Titãs da Mitologia Grega

0

Você conhece os Titãs?

Neste post,  inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Titãs da Mitologia Grega. Abaixo estarão descritas as lendas, nomes, domínios e as principais características dessas entidades, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Titãs da Mitologia Grega

A mitologia Grega é repleta de seres fantásticos e criaturas mitológicas. Seu repertório abrange desde deuses que se relacionavam com mortais, passando por heróis que lutavam contra monstros e indo até os tiãs, criaturas primordiais que acompanharam o início dos tempos. Neste post focaremos nos titãs.

Titãs-da-mitologia-grega

Os titãs, assim como os deuses, tinham domínios específicos sobre o mundo e se relacionavam entre si e com outras entidades para gerar novos seres. Seus filhos eram, normalmente, outros titãs, ou, no caso dos filhos de Cronos e Réia, alguns dos deuses do Olimpo tais quais os conhecemos hoje. Primordialmente existiam 12 titãs. Você encontrará todos eles listados abaixo com suas principais características e lendas.

Cronos

Cronos é o titã do tempo. Ele é considerado o rei dos titãs e, mitologicamente, é pai de boa parte dos deuses do Olimpo.

Lenda

Diz a lenda que Cronos invejava o poder de seu pai Urano. A pedido de sua mãe e com o objetivo de conseguir esse poder, ele castrou o pai com sua foice e jogou seus testículos no mar, tornando-se o novo governante do universo. Do sangue de Urano surgiram os gigantes e da espuma do mar que seus testículos geraram surgiu Afrodite, a mais antiga deusa do Olimpo.

Parentesco

Filho de Urano e Gaia e casado com Reia. Pai de Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.

Oceano

Filho primogênito de Urano e Reia, Oceano era considerado o titã das águas correntes, fluxos, refluxos e todas as massas líquidas e fontes de água doce do mundo.

Lenda

Diz a lenda que Oceano era o grande rio cósmico que rodeava o mundo.

Parentesco

Filho de Urano e Gaia e casado com Tétis. Pai de mais de 6 mil filhos e filhas.

Ceos

É o titã da inteligência e do conhecimento, sendo altamente importante pelos seus descendentes: Astéria (deusa estelar) e Leto (deusa do anoitecer). Era conhecido com Senhor do Norte.

Lenda

Diz a lenda que Ceos estava relacionado ao eixo celestial em torno do qual as constelações giravam e aos oráculos celestiais.

Parentesco

Filho de Urano e Gaia e casado com Febe. Pai de Astéria e Leto.

Crio

Crio era o titã do universo, das constelações e do cosmo. Era conhecido com Senhor do Sul.

Lenda

Diz a lenda que Crio tomou o partido de Cronos durante a guerra entre deuses e titãs e após a derrota dos titãs ele foi atirado ao Tártaro.

Parentesco

Filho de Urano e Gaia e casado com Euríbia. Pai de Palas, Astreu e Perses.

Hipérion

Também chamado de Hiperião, esse titã está relacionado à luz e ao fogo astral. Era conhecido como Senhor do Leste.

Lenda

Diz a lenda que Hipérion foi o primeiro a estudar o movimento do sol, da lua e dos astros em geral. Por esse motivo ele ficou conhecido também como o pai dos astros.

Parentesco

Filho de Urano e Gaia e casado com Téia. Pai de Eos, Hélio e Selene.

Jápeto

Também conhecido como “O Perfurador”, o titã Jápeto está relacionado ao tempo de vida e de mortalidade, em especial à morte violenta. Era conhecido como Senhor do Oeste.

Lenda

Diz a lenda que, assim como Crio, tomou partido de Cronos e se tornou prisioneiro no Tártaro após a guerra. Seus descendentes são bastante conhecidos, tal como Atlas (titã obrigado a sustentar o céu por toda a eternidade em seus ombros) e Prometeu (titã responsável por roubar o fogo e dá-lo aos mortais).

Parentesco

Filho de Urano e Gaia e casado com Clímene. Pai de Atlas, Prometeu, Epimeteu e Menoécio.

Tétis

É a titânide do mar e personifica a fecundidade da água.

Lenda

Diz a lenda que Tétis foi responsável por cuidar de Hera durante a luta entre os titãs e os deuses. Os mitos contam que ela passeava pelo mundo numa concha de marfim puxada por cavalos brancos.

Parentesco

Filha de Urano e Gaia e casada com Oceano. Mãe de mais de 6 mil filhos e filhas.

Febe

Conhecida como a mais bela das titânides, Febe era casada com Ceos. Ela é a deusa da lua e está diretamente relacionada às noites de lua cheia.

Lenda

Diz a lenda que Febe era uma antiga deusa da profecia e foi uma das primeiras a presidir o oráculo de Delfos, junto com sua mãe Gaia e irmã Têmis. Por esse motivo também era conhecida como a deusa dos mistérios e segredos.

Parentesco

Filha de Urano e Gaia e casada com Ceos. Mãe de Leto e Astéria.

Têmis

Têmis é considerada a encarnação da justiça, das leis e das normas. Ela é comumente representada com uma balança ou uma cornucópia, mas nunca com uma espada.

Lenda

Diz a lenda que ela foi entregue a Nix, por sua mãe Gaia, com o objetivo de protegê-la. Porém, Nix acaba por entregá-la às moiras (Cloto, Laquésis e Átropos).

Parentesco

Filha de Urano e Gaia e casada com Zeus.

Téia

Téia é considerada a titânide da luz e da visão.

Lenda

Diz a lenda que foi ela quem concedeu luminosidade às pedras preciosas e as divindades siderais Hélio (deus do sol), Seles (deusa da lua) e Eos (deusa do amanhecer), seus filhos.

Parentesco

Filha de Urano e Gaia e casada com Hipérion. Mãe de Hélio, Selene e Eos.

Mnemósine

É a titânide da memória e mãe das 9 musas da mitologia grega: Calíope, Clio, Erato, Euterpe, Melpîmene, Polímnia, Terpsícore, Tália e Urânia.

Lenda

Diz a lenda que ela preservava do esquecimento. Representava oposição ao rio Leto, um rio de onde as almas bebiam quando estavam prestes a reencarnar para que esquecessem sua existência.

Parentesco

Filha de Urano e Gaia e casada com Ceos. Mãe de Leto e Astéria.

Réia

Conhecida como Mãe dos Deuses e deusa da fertilidade, Reia é mãe de boa parte dos deuses do Olimpo.

Lenda

Diz a lenda que seu marido Cronos, por medo de ser destronado por seus filhos, os devorava assim que nascessem. Para conseguir salvar seu filho mais novo, Zeus, de ser devorado por Cronos, ela enganou o marido e escondeu seu filho numa caverna no Monte Ida em Creta. Quando Zeus cresceu ele forçou seu pai a vomitar seus irmãos e com a ajuda deles o derrotou.

Parentesco

Filha de Urano e Gaia e casada com Cronos. Mãe de Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.

Fim do artigo sobre os Titãs da Mitologia Grega

Bom, aqui termina a lista dos Titãs da Mitologia Grega. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses e entidades mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve aqui no blog!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.