Tipos de leitura: Fique por Dentro!

0

O nosso tema de hoje é tipos de leitura.  Isso mesmo, você sabia que existem diferentes tipos de leitura?  

Muitas pessoas não sabem disso mas não há uma única forma de ler, inclusive algumas formas de leitura podem ser muito úteis para estudar ou apenas ter conhecimento de um conteúdo extenso sem ter que lê-lo por completo.

Mas, se você não conhece os diferentes tipos de leitura e acha que  só existe uma única forma de ler, afinal leitura é leitura, fique com a gente porque hoje você vai se surpreender ao ver que não é bem assim! 

Vamos lá?

Tipos de leitura: entenda melhor

Os benefícios da leitura são vários, a prática de ler faz com que aumentamos o nosso conhecimento,  permite ampliar os horizontes mentais, nos coloca em contato com outras culturas além de nos permitir viajar por mundos incríveis sem que tenhamos que sair de casa.

Tipos de leitura
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

De fato ler nos permite conhecer o mundo todo e ser  parte da história muito divertidas ou até mesmo trágicas,  mas há muitas coisas que precisamos ler além de boas histórias, por exemplo,  você já não teve que ler aquele texto enorme de uma disciplina na faculdade ou até mesmo a bula do seu remédio?

Todos esses conteúdos são leituras, mas para a maioria das pessoas eles podem não ser tão interessantes assim e alguns são até mesmo difícil de compreender.

E assim como há grande variedade de textos,  diferentes há diferentes tipos de leitura. Isso porque a leitura não é uma prática homogênea, ela é diversa e está relacionada Principalmente ao tipo de texto com o qual o leitor vai se deparar.

Vamos se entender melhor tudo isso a seguir conhecendo os tipos de leitura. Acompanhe. 

1. Tipos de leitura – Leitura literal

O primeiro tipo de leitura sobre como vamos falar a leitura literal. É só uma forma de leitura muito comum em que a maioria das pessoas fazem seu dia a dia sem  perceber .

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

A leitura literal é aquela feita como diz o ditado “ a ferro e fogo”  e “ ao pé da letra”. Isso quer dizer que o texto é lido sem fazer nenhum comentário ou até mesmo nenhum acréscimo sobre seu conteúdo.

Como se divide a leitura literal em tipos de leitura?

A leitura literal se dividem em dois tipos: leitura literal primaria, que enfatiza a leitura dos dados de maneira explícita; e a leitura literal em profundidade, que enfatiza na compreensão daquilo que se lê.

Como posso incentivar as crianças a praticarem mais o hábito de ler em seus diferentes tipos de leitura?

A melhor forma de incentivar os pequenos até em contato com os livros desde a infância e através de atividades lúdicas.  Contar histórias, teatro de fantoche e outras brincadeiras podem ser a melhor maneira de atrair as crianças para o universo da leitura. 

E se você está sem ideia sabe o que fazer não uma olhada no nosso texto sobre a brincadeira para a incentivar a leitura criando um cenário.

2. Tipos de leitura – Leitura mecânica

Essa é outra forma de leitura que a maioria das pessoas faz no seu dia a dia e também não se dá conta.  Inclusive muitos alunos também fazem a leitura mecânica na escola ou faculdade sem perceber. 

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Nesse tipo de leitura a uma interpretação dos signos escritos, mas não é uma real compreensão de tudo aquilo que se lê,  e o interesse do leitor fica apenas por conta daquele trecho do texto que o chamam atenção.

Como ocorre a compreensão do texto lido em tipos de leitura leitura mecânica?

Não há uma compreensão de todo o texto mas somente dos pontos  em que a atenção do leitor foi despertada e leu aquele trecho trecho buscando compreendê-lo,  diferente do que fez com o conteúdo restante do texto.

Onde podem ocorrer leituras mecânicas em tipos de leitura?

Essa forma de leitura acaba ocorrendo sempre que alguém tem que ler um texto que não lhe interesse de verdade, pode ocorrer na escola ou na faculdade, quando o professor pede para os alunos lerem um texto no qual eles não têm nenhum interesse  real em conhecer o seu conteúdo. E até mesmo em ocasiões religiosas onde a pessoa acaba fazendo a leitura de trecho da bíblia por obrigação de forma mecânica, mas sem prestar atenção no que realmente está lendo. 

3. Tipos de Leitura –  leitura rápida

Essa é uma forma de leitura muito utilizada por estudantes ou professores que estão procurando textos para ler, mas querem decidir de antemão se  o conteúdo daquele texto realmente vale a pena uma leitura mais profunda.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Nessa forma de leitura a pessoa passa os olhos sobre o texto e vai ter uma noção rápida de seu conteúdo mas tem que se aprofundar vou parar demoradamente em um trecho.

Onde é mais comum de acontecer a leitura rápida em tipos de leitura?

Essa leitura acontece sempre que estamos querendo compreender o conteúdo de um texto sem ler em  profundidade.  

Quais as ocasiões em que a leitura rápida costuma ser usada?

É normalmente estudada por estudantes que querem definir o conteúdo de um livro ou até mesmo quando estamos vendo o jornal e escolhendo Quais matérias ou qualquer outra coisa naquele exemplar nos chama atenção para que então empreendamos uma leitura mais minuciosa.

4. Tipos de leitura – leitura reflexiva

A leitura reflexiva entre os tipos de leitura é a mais aprofundada que qualquer pessoa pode fazer.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Esse tipo de leitura buscar um texto em sua completa a profundidade para conhecer o seu total significado e compreendê-lo até mesmo nas entre minhas.

Onde a leitura reflexiva costuma ser mais utilizada entre os diferentes tipos de leitura?

A  leitura reflexiva é empreendida sempre que uma pessoa quer literalmente mergulhar dentro de um texto e pode ser feita em ocasiões de estudo,  quando queremos compreender um assunto em profundidade ou até mesmo com aquele nosso livro preferido.

Por que as pessoas não fazem mais leitura reflexiva do que o outro tipo de leitura?

Por várias razões, mas a principal delas é que esse tipo de leitura exige  muita dedicação e um tempo significativo de caderno do tamanho do texto, Dificilmente uma pessoa vai conseguir fazer uma leitura reflexiva de tudo aquilo que o em seu dia a dia, principalmente com essa pessoa só um estudante ou um professor.

E dificilmente alguém também vai querer fazer uma leitura reflexiva de um texto que não lhe desperta interesse.

Tipos de leitura: dicas finais

Além dos tipos de leitura que mencionamos acima, a  leitura silenciosa que aquela que fazemos para nós mesmos e Normalmente também é muito usado em nosso dia a dia.

Também a leitura em voz alta que aquela que nós preferimos quando estamos em uma ocasião onde temos que ler  um texto em público, por exemplo, ao fazer uma leitura para classe na escola.

Viu só como existem diferentes tipos de leitura e eles não são todos iguais? Não se esqueça de praticar a leitura!

Essas foram as nossas dicas de hoje,  até a próxima. 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.