Tobdaé – Conhecendo uma nova forma de Jogar Queimada?

O tobdaé é uma brincadeira indígena muito conhecida nos colégios Brasil a fora, muito praticada pelos estudantes de ensino fundamental e médio, mas com outro nome: queimada. Sim, as origens desta brincadeira-quase-esporte são indígenas, e sofreu tantas variações na queimada que hoje podem ser considerada duas brincadeiras diferentes, embora o objetivo continue sendo o mesmo. Veja como é o Tobdaé.

Veja este vídeo completo sobre o Escola Sem Partido e a realidade do professor. Vamos bater de frente nesta discussão e argumentar como professores, pois nós entendemos a realidade escolar!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e confira o material deste anunciante que está ajudando a manter o Demonstre:

Você já parou para pensar que uma dieta real faz a diferença? Estou fazendo e me sinto bem melhor!

dieta de 21 dias demonstre

O que me impressionou neste dieta foi esse teste que mede o grau de inflamação celular, muito interessante!

Link do quiz de inflamação celular: https://goo.gl/vCPzVJ

Você conhece Froebel? Neste vídeo apresento este teórico da educação infantil, responsável pela criação dos jardins de infância como conhecemos hoje, assim como do conceito do brinquedo pedagógico.

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Como preparar o Tobdaé?

Como dito antes, o Tobdaé é a origem da queimada. E como entre as tribos ainda não existiam bolas, o jogo era feito com petecas. E são com elas que você deve preparar toda a brincadeira.

tobdae

  • Público alvo: crianças, adolescentes e adultos que gostam de se divertir, e têm folego suficiente para correr ao longo da brincadeira.
  • Idade: crianças à partir de 10 anos de idade, e pessoas de idade mais avançada como adolescentes de 16 anos, e adultos de 20 anos.
  • Recursos: um local que permita maior movimentação entre todos os participantes da brincadeira, e uma peteca que pode ser feita a partir de materiais variados, servindo como uma bola.
  • Objetivo: a brincadeira é a habitual queimada. Mas ao invés de uma variedade de pessoas, ocorre apenas entre duas, com a intenção de queimar o adversário para eliminá-lo, além de desviar das petecas.

Passo a passo:

  1. A brincadeira é realizada em dupla e não mais do que isso.
  2. A intenção é que cada um dos jogadores tenha uma peteca em mãos para ter que atingir o adversário e no meio disso tentar desviar de todas as petecas que são jogadas diretamente nele.
  3. O jogador que for atingido será um eliminado da rodada, dando espaço para que outro jogador entre no jogo.
  4. Vence a dupla que eliminar todos os membros da equipe em sequência.

O tobdaé pode ser jogado em várias equipes, e até mesmo com várias petecas. E como o jogo aqui é muito mais dinâmico, ele pode render momentos intensos para os alunos. Não deixe de incluí-lo.

1 COMMENT

  1. Os índios possuem muitos jogos e brincadeiras indígenas e trazer isso para a infância dos nossos filhos é faz valorizar nossa cultura!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.