Trabalhando as relações de respeito

0

Trouxemos aqui Trabalhando as relações de respeito e outras Atividades sobre Bullying, como demonstração do que poderá ser feito.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre bullying que  com certeza farão que os envolvidos reflitam seus valores éticos e morais.

Trabalhando as relações de respeito

Atividades sobre bullying para imprimir e levar para sala de aula, podem mudar a vida de muitos alunos, pois hoje, existe milhares de crianças suicidas em sala de aula pois sofrem o bullying e os pedagogos podem fazer com que essa história podem mudar.

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

Nas atividades sobre o bullying é importante explicar, o que é bullying? Quais os tipos de bullying e suas consequências? Em que locais ocorrem o bullying? De que maneira ele é praticado? Contra que tipo de crianças e em que situações? Quais são as consequências do bullying em um ambiente escolar? Quais são as consequências possíveis os autores de bullying? Como denunciar o bullying e procurar ajuda contra este? Quais são as formas de prevenção contra o bullying?

Atividades sobre Bullying

O respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa e também ações especificas e condutas representativas daquela estima, é ter reverência. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre bullying que  com certeza farão que os envolvidos reflitam seus valores éticos e morais.

Trabalhando as relações de respeito – Atividades sobre Bullying

Esta atividade, tem como principal objetivo conhecer os significados da palavra respeito, participar de discussões sobre a temática do respeito e ler textos que abordem a temática.

Recursos para a atividade:

  1. Livro: Na minha escola todo mundo é igual  de Rossana Ramos.
  2. Quadro;
  3. Giz.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, inicie a aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo sobre o que acham que é respeito. De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo sejam confrontados com o que foi aprendido.
  2. Depois da apresentação das crianças  professor poderá apresentar o que os dicionários falam sobre o conceito de respeito e, diante dessas definições, promover uma discussão.
  3. Nesse momento o professor realiza a leitura para a turma do livro:  Na minha escola todo mundo é igual  de Rossana Ramos.
  4. Depois da leitura do livro o professor poderá promover uma discussão com o grupo sobre as questões abordadas pela autora, levando os alunos a refletirem se na escola deles existem situações semelhantes as que foram abordadas no livro.
  5. Por fim, o professor solicita um registro por escrito de cada criança sobre as situações apontadas durante a discussão.

Sobre o livro

Uma escola em que todos os alunos convivem em harmonia, procurando superar as diferenças e dificuldades, inclusive físicas, para que todos sejam, realmente, iguais. Rossana Ramos é doutoranda em Língua Portuguesa pela PUC/SP e diretora da Escola Viva, em Cotia, que tem como trabalho principal a inclusão e a solidariedade. Priscila Sanson, paranaense, trabalha há anos com ilustrações de livros infantis, tendo recebido diversos prêmios.

Fim da atividade Trabalhando as relações de respeito

Se você gostou da atividade, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Atividades sobre Bullying

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!