aranha de costas vermelhas tem se espalhado para outras regiões devido ao comércio e a exportação.

Medindo apenas 1 cm as aranhas de costas vermelhas são parentes da viúva negra, espécie conhecida por praticar canibalismo sexual.

O canibalismo sexual é quando após o acasalamento a fêmea mata o macho. Essa prática tem a função de fornecer alimento à aranha.

O veneno da aranha de costas vermelha é uma neurotoxina, perigosa para os humanos e bastante dolorida.

Depois de muitos acidentes que resultaram em morte, hoje é possível encontrar o antídoto facilmente.

Tipos de aranhas: viúva negra

A aranha viúva negra é bastante comum e popular na américa. A fêmea possui coloração negra e brilhante com uma larga mancha vermelha no abdômen.

Com cerca de um centímetro de comprimento, as viúvas negras também praticam canibalismo sexual.

Seu habitat natural é, atualmente, regiões próximas ao mar. No Brasil podem ser encontradas em torno da Baia de Guanabara.

A viúva negra está entre as mais venenosas do mundo, após a picada, em 60 minutos, o veneno desperta sintomas como: sudorese, dor na picada, no abdômen e choques.

Tipos de aranhas: aranha teia de funil

 

Atrax robustus, descoberta em 1892, habitante da Austrália, é a aranha teia de funil  considerada extremamente letal ao ser humano.

Listada como uma  das aranhas mais perigosas do mundo, apresenta cerca de 1,5 cm de quelíceras. Provocando uma picada aguda e dolorida.

Possui também longas fiandeiras e constroem suas teias em formato de funil, usando a parte mais fina para se esconder dos predadores.

A aranha teia de funil constrói suas teias, geralmente, em local escuro ou em jardins. É mais comum encontrar o macho dessa espécie quando saem em busca de parceiras.

Por sorte, as fêmeas da aranha teia de funil, costumam ficar sempre em seus esconderijos, visto que o veneno da fêmea é 6 vezes mais letal do que o do macho.

A picada da aranha teia de funil consiste em dor local, taquicardia, hipertensão, hipersalivação e lacrimejamento.

Além disso as fêmeas tornam-se alimentos para os filhotes e os cachorros são imunes ao seu veneno.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Tipos de aranhas: aranha do deserto

Pequenina e mortal a aranha da areia não constrói teias, ao invés disso, se camufla, escondendo-se sob a areia.

Possui em toda sua extensão pelos microscópicos que aderem a areia garantindo uma camuflagem excelente.

Possui uma expectativa de vida de até quinze anos, e pode ficar até um ano sem alimento ou água. É considerada um fóssil vivo.

Estima-se que a aranha da areia existe desde muito tempo, antes mesmo da divisão continental entre américa do sul e áfrica.

A picada ada aranha da areia é dolorosa e leta. Causando a morte dos tecidos, começa então a aparecer lesões.

Dessa forma, conforme o veneno se espalha na corrente sanguínea, os vasos se rompem causando a falência dos órgãos.

Felizmente só há registros de uma única morte, até hoje, causada pela aranha da areia.

Tipos de aranhas: aranha armadeira

Tão famosa quanto venenosa a aranha armadeira é registrada no guiness book como a mais venenosa do mundo.

Facilmente encontrada no Brasil, a aranha armadeira possui cerca de dezessete centímetros. Devido as coloração leva os nomes: aranha-macaco.

O nome armadeira no entanto vem da posição do seu ataque, ao sentir-se ameaçada a aranha armadeira ergue as patas dianteiras como se armasse um bote.

As aranhas armadeiras são altamente agressivas e peçonhentas e entram facilmente em habitações humanas em busca de alimento, parceiros ou abrigos.

Os locais preferidos para se esconder é dentro de roupas e sapatos. Já seu veneno é uma neurotoxina composta por inúmeros elementos.

Dentre a composição do veneno da aranha armadeira encontra-se: polipeptídeos (proteínas e aminoácidos), histamina (vasodilatador), serotonina (calmante).

A ação conjunta deste elementos causa uma despolarização nervosa, ativação do sistema gástrico e estiramento do músculo cardíaco.

Apesar de tudo o soro tem resultado numa grande reversão dos casos, com evidente sucesso.

Acompanhe mais sobre os tipos de aranhas no vídeo abaixo:

Atividades sobre os Tipos de aranhas

Duas ideias de atividades para trabalhar com seus alunos:

Atividade 1 sobre os tipos de aranha: Captar aranhas como material de estudo

1º Momento: O professor orienta as crianças para pesquisar tipos de aranhas mais comum ao nosso meio ambiente urbano. A investigação das crianças deve ter apoio dos pais e professores para capturar aranhas domésticas e coloca-las em vidros fechados. Na escola, o professor e outros adultos devem ajudar nessa captura e não encorajar que as crianças façam isso sem acompanhamento.

Para capturar as aranhas é preciso fazer uma orientação aos pais, conforme a abaixo:

Captura de aranhas:   Para a captura de aranhas, usa-se um frasco de boca larga que é  colocado sobre a aranha com precaução,  de modo que,  ela não pule na  mão e com cuidado para não esmaga-la na beirada do frasco. Depois é colocado um papel em baixo, de preferência grosso, como mostra a figura, em seguida  vira o frasco tampado para cima e com o cuidado, visto que,  quando as  aranhas são muito rápidas, há o perigo delas subirem para a boca do frasco, fugindo ou causando algum acidente.  Para que não ocorra nenhum acidente, deve-se sempre deixar pessoas experientes ou profissionais para a coleta de aranhas,.

ATIVIDADE 2 sobre os tipos de aranha:  Descobrir as características das aranhas

1º momento: O professor orienta os alunos para estudar as características das aranhas encontradas, organizados em grupos de quatro componentes, os alunos observam as aranhas nos vidros, podem fotografa-las; desenhá-las e registrar as características, que podem ser vistas a olho nu.

2º momento: os alunos confrontam as características das diferentes aranhas, dizem em voz alta o que há em comum entre elas e o que se  diferencia. O professor ensina os alunos a fazer a separação das aranhas pelas diferenças e reagrupa-las pela semelhança a partir dessa atividade o professor oferece  textos para o reconhecimento das aranhas pelo nome popular.

3º momento: O professor providenciar uma cartolina e figuras de aranhas para a construção de um painel com imagens desse animal.

Fim do texto sobre Tipos de Aranhas Venenosas

Bom, chegamos ao fim de mais um post.

Espero que tenha gostado do material e vejam também outros posts de variedades, como o nosso último post falando sobre animais fofos.

10 Animais Fofos

Até a próxima! o/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.